10 junho 2011

Petrobrás descobre petróleo e gás nos EUA


Blocos ficam em águas ultraprofundas no Golfo do México, e descoberta foi classificada como uma das maiores da última década na região.

A Petrobrás anunciou ontem duas descobertas de petróleo e uma de gás no Golfo do México, nos Estados Unidos. Os três blocos ficam numa mesma concessão, a Keathley Canyon, e o conjunto de descobertas foi classificado como "um dos maiores da última década" na região. Os poços foram perfurados em águas ultraprofundas na área de Hadrian e a estatal encontrou reservas com volume recuperável estimado em mais de 700 milhões de barris de óleo. É volume equivalente a um campo gigante como o de Jubarte, por exemplo, no pós-sal e pré-sal da Bacia de Campos.

No Golfo do México, uma das maiores regiões produtoras de petróleo do mundo, atuam as principais multinacionais do setor. Desde 1987, a estatal brasileira está na região. Primeiro, adquiriu oito blocos no setor americano do golfo. Hoje, isoladamente ou em parceria com outras companhias, a Petrobrás tem 187 blocos na costa americana, sendo operadora em 125 deles. As descobertas de Hadrian estão a cerca de 400 quilômetros a sudoeste de Nova Orleans, em uma profundidade de água de cerca de 2.100 metros. Segundo a Petrobrás, a descoberta confirmou uma acumulação de petróleo com mais de 144 metros de espessura de reservatório. "Objetivos mais profundos ainda serão perfurados", afirma a petroleira em comunicado. A estatal revela que em atividades anteriores de perfuração já havia sido descoberto petróleo em outros blocos da mesma concessão.

"Avaliações preliminares acenam para a existência de um importante conjunto de descobertas de hidrocarbonetos nessa região", destaca a Petrobrás. A ExxonMobil é a operadora do projeto, com 50% de participação nos três blocos. A Petrobrás, por meio de sua subsidiária Petrobras America Inc., detém 50% de um dos blocos e participa com 25% dos outros dois, mesma proporção da italiana Eni Petroleum.

Kelly Lima - O Estado de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.