31 maio 2011

Uma Prévia das Praças Centrais do Crato, após a reforma que acontecerá à partir de Junho ou Julho


MATÉRIA EM DESTAQUE NO TOPO NOVAMENTE


Primeiras imagens enviadas pelo vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho, sobre como ficarão as praças centrais do Crato, que passarão por um processo de reforma. Ao final deste artigo, Raimundo Bezerra nos responde à outra matéria sobre como se deu o processo de escolha dos modelos a serem construídos, qual empresa fará a construção e alguns detalhes sobre as praças:

PRAÇA DA SÉ:

http://3.bp.blogspot.com/-lFfc10pQOs4/Td9Vql67xnI/AAAAAAAAXYg/RRvaBi8qTsY/s1600/Se600.jpg


PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS:

http://2.bp.blogspot.com/-PsHiKyvWWOI/Td_f_o7mBMI/AAAAAAAAXZo/CYLh8WsCSdY/s1600/Siqueira-Campos.jpg


PRAÇA ALEXANDRE ARRAES:

http://2.bp.blogspot.com/-PmpmLKiSdsE/Td_f05vp4AI/AAAAAAAAXZQ/dUxGg5d3Lso/s1600/Praca_Alexandre_Arraes600.jpg


PRAÇA JUAREZ TÁVORA ( São Vicente )

http://3.bp.blogspot.com/-i4qR0xInwy8/Td_f0nC36DI/AAAAAAAAXZI/8tujIFfAZWw/s1600/praca_Juarez_Tavora600.jpg

Folder convocando o Público para a Audiência no dia 16 de Abril:


Audiência Pública Realizada:



Alexandre Landim e o vice-prefeito Raimundo Bezerra Filho


http://3.bp.blogspot.com/-NHRZ89QWN18/Td_kmBF9mqI/AAAAAAAAXZw/D8EHmvA6auk/s1600/raimundo_e_alexandre500.jpg


Caro Dihelson Mendonça,

Li a matéria sobre a Reforma das Praças do Crato no Blog do Crato. Me encontro em Fortaleza, dando agilidade ao andamento do projeto das Praças Centrais do Crato. Quanto à sua matéria, o escritório de arquitetura responsável pela elaboração do projeto é o ARCHITECTUS tendo como responsável o cratense Alexandre Landim. O referido projeto foi bastante discutido com a população local no momento da Consulta Pública, realizada no Centro Cultural do Araripe no dia 16/04/2010.

Sobre a Praça Siqueira Campos, é importante destacar que durante o evento de consulta pública houve, por parte dos participantes, uma manifestação de interesse de implantação de alguns equipamentos tais como: parlatório / palco para que a população possa realizar eventos públicas e culturais no local, já que historicamente esta praça é marcada pela tradição de ser palco de grandes movimentos. Como também um retorno da fonte luminosa na Praça da Sé, no entanto com um novo desenho, mais moderno.

Fui informado pela Secretaria das Cidades que já houve licitação para seleção da construtora que realizará as obras, estando pendente somente contratação da mesma. Esperamos que a Reforma das Praças do Crato torne nossa cidade ainda mais bonita e atenda aos anseios da população, já que é um projeto previsto no Plano de Requalificação Urbana do Prefeito Samuel abraçado pelo Banco Mundial e Secretaria das Cidades.

Raimundo Bezerra Filho
Vice-prefeito do Crato

14 comentários:

  1. Só não entendo, Raimundo, porque ao invés da Praça Alexandre Arraes, não foi escolhida a Praça Cristo-Rei que está literalmente Acabada.

    Se tivesse de escolher apenas uma praça para reforma, a maioria no Crato escolheria a Praça Cristo-Rei.

    Minha pergunta é: Por quê ela não foi incluída nessa lista ?

    Abraços, e obrigado pelo excelente material, agora finalmente postado na íntegra.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. caro ,Dhielson que lindos projetos, bem elaborado,dara uma cara nova ao centro ,vc e ,um batalhador, postou legal ,parabens ,
    admiro seu trabaluo afrente do blog

    ResponderExcluir
  3. Raimundo, nós só precisamos saber se a reforma vai ou nao coincidir com a Expocrato. Como disse na outra matéria, seria uma tragédia tanta poeira, barulho e caos no centro do Crato em plena exposição, vc nao concorda ?

