01 junho 2011

Novas regras de cartões entram em vigor hoje


As novas regras dos cartões de crédito, aprovadas em 25 de novembro do ano passado pelo Bacen (Banco Central do Brasil), por meio da Resolução 3.919/2010 e da Circular 3.512/2010, entram em vigor nesta quarta-feira (1).
Na data, as instituições financeiras e as demais, autorizadas pelo Banco Central, que emitem cartão de crédito, estão obrigadas a reduzir para apenas cinco o número de tarifas que podem ser cobradas pelos cartões emitidos a partir de 1º de junho.
Além disso, com as novas regras, o consumidor poderá optar por dois tipos de cartões: o básico e o diferenciado. O primeiro poderá ser usado somente para pagamentos de compras, contas e serviços, enquanto o segundo trará a possibilidade de tais pagamentos e a associação a programas de benefícios e recompensas, como bônus e milhagens.
Para o presidente do Banco Central do Brasil, Alexandre Antonio Tombini, as novas regras contribuirão para que o cartão de crédito “continue crescendo de forma sustentável e transparente” e ainda incentivarão o “uso racional desse meio de pagamento, ajudando a evitar que as famílias se endividem em excesso”, disse, durante seminário sobre as novas regras dos cartões.

Extrato e pagamento mínimo

A partir de agora, as empresas de cartões de crédito terão de fornecer aos clientes faturas mensais que contenham as seguintes informações:

* Limite de crédito total e limites individuais para cada tipo de operação de crédito passível de contratação;
*Gastos realizados, por evento, incluindo os parcelados;
*Identificação das operações de crédito contratadas e respectivos valores;
*Valores relativos aos encargos cobrados, informados de forma segregada, de acordo com os tipos de operações;
*Valores dos encargos a serem cobrados no mês seguinte, caso o cliente opte pelo pagamento mínimo da fatura;
*Custo efetivo total para o próximo período das operações de crédito passíveis de contratação.
No que diz respeito ao pagamento mínimo, a partir de junho, ele passará para 15% do saldo total da fatura, e, em dezembro, para 20%.

Fonte: MSN.com.br

4 comentários:

  1. Eita menino aplicado!

    Pela minha experiência com Internet e com Blogs, vejo que tudo é fogo de palha.

    Tudo é fase. As pessoas que escrevem hoje, já passaram anos sem escrever. O Samuel Teles é um que está aí retornando de um longo e tenebroso inverno longe do Blog do Crato. Que Bom !

    Com outros já aconteceu a mesma coisa. Por exemplo, cadê o aquele diário escritor OCÉLIO TEIXEIRA, que era 4 5 matérias por dia ? , Cadê o JOSÉ SALES ?

    Muita gente entra com tanto gás nos Blogs, com tanta energia que eu já fico preocupado quando vejo, porque essa empolgação toda só dura mais ou menos 1 mês.

    Parece que a única pessoa que não arredou pé nesses 6 anos de Blog do Crato fui eu mesmo, que estou aqui a contar as horas, os minutos e os segundos, como um relógio. Todo dia, Toda noite. 2 coisas no Crato são certas: O Sol nascer e Dihelson Mendonça fazer a edição do dia do Blog do Crato.

    Agora, aproveitando essa empolgação do Samuel Teles enquanto ela dura ( rs rs ), quero lhe convidar, Samuel, a postar matérias lá na Central da Rede blogs do Ceará. As matérias postadas lá, irão para o Jornal Chapada do Araripe OnLine, que é o que estou tentando levantar a cada dia. Esse projeto é muito maior que o Blog do Crato e tem uma excelente visibilidade, tanto que sua coluna de tecnologia já está lá, porque lá é o Cariri, não apenas o Crato.

    No Blog do Crato, até pelo espaço, não é possível enchermos de notícias, mas lá no Chapada, é ILIMITADO. 50 matérias por dia são como uma gota no oceano.

    Agora, eu pergunto pela força:

    TÁ DISPOSTO, Cabra ?

    rs rs rs rs

    Num dou 6 mêses !

    Abraço,

    Dihelson Mendonça

    VISITE:

    www.chapadadoararipe.com

    ResponderExcluir
  2. Mas falando na notícia em si: Ótima Notícia, Samuel.

    A palavra "Notícia", segundo os maiores jornalistas do mundo, é o relato de um fato que a população tem interesse.

    Assim, fico muito feliz com os escritores que tem um faro para coisas interessantes, bem como fico triste ao ver notícias totalmente desinteressantes ao grande público.

    Essa aí do cartão é muito boa, porque vai atingir a grande parte da população. Uma excelente notícia, independente do conteúdo ser bom ou ruim para o público. A escolha do tema foi boa.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Falando em Fogo de Palha, cadê Wilson Bernardo ? O homem que faz a cobertura de todos os eventos do Crato mas não tem tempo de divulgar nenhum ? rs rs rs

    DM

    ResponderExcluir
  4. Dihelson, bom dia.

    Agradeço e fico lisonjeado com o convite. Quando posso começar? rsrs

    Falando em WB...

    O vi na Festa do Pau da Bandeira de Barbalha domingo passado. Logo pensei: a cobertura fotográfica pro Blog do Crato amanhã vai ser show. Sete horas da manhã da segunda vim todo feliz ver as fotos aqui no Blog. Mas, cadê as fotos?

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.