29 junho 2011

Lista da vergonha - Por: Rachel Sheherazade


O estupro é uma das mais covardes e terríveis formas de violência, um crime que aterroriza mulheres e meninas no mundo todo, seja em tempos de paz ou em tempos de guerra. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a violência sexual tornou-se uma tática destrutiva de grupos armados.

Os autores desse tipo de atrocidade, via de regra, saem impunes, pois, a justiça não costuma dar as caras em áreas de conflito ou em países dominados por regimes autoritários, como o do ditador Muamar Khadafi.

A secretaria-geral da ONU para violência sexual em conflitos prepara uma espécie de lista da vergonha, com nomes de países que poderão estar sujeitos a sanções do Conselho de Segurança por permitir o estupro como tática de guerra. No ano passado, a Organização aprovou resolução que responsabiliza grupos armados pela prática de estupro. Uma medida lúcida e corajosa que pode ajudar a combater esse tipo de atrocidade.

E para não dizer que não falei das flores... de nada adianta intervir em conflitos, desarmar países ou bisbilhotar armas atômicas, se o mundo ainda se omite e se cala quando o assunto é a violência contra a mulher.

Fonte: Rachel Sheherazade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.