25 agosto 2011

Crato Perde a Vergonha na Cara ! - Por: Dihelson Mendonça


Pelo fato dos Cratenses e Cretinos nunca votarem em gente da terra, Crato é uma cidade hoje que praticamente não tem quem a defenda dos predadores de plantão, que não dormem no ponto. Crato parou por décadas, quando o sucesso lhe subiu à cabeça, se achando a Princesa do Cariri, vivendo de um passado de Glórias do tempo de Bárbara de Alencar, enquanto Juazeiro trabalhava, como a fábula da Formiga e da Cigarra. Não há história que mais descreva com perfeição a queda do Crato no cenário regional do que essa famosa fábula.

Os Cratenses, arrotaram muita pompa, se achando importantes, não cuidaram de preparar o seu futuro. A maioria passou décadas votando em políticos do Juazeiro e de outras cidades. Por piores que possam ser os políticos locais, é sempre melhor votar em gente da terra. Taí o que aconteceu...

Sempre que há uma disputa por um benefício regional hoje em dia, como tivemos recentemente com o SESI, com a Própria UFC, e agora com a sede da Universidade Federal do Cariri, Crato não tem quem defenda, mas Juazeiro tem todo um grupo coeso, inteiro, que mesmo quando brigam entre si nas campanhas, se unem para defender a sua cidade. Estão certíssimos os Juazeirenses. É assim que toda cidade politicamente organizada precisa ser. E o Crato, o que fez ? Nada! Achou que tudo de bom iria cair do céu de mão beijada durante as décadas de 70, 80... Os últimos grandes benefícios que o Crato teve foram ainda do tempo de Tasso Jerreissati, como a GRENDENE. Esse mesmo Tasso Jereissati que os próprios Cratenses ajudaram a não se eleger agora. Os Cratenses preferiram votar em 2 senadores que nunca trouxeram NADA... Nada mesmo para o Crato!

Hoje, se viesse a GRENDENE para o Cariri, pra onde vocês acham que ela iria se instalar ? No Crato certamente é que não iria. A própria DIOCESE já está aí com os boatos circulando, de que está de malas prontas para o Juazeiro, coisa que eles sempre quiseram tirar de nós.

Amigos, Eu falo a verdade, não preciso mentir: Nós temos um prefeito que batalha por essa cidade. Falo aqui sem qualquer demagogia. Falo isso porque trabalhei com ele por quase 2 anos, e via todo dia nas reuniões a tentativa de salvar o que ainda resta desse Crato. O prefeito Samuel Araripe é um homem muito preparado e bem-intencionado. Infelizmente, é apenas UM CIDADÃO DE BEM contra uma elite de políticos gananciosos de Juazeiro e do Governo do Estado que quer esmagá-lo e com isso, levando o Crato junto.

Como prova, aí estão inúmeras obras paradas na nossa cidade. E outras andando a passo de tartaruga, como a reforma do canal, que foi o prefeito Samuel Araripe que conseguiu a verba em Brasília em Março deste ano, e depois teve que repassar tudo que conseguiu, para seu adversário, que está aí a passo de LESMA, se arrastando com essa obra para que se chegue até um ano eleitoral. Que vergonha!

Crato hoje é uma cidade desprezada, mas não pelos políticos. É desprezada por sua própria gente Imbecil, que nunca soube votar direito, sempre colocando no poder, pessoas descompromissadas com nossa cidade.

Um sem-fim de órgãos já abandoraram o Crato porque foram levados para Juazeiro. É bom que se entenda que as coisas não acontecem por acaso. Não é porque Deus quer... seria muita ingenuidade, para não dizer BURRICE, achar que os fatos recentes do Crato são por obra e graça do Espírito Santo. Recentemente, descobrimos mais uma manobra do Governo do Estado que foi aqui denunciada, um grande centro que iriam construir em Juazeiro, aonde antes seria o Centro de Apoio aos Romeiros, e que iria levar os últimos órgãos do Crato. A denúncia foi feita a tempo pelo Secretário Nivaldo Soares, do meio-ambiente municipal, que denunciava manobra da Secretaria das Cidades do Governo do Estado, inclusive com documentação aqui publicada. A coisa reverberou na imprensa e a trama não se concretizou.

E a EXPOCRATO, que o governador prometeu 25 milhões e nunca saiu ? Vocês acham que vai sair enquanto Samuel for prefeito do Crato ? Acorda, Crato! Acordem, amigos, e percebam quem é que faz o bem a esta cidade e quem a cada dia, na calada da noite leva mais um pedacinho da nossa terra para outras cidades do Cariri.

Mas isso só serve de lição: Para que os Cratenses tomem vergonha na cara, e aprendam que não vale a pena votar nos Crápulas que hoje aí estão a levar as nossas riquezas. Será que o Crato um dia aprende ?

P.S - Para o bem da verdade, precisamos aqui ressaltar o trabalho de defêsa do Crato na Assembléia Legislativa do Estado feito pelo Deputado ELY AGUIAR também. Quem acompanha o Blog do Crato tem visto a luta do Ely, que fica lá como uma espécie de "Davi" na cova dos leões. Mas mesmo Ely precisa se engajar mais nas coisas da cidade. Por exemplo, Ely deveria cobrar da construtora que fez aquela desgraça de reforma na Praça Siqueira Campos para onde foram parar os Postes Ingleses que existiam ali, hein ? Levaram ? E o Relógio de Plástico que lá está e que nunca funcionou ?

Por: Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. ZUZA Comenta:

    "PARA VOCE TER UMA IDÉIA COMO NOSSA CIDADE É SORTUDA, ATÉ UM ENCONTRO NORDESTINO DA ACERT (ASSOCIAÇÃO CEARENSE DE RÁDIO E TELEVISÃO)QUE SERIA REALIZADO EM CRATO EM COMEMORAÇÃO AOS 60 ANOS DA NOSSA QUERIDA RÁDIO ARARIPE,ENTIDADE ESTA QUE TEM COMO PRESIDENTE O SR. EDILMAR NORÕES, VAI SER REALIZADO PRÁ BAIXA DA ÉGUA PRO LADO DA CIDADE DO CEDRO, ATÉ ISSO !
    DIA 28 DESTE, É O ANIVERSÁRIO DA RÁDIO ARARIPE, SÍMBOLO DE EXPRESSÃO EM DEFESA DE NOSSA CIDADE, AINDA É UM POUCO DO QUE ESTÁ RESTANDO DO CRATO."

    JOSÉ CARVALHO LETE (ZUZA)

    ResponderExcluir
  2. Dihelson ainda vai nos restar um leve consolo. Do jeito que a coisa ta indo e muito rápido, nos teremos o prazer de dizer que o Crato é o bairro mais elegante de Juazeiro. Você tem razao, o povo precisa se mobilizar em defesa do Crato. Desprezar um bocado de comedores de rapadura, que almoça tripa e arrota lagosta e ainda tem aquela esplcie de gente que ainda diz: "voce sabe com quem ta falando, eu sou da familia tal." Dorma com tanto barulho.
    A braços
    Jair Rolim

    ResponderExcluir
  3. Pois é, jair,

    O tal do "Você sabe com quem tá falando da família tal" é o que faz o cara escapar das Blitz quando é pego irregularmente...

    Fala sério: Será que o Crato tem jeito mesmo ? Estou começando a duvidar, porque o povinho, ô povinho...

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.