04 junho 2011

Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 04 de Junho de 2011


Centro de Documentação da URCA será inaugurado no dia 6 de junho

No próximo dia 06 de junho será realizada a inauguração oficial do (CEDOC – Cariri). A solenidade de inauguração contará com participação de autoridade e entidades doadoras de acervos, além de outras instituições da região do Cariri que trabalham com a preservação de organização de acervos.

O CEDOC - Cariri é um Centro de Documentação ligado ao Departamento de História da Universidade Regional do Cariri (URCA). Foi criado em 2007, a partir de um projeto de extensão e pesquisa de professores do Departamento de História da URCA e teve financiamento inicial da Fundação de Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). A principal função do CEDOC - Cariri é reunir, preservar e disponibilizar para consulta pública acervos de caráter histórico, presentes na Região do Cariri. Embora seu acervo global ainda esteja em fase de constituição, o CEDOC atualmente representa um dos espaços de pesquisa mais importante do Cariri, pois disponibiliza para consulta documentação cartorária e judiciária do sec. XVIII e XIX, jornais, leis provinciais digitalizadas etc. Recentemente foi criado no Centro o Núcleo de Documentação Oral. Atualmente é coordenado pela professora Sônia Meneses, juntamente com uma equipe de seis professores e 12 alunos estagiários.

Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Bioprospecção Molecular do Departamento de Química Biológica, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Universidade Regional do Cariri - URCA, torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção ao Mestrado em Bioprospecção Molecular, para o preenchimento de 23 vagas, que terá inicio no segundo semestre de 2011. Maiores informações por meio do site:www.urca.br

I Mostra de Vídeos Brincantes realizada no Cariri receberá trabalhos de diversos estados brasileiros sobre cultura popular

Será realizada no período de 17 a 20 de agosto na cidade do Crato-CE a I Mostra de Vídeo Brincantes. A intenção é reunir produções brasileiras, amadoras e profissionais em audiovisual sobre cultura popular. Um dos objetivos da Mostra é criar um acervo audiovisual sobre cultura popular para ser disponibilizado para pesquisa científica e como recurso didático para as escolas de ensino básico. O evento consistirá de apresentação pública dos vídeos em telão que será montado no espaço aberto do Centro Cultural do Araripe, oficina de vídeo com Léo Dantas e Siqueira Jr. e central de reprodução de vídeos para o público, ou seja, os interessados poderão adquirir no local os vídeos que estarão sendo exibidos. Os grupos da cultura popular estarão sendo convidados tanto para assistir, como para receber cópias de vídeos e participar da “brincadeira”.

A iniciativa da Mostra é do Coletivo Camaradas e conta com a parceria da Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC, Secretária Municipal da Cultura do Crato e Sociedade Cariri das Artes.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 01 de agosto na sala da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Regional do Cariri – URCA campus do Pimenta ou pelos Correios. (Ver o regulamento no link: http://coletivocamaradas.blogspot.com/2011/05/regulamento-da-i-mostra-de-video.html).

Os vídeos produzidos pelo Projeto de Extensão da URCA “No Terreiro dos Brincantes” serão apresentados durante o evento. O Projeto consiste em visitas aos terreiros da cultura popular da região do Cariri e produção de pequenos vídeos. Já foram produzidos quatro e estão sendo finalizados mais quatro.

Serviço:

I MOSTRA DE VÍDEOS BRINCANTES
Coletivo Camaradas
www.coletivocamaradas.blogspot.com
Informações adicionais falar com Alexandre Lucas
Email: alexandrelucas65@hotmail.com (88)9977.2082

Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 - 8812.5525 ramal 2617
www.urca.br – Crato, 03 de junho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.