26 junho 2011

Rotary Club de Crato completa 74 anos de serviços à comunidade - Por: Audir de Araújo Paiva


O Rotary Club de Crato completa 74 anos de sua fundação e de serviços prestados a comunidade. Fundado em 22 de Junho de 1937, Registrado em Rotary International sob o número 7810 em 15 de Agosto do mesmo ano.

A sua Carta Constitutiva foi entregue em 18 de Fevereiro de 1938, por uma caravana de Rotarianos do Rotary de Fortaleza (capital do Estado do Ceará), composta dos seguintes membros: Carlos Ribeiro, Governador do Distrito 72, na época o único existente no Brasil; Thomaz Pompeu de Sousa Brasil, Abnedago Rocha Lima, Edgar Dutra Nunes, Germano Ponte, Alberto Craveiro, José Thomé de Sabóia, Raimundo Girão e José Pompeu de Sousa Brasil.

O seu primeiro quadro de sócios foi assim constituído: Irineu Nogueira Pinheiro Presidente, Ivan Ramos, Pergentino Maia, Plínio Cavalcante, José Barbosa, Cândido Monteiro, Jefferson Albuquerque, (Jefferson foi Governador do então Distrito 26 no período de 1940 a 1941, hoje Distrito 4490 a que o clube do Crato pertence), Miguel Lima Verde, Otacílio Macêdo, Antônio de Alencar Araripe, Antônio Macário de Brito, Décio Teles Cartaxo, José Eurico Ribeiro da Silva, João Batista de Siqueira, Ernani Silva, Elmar Silva, Álvaro Esmeraldo e Álvaro Garrido.

Com a fundação do Rotary na cidade de Crato pode se afirmar que depois da sua criação, teve início uma nova era para a comunidade do Crato e da Região, cujos problemas são discutidos, equacionados, muitos dos quais solucionados. Foi do Rotary Club do Crato que saíram as memoráveis campanhas que contribuíram com o desenvolvimento da região a exemplo da eletrificação do Cariri.

O seu atual presidente João Batista da Silva que está em término de mandato marcou o seu ano rotário com grandes projetos e boas ações concretizadas. A partir do próximo mês de julho, o trabalho iniciado pelo pioneiro Irineu Nogueira Pinheiro continuará sobre a liderança o rotariano Fernando Leite Lacerda. Assim o clube segue cumprindo a sua missão espelhada no em seu lema "Dar de si antes de pensar em si" Parabéns Rotary Club de Crato!

Conheça mais visitando o Blog do Rotary:

http://rotaryclubcrato.blogspot.com


Texto e Fotos: Audir de Araújo Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.