07 junho 2011

A nova revolução da informática: Cloud Computing ( Computação em núvem ) - Por: Dihelson Mendonça



Cloud Computing - Um Mainframe Virtual ?


Com a velocidade que o mundo moderno exige, não pretendo aqui fazer qualquer crônica que vá tomar metade do dia para ser lida, pois isso invalidaria o artigo.

Muita gente já deve ter experimentado a seguinte situação:

Digamos que você possua um computador em casa, um notebook que leva para o trabalho, um iphone, ou smartphone, e outros aparelhos digitais, como câmeras, filmadoras, etc. Surge então o eterno problema de sincronizar dados de um aparelho para o outro: novas fotos feitas com a câmera precisam ser transferidas para o computador. Filmagens idem. Fotos que estão no PC precisam ser transferidas para o notebook...e assim por diante, levando a transferências intermináveis em que nunca temos certeza se todos os aparelhos contém tudo o que temos ou o que queremos. Para resolver o problema é que foi desenvolvido o sistema de computação em núvem.

Cloud computing, ou computação em núvem é um dos conceitos mais revolucionários no mundo da informática desde a invenção do próprio computador. Até recentemente, a arquitetura dos computadores foi baseada em que para funcionar, um computador necessitaria de dispositivos de entrada ( teclado, mouse ), memória, programas, sistemas operacionais, e dispositivos de saída ( ex. monitor ), etc residindo localmente. Com o advento da internet em alta velocidade, já disponível em diversos países, surgiu a computação em núvem, que nada mais é do que um grande computador virtual residindo na internet, que compartilha dados para todos os dispositivos conectados, independente da plataforma que estes utilizam.

Colocada em palavras simples, computação em núvem é a utilização da memória, capacidade de processamento, armazenamento e até sistema operacional residindo em poderosos servidores externos interligados e compartilhados via internet. Ao invés de termos arquivos residindo em nossos computadores, Ipod, iPad, iphoto, notebooks, como fotos, jogos, vídeos, etc, no sistema de cloud computing, os dados passam a residir em servidores remotos em qualquer parte do planeta, e baixados de lá convenientemente via internet para qualquer aparelho que desejamos. Simples, não ?

Não é preciso mais instalar programas nem armazenar dados locais. Todo o sistema é virtual, inclusive o sistema operacional e se amolda corretamente à interface utilizada. Assim, por exemplo, com nossos dados armazenados num sistema de cloud computing, todos os nossos aparelhinhos, como iPADs, iPHONES, Notebooks podem compartilhar os mesmos dados, independente da plataforma. E mais além: com o sistema de cloud computing equivale dizer que nossos computadores serão meros chips, bastando ter apenas dispositivos de entrada ( teclado e mouse ) e uma unidade de saída ( monitor ), pois todo o resto é feito remotamente ( na núvem ).

Vantagens:

01 - A computação em núvem oferece inúmeras vantagens, como a independencia do software e do hardware. Os programas rodam com a mesma eficiencia independentes do aparelho utilizado, pois o processamento é remoto, entregando apenas o resultado.

02 - O trabalho em rede é extremamente simplificado, uma vez que todo o sistema já trabalha interligado

03 - Não é necessario atualizar nenhum software, tudo é feito automaticamente

Desvantagens:

O calcanhar de aquiles dos sistemas de cloud computing reside na sua própria estruturação. Como o sistema se baseia numa excelente conexão com a internet para funcionar, caso se perca essa conexão, ou ela apresente problemas, o usuário se vê impossibilitado de acessar seus próprios dados. Já pensou, você perder acesso a gigabytes em fotos, vídeos e dados porque sua conexão caiu? Este é um dos grandes problemas a serem resolvidos ( se é que vai ) da computação em núvem. Até lá, o mais seguro mesmo, na minha modesta opinião, é ter os dados mais importantes bem próximos do usuário, por via das dúvidas...

Por: Dihelson Mendonça

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.