14 julho 2011

Artista Plástico George Macário inaugura Galeria de Artes de padrão Internacional em Crato


O
renomado artista plástico Cratense George Macário, que é também Presidente da Fundação Cultural J. de Figueiredo Filho, inaugurou na noite de ontem ( 13 ) em Crato, uma galeria de artes, contendo mais de 50 dos seus melhores trabalhos em pintura e escultura.

George, que é filho do ex-prefeito Humberto Macário de Brito, desenvolveu o seu talento para a pintura durante a adolescência, porém resolveu seguir a carreira de advogado. Hoje, aos 40 anos de idade, após o incentivo de grandes mestres da pintura mundial como Bruno Pedrosa, com quem esteve recentemente em São paulo por ocasião de uma das maiores feiras de arte do planeta, além de muitos outros artistas, George volta a se dedicar à sua verdadeira paixão: As artes plásticas.

Possuidor de características bastante próprias que o diferenciam dos artistas que seguem a corrente principal, George lança-se de corpo e alma ao mundo do abstracionismo, sem perder ainda os traços do impressionismo e do desenho, que foram as suas primeiras tendências artísticas, quando realizou dezenas de trabalhos primorosos em "bico de pena". Hoje, amadurecido em sua arte, desenvolveu a excelência dos super talentosos, e a constante superação daqueles que buscam obter a perfeição naquilo que fazem. Combina formas estruturais exóticas que nos remetem aos páramos da arquitetura, bem como aborda temas abrangentes como as necessidades globais; Seus quadros refletem um mundo moderno caótico, os grandes temas da civilização, as inquietudes de um planeta à beira do colapso, a guerra, a fome, e a esperança humanas.

Um soberbo combinador de matizes, seus quadros se caracterizam pela profusão de cores fortes e vibrantes, criteriosamente escolhidas para gerar obras de grande valor artístico e beleza, que tem sido elogiadas por críticos desde São Paulo à Austrália. De Londres à Veneza.

Assim é George Macário; Um artista talentoso que finalmente decidiu investir na sua própria arte, levando-a para brilhar nas grandes galerias do mundo, que afinal de contas, dentro daquilo que já executa, veio a tornar-se tanto a sua matéria-prima, de onde extrai o subsídio, quanto a sua meta final que abrange o universo e as suas reentrâncias, numa arte que supera épocas e espaços; Um artista que podemos dizem sem medo de errar, que é verdadeiramente multidimensional.

A galeria foi inaugurada com a presença de amigos do mundo das artes, autoridades e familiares

Img_0398

Mais de 50 trabalhos estão expostos na galeria, que abrirá todos os dias

Img_0309

Destaque ao lado direito para a Secretária de Cultura, Danielle Esmeraldo, e o Antunes, curador do Museu de Arte Vicente Leite.

Img_0320

George Macário posa ao lado de um dos seus recentes trabalhos

Img_0316

O Prefeito Samuel Araripe e a Primeira-Dama Mônica Araripe também se fizeram presentes

Img_0408

Na foto abaixo, a filha Luana Macário, e a primeira-dama Mônica Araripe

Img_0424

Recebeu o apoio de outros artistas como Gabriella Federico e Jacques Bloc ( foto )

Img_0556

Luana Macário

Img_0486

O Artista e seu discurso de inauguração

Img_0381

Recebe o apoio do pai, e agradece a Humberto Macário de Brito

Img_0404

Na foto abaixo, Gabriella Federico e Dr. Cícero França

Img_0400

Panorama da galeria

Img_0432

Um encontro histórico: Prefeito Samuel Araripe e Ex-Prefeito Humberto Macário

Img_0416

E finalmente a Foto da Família Macário de Brito, grande apoiadora do artista

Img_0499


Reportagem e Fotos: Dihelson Mendonça

3 comentários:

  1. Dihelson,

    Bom dia!
    Quero aqui parabenizar a voce pela belíssima reportagem e fotografias e ao talento indiscutível do artista plástico George Macário.
    Desde o primeiro contato com a arte de George que fiquei impressionada com as cores, tendo um desenho oculto e presente até na
    abstração que faz vibrar uma atmosfera de expressão artistica. Retrata tudo que lhe chama a atenção, transferindo para as
    telas com emoção e rapidez seus pensamentos politicos, criticas e observações através dos acontecimentos sociais e catástrofes da natureza, colocando uma polêmica de pensamentos.
    George é um turbilhão de emoção e cores ao mesmo tempo, explodindo em arte como se vê nestas imagens aqui oferecidas. Um dos nossos maiores talentos espontãneos do momento. Posso dizer que o vejo com maturidade e segurança no que a arte lhe transmite sentir e criar na contemporaneidade.
    Não sei porque não fui comunicada desde importante acontecimento artistico na minha terra.
    Como vê meu caro amigo, não se pode mais falar que não acontece cultura em nossa terra. Nós estamos fazendo acontecer. As recentes noticias falam de arte,sempre. No cinema, na música, na literatura, no teatro, na pintura. E o Blog do Crato é o maior porta-voz dessa verdade.
    "CRATO, CIDADE DA CULTURA, PRINCESA DO CARIRI"
    Um grande abraço!

    Edilma Rocha

    ResponderExcluir
  2. Minha querida Edilma,

    Não sei se você se encontra atualmente em Fortaleza ou aqui no Crato, mas de qualquer forma, lamento muito a sua ausência, e creio que deve existir algum motivo plausível para o convite não haver chegado até você em tempo, mas te digo que a exposição iria ser aberta ontem à noite e só de tarde é que eu vim saber.

    Então, se conosco que estamos aqui foi essa rapidez, imagine com os que estiverem longe. O George de última hora fez circular um e-mail, não sei se vc recebeu, e eu fui comunicado também quase na hora do evento através de celular.

    A questão, me parece, é que o George já estava trabalhando nesse projeto há vários dias seguidos sem dormir muito, e não aguentava mais passar de ontem. Durante a inauguração, o Antunes ainda estava colocando títulos nas telas, mas tudo foi feito de forma muito organizada: O coquetel servido aos presentes foi maravilhoso, com salgadinhos e Refrigerantes que sobraram. Diversas personalidades, mas faltaram outros. Conversamos depois, numa roda de amigos até mais de meia-noite. Foi muito legal. Mas isso foi apenas o primeiro passo. A galeria ficará aberta todos os dias daqui pra frente. É um local muito bom, foi todo reformado. A fachada do prédio foi reformada, e colocada uma placa com luz de jardim, e ar-condicionado Spitter de 12.000 BTUs. O ambiente é simplesmente maravilhoso. Eu me orgulho como cratense de que estas coisas estejam acontecendo na nossa cidade.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Olá Amigo Dihelson,

    Em primeiro lugar agradeço a postagem das minhas apreciações sobre a arte de George. Como sempre, voce é essa pessoa atenciosa e carinhosa.
    Em segundo, agradeço a sua incansável luta para fazer valer o nome do Crato. Sei o quanto ama nosso torrão e das noites em claro para levar ao mundo nossas informações verdadeiras através do Blog do Crato.
    Voce é especial!
    Estou em Fortaleza e corrigindo as minhas cobranças,li agora um e-mail de George me convidando ao evento. Minhas desculpas... Diante das suas apreciações sobre o local, fico mais curiosa e orgulhosa em conhecer a nossa primeira galeria de arte da cidade.
    Local que certamente abrigará os nossos artistas tão carentes de oportunidades.
    Nós que lutamos pela cultura estamos sendo aos poucos recompensados.
    Aguardo em breve, voce com a sua música para completar este círculo dos artistas cratenses.
    Um grande abraço !

    Edilma

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.