16 julho 2011

Remover a Expocrato para o Palmeiral, na Vilalta é uma idéia infeliz



Preserve o Palmeiral - Foto de Heládio teles Duarte

Alguns aí trouxeram a idéia absurda que seria mudar o local atual da expocrato para o palmeiral, na Vilalta. Se nós aqui da Vilalta já penamos com o barulho infernal provocado pela exposição lá do outro lado da cidade, imagine se ela fosse transferida para a Vilalta.

Motivos para a Expocrato não ser no Palmeiral

01 - Infraestrutura: Dispomos apenas da avenida perimetral, que já é congestionada. Só quem não mora na Vilalta é que desconhece o quanto essa avenida perimetral norte já é em si, muito pequena para o tráfego ATUAL nos finais de tarde, com acidentes constantes. Não há a mínima condição de se transferir a expocrato para este local, que é de difícil acesso para quem vem de outras cidades, mesmo quadruplicando a Avenida Padre Cícero.

02 - O terreno cogitado é terreno de Brejo, LEITO DE RIO. Sempre molhado. Vão construir a Expocrato dentro do leito do Rio ? mas que idéia maravilhosa! Quem foi o GÊNIO que teve essa idéia ? Ora, se mesmo neste ano, assim como em todos os anos, quando acontece uma cheia, o palmeiral fica cheio de lixo levado pelas águas do rio, formigas, um local praticamente intransitável e sempre molhado. O terreno já é de barro. Se transferido para lá, sabemos que definitivamente a Expocrato iria literalmente PRO BREJO. Que idéia boa!

03 - O terreno do Palmeiral tem cláusula de Inalienabilidade - Isso significa que o seu proprietário quando faleceu, deixou registrado em cartório o propósito de vedar a alienação do terreno, ou seja, a família não pode se desfazer do espaço para construir algo do gênero.

04 - O barulho infernal continuaria. O Crato hoje amarga durante a exposição do Crato a incrível poluição sonora e aliás, poluição de todo tipo produzida naquele local. Transferindo para as proximidades da Vilalta só vai mudar esse barulho de local sem resolver o problema, piorando as coisas para inúmeros bairros da cidade, alem de que, estariam a poluir diretamente o leito do rio grangeiro.

05 - O meio-ambiente. Criar um espaço para a expocrato em pleno palmeiral seria contrário a todas as leis de preservação do meio-ambiente.

06 - Se transferido para o Palmeiral, o problema do tráfego no centro da cidade continuaria se agravando, porque há um estrangulamento nas vias de acesso do Crato. Com o dinheiro da compra de um novo terreno, 10 milhões, se faz 5 avenidas em torno da Expocrato. O correto é modernizar o local atual, em que é usado apenas 30 por cento da área, construindo nos outros 70 por cento. E terreno pra URCA? Sim, há muito terreno para a Urca também, mas desde que mundo é mundo sabe-se que uma universidade sempre pode crescer para cima, adicionando andares. Já uma expocrato, não!

PROVAS:

A via de acesso ao palmeiral, mesmo hoje, totalmente congestionada:

palmeiral_crato01

Palmeiral, terreno de brejo e leito do Rio Grangeiro. É para este lugar que alguns querem trazer a Expocrato ! Imagem a idiotice !
IMG_3460

Uma área em que é cultivada a cana-de-açúcar há centenas de anos, terreno todo tempo molhado...A Expocrato vai literalmente pro BREJO ?

IMG_3353

Esse é o Rio Grangeiro, aquele mesmo que na enchente do Crato arrastou carros e outros objetos. Durante as cheias do Rio Grangeiro, essa área se torna completamente alagada. A única vantagem de construir a Expocrato nesse lugar é quando der uma enchente, já leva o parque de exposições junto lá pras bandas do Juazeiro !

IMG_3351

O Local tem cláusula de inalienabilidade, o que quer dizer que seu proprietário quando faleceu, deixou registado em cartório que a área não pode ser alienado.

IMG_3345


Um comentário:

  1. Ô de casa, alguém sabe dizer quanto vale um terreno no palmeiral para se construir uma EXPOCRATO ? Os Cratenses fazem a mínima idéia do que está por trás da tentativa de retirar o parque do local atual para o palmeiral ? Quem é o dono do terreno ? Quanto vão pagar pelo terreno ?

    Ora, se o local atual tem 33 hectares para a Expocrato, que só são utilizados 30 por cento, e o governador fez um moderno parque em Sobral com 17 hectares, o que custa modernizar o atual, investindo 10 milhões em avenidas e 15 milhões no parque ?

    O que é maior, 33 hectares ou 17 ?
    O Crato está precisando é de AVENIDAS. Com Expocrato e sem Expocrato, o problema do centro da cidade vai continuar o ano todo. Estamos completamente congestionados aqui. Precisamos reestruturar o Crato. 5 Avenidas ali vão muito bem, escoaria o trânsito, e solucionaria um problema que daqui pra frente, será cada vez maior.

    O governador prometeu 25 milhões para a Expocrato.

    Com 10 milhões, se constróem as avenidas, que é o custo de comprar outro terreno para um novo parque. E construindo o parque noutro local, o problema do Crato vai continuar e só aumentar.

    E novamente eu pergunto: Sendo assim, qual o interesse que há em tentar remover o parque do local atual, prejudicando o acesso da população? O que há por trás disso tudo ? $$$$

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.