06 junho 2011





Festa do interior
Apesar das denúncias de fraude – divulgadas amplamente pela mídia caririense – na licitação ganha pela empresa Dinâmica Publicidade junto à Prefeitura de Barbalha (leia-se: administração José Leite-PT), é bonito ver as ruas embandeiradas daquela cidade (foto acima), por conta da festa de Santo Antônio. Uma verdadeira policromia de bom gosto! Outra atração que encheu os olhos, nestes festejos, foi a presença de mais de cinquenta grupos folclóricos que se apresentaram no dia do carregamento do Pau da Bandeira. Em 2011, a festa do padroeiro de Barbalha está mais movimentada do que em anos anteriores. Uma das novidades é o lançamento de um filme-documentário sobre a festa, dirigido pelo cineasta Rosenberg Cariry, com o patrocínio do Iphan–Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Bom seria se o comércio e instituições de Crato seguissem o exemplo de Barbalha e também colocassem – no próximo mês de agosto – bandeirinhas coloridas nas ruas desta cidade por conta dos festejos de Nossa Senhora da Penha. Quando nada, deveriam ser decoradas as ruas João Pessoa, Miguel Limaverde e Dom Quintino.

Tá feia a coisa
Dois tópicos publicados na coluna “Política” do jornalista Donizette Arruda: 1º – “O governo Zé Leite está atolado em problemas. Esta Semana, o Jornal do Cariri traz uma reportagem relatando fraudes na festa tradicional do Pau da Bandeira. Pelo segundo ano consecutivo, há suspeitas de desvios públicos”. 2° – “O Secretário de Cidades do Governo Cid, Camilo Santana comunicou à direção regional do PT que a candidatura de Zé Leite à reeleição à prefeitura de Barbalha não está definida. Camilo defende que o PT deva realizar pesquisas e o candidato que estiver melhor colocado deve ser o indicado a concorrer. Esta declaração retrata o rompimento tácito do secretário Camilo Santana com Zé Leite”.

Canteiro de obras
Qual o setor de atividade em Juazeiro do Norte que atualmente mais oferta empregos? Errou quem pensou no industrial. A resposta certa é: o setor da construção civil, com cerca de dez mil empregados naquela cidade. Além dos vários espigões que estão sendo construídos – verticalizando a paisagem – o Governo Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida, deu início à edificação de 1.280 unidades habitacionais, destinada às pessoas de baixa renda da Terra do Padre Cícero. Por outro lado, investimentos privados constroem vários condomínios de luxo, nos bairros nobres de Juazeiro do Norte, (foto acima) e a cidade vive um verdadeiro boom imobiliário!

Dom Fernando: 10 anos como pastor do Cariri
Um tríduo festivo, que será realizado nas 49 paróquias da diocese de Crato, espalhadas em 32 municípios, antecederá à comemoração – no próximo dia 29 de junho – pelos dez anos da posse de dom Fernando Panico como nosso bispo diocesano. Os bispos de Cajazeiras, Iguatu, Salgueiro e Petrolina serão convidados para participar da missa comemorativa, na Catedral de Nossa Senhora da Penha, por esta efeméride. Essas quatro dioceses possuem seminaristas estudando no Seminário São José de Crato. Também foi convidado para a missa, o arcebispo emérito de Teresina (PI), dom Miguel Câmara. Foi ele quem ordenou dom Fernando bispo de Oeiras-Floriano (PI) em 1993.

21 de Junho
Vem aí mais um Dia do Município de Crato. Diferente de tempos passados, a população não se envolve mais com as comemorações do dia 21 de Junho. Anos atrás, a Semana do Município era aproveitada pela Prefeitura para inaugurar pequenas obras, construídas ao longo do ano. No Dia do Município, propriamente dito, ocorria o desfile de estudantes dos colégios, ginásios e grupos escolares. O povo enchia as ruas para assistir ao evento. Hoje as comemorações do dia 21 de Junho se resumem, praticamente, a uma solenidade na Praça da Sé, com o hasteamento das bandeiras, discursos oficiais e uma corrida de ciclistas. É o que resistiu às implacáveis mutações do tempo...

De volta ao futuro
Já se especula nomes dos candidatos a prefeito nas eleições de 2012. Vários são os citados. No entanto, a população não devia se preocupar tanto com os nomes, e sim com a feitura de projetos exigidos ao desenvolvimento de Crato, independente de quem venha a ser o próximo prefeito. Planejar o desenvolvimento da cidade é imperativo e necessidade premente. Não de forma isolada, pois não há mais espaço – nos dias atuais – para isso, já que Crato integra a Região Metropolitana do Cariri. Bom não esquecer os problemas que exigem soluções urgentes como a revitalização e humanização do centro da cidade; obras de saneamento na periferia; novas vias de acesso para desafogar o trânsito no centro; ampliação e modernização da atuação do tímido Demutran; arborização dos bairros e restauração das praças e jardins ali existentes; exploração, de forma sustentável, da potencialidade do turismo ecológico de Crato; construção de casas populares para diminuir o grande déficit habitacional, dentre outros...

