24 julho 2011

Scretário Estadual Pinheiro Prometeu apoio à Cia de Teatro Cratense e depois negou fogo !


Nota do dia 24 de Julho: Depois que essa matéria foi publicada em vários veículos de comunicação, a secretaria estadual de cultura voltou atrás e prometeu rever o caso., como nos informou em nota emitida na noite de ontem pelo Cacá Araújo. ( Dihelson Mendonça )

Discriminação contra o Cariri ?

NE - O Secretário estadual de cultura Francisco Pinheiro havia prometido apoio à Cia. Cearense de Teatro Brincante, que vai se apresentar em Portugal e precisa de patrocínio. Ora, o secretário pelo jeito, naquela época, só quis aparecer bem nas fotos que foram publicadas. Que decepção, hein ? Será que essa secretaria de cultura do Estado não poderia contribuir seja lá com qualquer quantia para o grupo ? Ora, se nós cidadãos comuns podemos contribuir com doações, quanto mais uma entidade estadual que sabemos receber muita verba. Qual é a questão aí ? É uma questão política ou é uma discriminação contra nós caririenses ? ( Dihelson Mendonça ).

"Durante encontro realizado na tarde de 24 de junho de 2011, no Colégio Municipal Pedro Felício Cavalcanti, em Crato-CE, por ocasião do Governo Estadual itinerante, o dramaturgo Cacá Araújo entregou ao secretário estadual da cultura Prof. Francisco Pinheiro solicitação de apoio à turnê que a Cia. Cearense de Teatro Brincante realizará nos meses de novembro e dezembro deste ano em Lisboa-Portugal a convite do Intervalo Grupo de Teatro, tradicional companhia portuguesa. Naquele momento, foi orientado e encaminhar a proposta ao FEC - Fundo Estadual de Cultura, de onde sairia o financiamento das passagens. Alegramo-nos!

Mas hoje a tristeza e a decepção toma conta da Cia. Cearense de Teatro Brincante... Recebemos ofício do Secretário da Cultura do Ceará, às 12h26min deste fatídico dia 22 de julho de 2011, em plena "Férias no Ceará", comunicando que a secretaria não dispõe de orçamento "destinado ao atendimento do pleito em questão". Ora, sabemos que há recursos no FEC para demanda espontânea, esta atendida segundo decisão do secretário. Ainda por cima, estamos distantes 4 meses da viagem! Cremos que uma dose de valorização, misturada com reconhecimento da arte e dos artistas caririenses, temperada com o orgulho e a honra de ver mais um grupo artístico erguer bem alto as bandeiras do Ceará e do Brasil, poderia ter melhor guiado a consciência do nobre secretário.

Entretanto, nossa valentia, nossa determinação e nosso desejo de cumprir a missão de mostrar NOSSO TEATRO na Europa não nos permitem desistir! Temos certeza de que encontraremos parceiros e colaboradores do Crato, do Cariri, do Ceará e do Brasil, que nos ajudarão a cruzar os mares em direção à terra de Luís de Camões e Fernando Pessoa. Aguarde-nos, Portugal! Em novembro o Crato e o Cariri mostraremos o Ceará que ninguém, absolutamente ninguém, conseguirá tirar da história de ontem-hoje-e-sempre!"

Contamos com o nosso povo!
À luta, Brincantes!!!

Com texto de Cacá Araújo

2 comentários:

  1. E aí? qual a novidade de um polítifo prometer e depois "negar fogo"?

    Principalmente partindo do mencionado cidadão?

    Não esquecer que os antigos já diziam:
    Promessas só as de Cristo.

    ResponderExcluir
  2. E esse Pinheiro, Armando, é um velho combatente marxista que virou governista. Nada contra os marxistas nem contra os governistas.
    Só que...

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.