04 junho 2011

Operação Tapa-Buraco ou REASFALTAMENTO ?



"Quem tapa-buraco é O.B. - Vamos fazer uma operação de reasfaltamento de verdade ?" ( Dihelson Mendonça )

Várias prefeituras do cariri agora estão começando aí a chamada operação "tapa-buraco". Conforme o nome diz, é um tapa-buraco mesmo, um paliativo que logo traz o problema de volta. Até o nome é pejorativo, parece assim com "quebra-galho", poderia se chamar operação "quebra-galho", já pensou, que lindo ? Porque não fazer logo um reasfaltamento de verdade, com tudo que tem direito ? Se não tem asfalto, criemos fábricas de asfalto. Trabalhadores não faltarão, investimentos são necessários, para isto existem bancos. Nos países de primeiro mundo se aprendeu logo cedo que asfalto é essencial ao mundo moderno. Imagina os Estados Unidos sem asfalto ? Como seria a indústria automobilística e todo o progresso ? Asfalto pode até não ser o progresso em si, mas que o progresso sempre traz o asfalto, isso traz.

E por favor, vamos parar com esse negócio de operação "tapa-buraco". Assim como o absorvente íntimo, o O.B. do asfalto é como o gênio da lâmpada, aparece na hora mais inesperada e inconveniente possível...

Por: Dihelson Mendonça

5 comentários:

  1. Na verdade e nos dizeres da engenharia, meu caro Dihelson, a palavra certa chama-se RECAPEAMENTO ASFÁLTICO, dá-se um reforço no asfalto existente.Aqui no Crato devido as fortes chuvas nossa malha asfáltica foi bastante prejudicada, enão se pode fazer asfalto com chuva, agora como o periodo invernoso praticamente acabou o Prefeito Samuel Araripe arregaçou as mangas e está a fazer este trabalho que é bom para nós todos que aqui moramos e que será bem vindo para os turistas que aqui aportarão na nossa querida EXPOSIÇÃO DO CRATO.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas suas considerações meu nobre Dielson. O asfalto tem que ser refeito e com responsabilidade, pois infelismnte faz muito tempo que o asfalto usado por aqui não suporta nem 10 meses. No meu leigo ponto de vista, acho eu que as ruas que foram novamente asfaltadas, deviam passar pelo menos 24h sem trafego, pois com isso asfalto ficaria mais firme.

    ResponderExcluir
  3. A triste realidade é que a prefeitura não tem recursos próprios para fazer um Recapeamento do Asfalto todo do Crato, a não ser com dinheiro do Estado e do governo federal.

    O governo do Estado, se pudesse, tiraria até o Couro do Crato, quanto mais mandar dinheiro pra Cá.

    E o governo Federal precisa de "INFLUÊNCIA" para conseguir recursos. Recentemente nós conseguimos a verba para o Canal, e há inúmeros projetos em andamento, mas não é sempre que se conseguem recursos federais.

    O Crato deveria ter mais representantes, Deputados Federais batalhando verbas para o município, mas o que é que acontece ?

    Quando é época de eleição, os Cratenses votam em candidatos do juazeiro, que como se sabe, só levam recursos pra lá. Ou votam em candidatos de fora, de longe, que não têm NENHUM compromisso com nossa terra.

    vamos recapear o asfalto do Crato como ? Com terra ????

    Porque dinheiro que é bom, não tem. Quando neste tópico eu falei sobre a necessidade de que não se deve fazer operação tapa-buraco e sim, um reasfaltamento, não me referia a que o poder municipal devesse fazer não. Nós não temos recursos pra isso. Foi apenas um alerta de que devemos batalhar para que o ESTADO, e o Governo federal mande esses recursos. Com dinheiro de IPTU não dá pra fazer nem calçamento, que dirá asfaltamento.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Não é bem assim, o Crato é uma cidade de quase 150.000 habitantes que possui cerca de 45 mil residências, só o que arrecada de IPTU entre outros impostos daria sim pra ter verba pra asfaltar as principais avenidas da cidade. Cidades menores que o Crato como Picos/PI(100.000 habitantes) realizou asfalto novo com próprios recursos do município, pq o Crato que é mais desenvolvido e mais populoso não pode?! E outra coisa, qualquer coisa que não vem ou chega pro Crato é culpa do governador?! Eu particularmente não gosto de Cid Gomes, porém colocar a culpa tudo pra cima do cara, é demais...Não é bem assim... Quanto a votar nos deputados da terra, tivemos um deputado estadual Cratense e que ama a terra, Valberto, que apesar dos seus 10.500 votos não foi eleito. E aposto que muitos aqui votaram em outras "peças" qualquer como Roque, etc...

    Abraços

    José Macario

    ResponderExcluir
  5. Diheslson...
    Concordo com você. Mas quem está à frente da gestão, precisa usar os pargos recursos financeiros com compet~encia e responsabilidade. Na maioria das vezes as empresas que ganham a licitação, fazem um serviço de péssima qualidade. Como não tem fiscalização fica por isso mesmo. Vejamos o caso da empresa que fez a troca de tubulações de água e esgotos.. Em frente a Escola Dom Quintino, semanalmente estoura canos e é grande o desperdício de água potável. Portanto já que o dinheiro é escasso vamos fazer um recapeamento asfáltico que tenha uma maiota durabilidade. Afinal é o nosso dinheiro que está em jogo.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.