Lambança – 1
O governo da presidente Dilma Rousseff atingiu a marca inicial dos 150 dias, ou seja, cinco meses! É este o número de dias de trabalho, exigidos dos brasileiros para pagamento de impostos – que são enfiados goela abaixo, por uma máquina voraz e ineficiente – incidentes sobre tudo ganhamos durante o ano civil. Os mais pessimistas já consideram que o escândalo do enriquecimento ilícito do ministro Antônio Palocci – bem como a operação para abafar o caso – marcou definitivamente a atual administração de dona Dilma. É bom lembrar que numa verdadeira democracia, o principal órgão de controle do governo é a opinião pública. O que parece não ocorrer no Brasil, pois não se vê cobranças para nossos direitos, a exemplo da situação das nossas estradas em petição de miséria. Felizmente uma verdade já apareceu: nunca existiu a anunciada autossuficiência brasileira em petróleo. Pior: aumentou a importação da gasolina. Outra verdade que veio á tona: ao invés de exportar o etanol (como demagogicamente anunciou Lula na visita aos EUA), nossa produção de álcool é hoje insuficiente até para atender ao consumo interno.

Lambança – 2
O Brasil continua uma nação carente em saneamento básico e por isso as doenças continuam se multiplicando, principalmente nos grotões da miséria e do atraso que elegeu os últimos presidentes da República. No entanto só se fala nas obras de reforma dos estádios para a Copa do Mundo de Futebol em 2014, que caminham em passo de tartaruga. Não se sabe, sequer, o local do jogo da abertura e do final da Copa. O sucateamento dos nossos aeroportos veio agravar o cenário. A inflação voltou... E a dívida interna subiu 2,34% somente no mês de abril, ultrapassando 1 (hum) trilhão (eu escrevi trilhão) e 345 bilhões de reais... Finalmente caiu a ficha: o Brasil não é visto, lá fora, como um país sério. Para tentar espantar a crise, a presidente Rousseff anunciou nesta quinta-feira o Programa “Brasil sem miséria”. Mas ainda insiste em pleitear uma vaga no Conselho de Segurança da ONU...

Pegando o gancho
Presidente ou “presidenta”? Segundo a professora Miriam Rita Moro Mine, da Universidade Federal do Paraná, no português existem os particípios ativos como derivativos verbais. Por exemplo: o particípio ativo do verbo atacar é atacante, de pedir é pedinte, o de cantar é cantante, o de existir é existente, o de mendicar é mendicante... Qual é o particípio ativo do verbo ser? O particípio ativo do verbo ser é ente. Aquele que é: o ente. Aquele que tem entidade. Assim, quando queremos designar alguém com capacidade para exercer a ação que expressa um verbo, há que se adicionarem à raiz verbal os sufixos ante, ente ou inte. Portanto, à pessoa que preside é presidente, e não "presidenta", independentemente do sexo que tenha. Diz-se: capela ardente, e não capela "ardenta"; se diz estudante, e não "estudanta"; se diz adolescente, e não "adolescenta"; se diz paciente, e não "pacienta". E por aí vai...

Curtas

1 – Bem sucedida a realização – nos dias 25 a 27 de maio passado – em Juazeiro do Norte, do 1º Seminário dos Bispos e Padres-romeiros da Mãe das Dores e do Padre Cícero. Três bispos e dezenas de padres e pesquisadores marcaram presença. O 2º Seminário já está marcado para acontecer em 2012.

2 – Neste 3 de junho os irmãos gêmeos Adauto e Humberto Bezerra chegam aos 85 anos de idade. E ainda continuam prestando benefícios a centenas de pessoas com suas obras sociais e assistenciais. Militares, empresários e políticos vitoriosos, eles são os mais importantes caririenses desde o advento da República. Adauto foi governador, vice-governador do Ceará, deputado federal e estadual. Humberto foi vice-governador (esteve no exercício do cargo de governador diversas vezes), deputado federal, secretário estadual e prefeito de Juazeiro do Norte. Depois deles, nenhum caririense alcançou funções tão importantes.

3 – Décadas atrás, Juazeiro do Norte chegou a possuir 760 ourivesarias que produziam peças artesanais de ouro, vendidas no norte e nordeste do Brasil. Essas ourivesarias praticamente desapareceram. Daquele tempo áureo restou somente o comércio de joias folheadas, cujos produtos são produzidos, em sua maioria, no estado de São Paulo.

4 – Com a criação, neste 1º de junho, da diocese de Naviraí, em Mato Grosso do Sul, subiu para 275 o número das dioceses católicas no Brasil assim distribuídas: 44 Arquidioceses, 211 Dioceses, 13 Prelazias, três Eparquias, um Exarcado, um Ordinariado para os fiéis de Rito Oriental sem Ordinário Próprio, um Ordinariado Militar e uma Administração Apostólica Pessoal. É a maior conferência episcopal do mundo!


2 comentários:

  1. Intuitivamente, eu sempre achei que PRESIDENTE, era o correto, ao invés de Presidenta. Presidenta me lembra Jumenta, e todas as coisas que terminam com enta: Pimenta...

    Valeu, Armando, pela pesquisa...

    DM

    ResponderExcluir
  2. Dr. João Pedro Sales6 de junho de 2011 20:40

    Sr. Dihelson Mendonça, quando essas pessoas que se dizem cratenses vão esquecer a metropoli de Juazeiro do Norte e a cidade de Barbalha, e vão lembrar que o Crato esta precisando de ajuda, esses bestas tem levado o crato para o fundo do poço. Acordem Cratenses e passem a lutar pelos ideais de uma cidade que merece respeito. o Crato não merece esse despreso. Dr. João Pedro Sales, advogado de Fortaleza, residente em Juazeiro do Norte.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.