13 junho 2011

PRODUTORES RURAIS DO CARIRI PERDERAM O INTERESSE PELO CULTIVO DO GERGELIM


A situação do gergelim no Brasil há 14 anos atrás era de treze mil toneladas em vinte mil hectares, com rendimento em torno de seiscentos e noventa quilos de grãos por hectare. Os Estados da Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará já foram os maiores produtores no Nordeste, chegando a exportar para Holanda e Japão, abrindo boas perspectivas para expansão da cultura. Com a falta de financiamento e ausência de estrutura de comercialização fizeram a lavoura retornar aos fundos de quintais.

Pelos mesmos motivos os produtores rurais do Cariri perderam o interesse pela cultura do gergelim e a produção atualmente é praticamente zero. Gildo Pereira de Araujo, supervisor regional do campo experimental da Embrapa algodão de Barbalha, disse que o plantio do gergelim na região é tão inexpressivo atualmente que não há números de produção, resumindo-se em pequenas áreas de terra que sobram do cultivo de outras lavouras. O agricultor José Augustinho Bezerra, que mora no Sitio Chapada município do Crato , disse que já chegou a colher 100 quilos de grãos de gergelim. Apesar do fracasso na produção, contou ele, o produtor rural do Cariri ainda não perdeu o habito de plantar o gergelim, mesmo dividindo espaços com outras lavouras.

Dados colhidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE ) e a Companhia Nacional de Abastecimento ( CONAB ) , apesar desses percalços a gergelim-cultura continua sendo de grande importância para o Nordeste brasileiro, haja vista o uso dos grãos na área da culinária, na medicina, na indústria farmacêutica e de cosméticos.

O gergelim é uma das espécies vegetais mais antigas cultivadas pelo homem, desde os tempos dos faraós no Egito, quando se aproveitava os grãos para a obtenção do óleo. Chegou ao Nordeste do Brasil no século XVI trazido pelos portugueses e foi tradicionalmente cultivado como cultura de fundo de quintal e praticamente sem mercado consumidor.

Entre 1990 e 1996 a área plantada de gergelim no mundo girou em torno de seis milhões de hectares. Ásia e África detém cerca de noventa por cento de área cultivada, destacando a índia com trinta e sete por cento e China com trinta por cento como os maiores plantadores. Em 1995 a produção de grãos de gergelim no mundo foi de 2,738 mil toneladas.

Reportagem: Wilson Rodrigues - Colaborador
Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.