
Desde 2001 que os poderes legislativo e executivo municipais do Crato tentam organizar o transito e estacionamento de veículos no centro da cidade, e não conseguem. Uma lei aprovada sobre o assunto, sancionada pelo ex prefeito, Francisco Walter Peixoto e ainda não regulamentada, vai servir de espelho para um novo projeto técnico que está sendo elaborado pelo Departamento Municipal de Transito DEMUTRAN e que será enviado a câmara municipal para ser avaliado pelos vereadores. O presidente do legislativo, Florisval Coriolano PTC já mandou para o prefeito um requerimento sugerindo nomes de algumas ruas para implantação do sistema, inclusive da zona azul e dando outras sugestões.
O diretor do DEMUTRAN, Luiz Joatan de Sousa informou que está sendo realizada a sinalização das principais ruas do centro como parte da fase preparatória da área onde vai ser implanta a zona azul e adoção de outras providencias. Joatan enalteceu a parceria entre os poderes legislativo e executivo na busca de soluções definitivas do problema, levando em conta os reclames da população que hoje apóia a iniciativa. O presidente do Sindicato dos Lojistas SINDLOJAS, Duda Alencar disse que o transito do Crato da forma como está, vem prejudicando o comercio e seus negócios. A implantação da zona azul e o redimensionamento do setor, segundo Duda, são providencias necessárias e urgentes, em nome do bem estar de todos, principalmente com o sistema rotativo de estacionamento que vai eliminar o abuso excessivo de alguns que estacionam seus carros e motos por longo período.
A reorganização do transito no Crato é um desejo do prefeito Samuel Araripe que, segundo disse, alem de melhorar as condições de vida da população vai gerar emprego, renda e divisas para o município, alem de oferecer melhor visibilidade ao turista e a população em geral. Enquanto isto, a implantação do sistema é aguardada com expectativa, como diz a comerciante Luciana Mendes. Ela conta que, apesar de não poder estacionar seu carro permanentemente na frente de seu estabelecimento, o projeto recebe seu apoio. O transeunte Mariano Ferreira falou que, embora essa reorganização seja patrocinada pelos usuários, que vão ter que pagar pra usar, a zona azul vai ser a salvação do transito.
Wilson Rodrigues e Ed Alencar
Foto meramente ilustrativa

Eu não entendi. Esta foto é ou não é do Crato?
ResponderExcluirMeu querido Cesar, raciocine um pouco!
ResponderExcluirA foto é ilustrativa. Se fosse do Crato, já teríamos Zona Azul, com a placa, não é verdade ?
DM
Vai ser muito bom se realmente tiver a zona azul, só assim a gente não passa 40 minutos rodando as ruas do centro atrás de estacionar.
ResponderExcluirCom certeza, Ernani! E eu que estacionava antigamente na Pedro II e agora incrível, nao há um local no centro da cidade para estacionar mais.
ResponderExcluirQue venha a Zona Azul. É bem-vinda. Parabéns ao JOATAN !
DM
É, mas a prefeitura também devia incentivar outras formas de se locomover em nossa cidade. Melhoria em transportes públicos, incentivo a uso de transportes limpos (como bicicletas), etc.
ResponderExcluirCadê ciclofaixas, ciclovias? Acordem e planejem o futuro direito! Façam a nossa cidade um modelo a ser seguido. Não adianta sair procurando solução só em botar placas na cidade!
Cadê projetos de arborizar a nossa cidade para deixar um clima mais ameno para irmos ao trabalho caminhando?