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir
  4. Aristides Tavares de Figueiredo27 de maio de 2011 22:22

    Sinceramente...essa coberta no meio da Siqueira Camapos ficou o fim... não vou nem falar na exclusão pura e simples da fco sá...

    Enfim. Que nenhuma árvore venha a tombar nestas intervenções, notadamente as da alexendre arraes e as da sé.

    ResponderExcluir
  5. Essa coberta na Praça Siqueira Campos é mesmo horrível.

    Sou a favor de ser construído lá uma TRIBUNA, alta, com degraus, para que as pessoas possam subir e discursar. Afinal de contas, a Praça Siqueira Campos é o centro nervoso do Crato.

    lá em Campina Grande existe na praça central, uma tribuna, que é usada por qualquer cidadão. Foi a melhor coisa já inventada naquela cidade pelo ex-prefeito Ronaldo Cunha Lima.

    Porque não fazer uma coisa assim no Crato também ?

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  6. Quero dar parabenssss,para os projetos ficarão todos bons,vai dar uma face nova para nossa cidade, que já vem merecendo ha um bom tempo,minha dúvida e minha preocupação, são naquelas pessoas que residem nas áreas de riscos,e que perdeu sua casa no periodo de chuva, ou ta com sua casa comprometida,e nós, que moramos na cidade preocudo com,tribuna no meio da praça,falando que tá feio outros diz bonito,ou com poerira e barulho no periodo da expocrato,É SERIO É ??? COMO FICA AQUELES CRATENSE QUE FICARÃO SEM CASA. TIAGO RIBEIRO

    ResponderExcluir
  7. Acho que a Cristo Rei não está no projeto pelo fato da priorização ser das 4 praças que se encontram na principal avenida do Crato,que liga o Centro a vários bairros, como por exemplo(começando do início das ligações) Vila Alta e Seminário, Pimenta ,Caixa D`agua e Sossego. Eles querem dá ênfase a essa principal avenida que começa praticamente ali no começo da Vila Alta(perto do canal) e vai até o Pimenta somando cerca de 2,5kms até o seu final. E como essas praças estão nessa ligação, o foco foi todo pra elas.

    Gregório Nascimento

    ResponderExcluir
  8. Pois é Dihelson... A praça Alexandre Arraes está precisando apeas de uma boa pintura e jardinagem.Já a tão bonita praça Cristo Rei é que precissa urentemente de reforma, inclusive a fonte, a samaritana que jorrava água... Esta sim precisa de reforma urgente.

    ResponderExcluir
  9. Dihelson.. com certeza a praça Cristo Rei precisa de reforma urgente.

    ResponderExcluir
  10. Caro Dihelson.... Com certeza a praça Cristo Rei está precisando de reforma urgente.

    ResponderExcluir
  11. Que PIADA! Vão gastar ainda com a praça Siqueira Campos???

    Enquanto isso...

    Não temos transporte coletivo em nossa cidade! Em suas inúmeras entrevistas nesse blog, o senhor prefeito nunca tocou nesse assunto!


    Alguém pode me responder como o cidadão pode se deslocar por exemplo, do Seminário ao Alto da Penha, da Vila Alta ao Bairro Mirandão? Do Lameiro ao Granjeiro?

    a) De carroça
    b) Nas Kombis sem segurança e nem manutenção
    c)Nas D-20
    d)Na garupa de uma moto (imaginem uma senhora de 60 anos)
    e) Táxi

    PARABÉNS..SÓ NO CRATO MESMO!

    ResponderExcluir
  12. João Paulo,

    O transporte coletivo, embora seja um serviço prestado atravez de uma conseção publica, é explorado pela iniciativa privada, a prefeitura ja lançou licitação 2 vezes e nenhuma empresa compareceu.

    José Carlos

    ResponderExcluir
  13. Minha Nossa Senhora da Penha rogai por nós, temos tantas,tantas e tantas coisas mais urgentes para tratar e o povo está pensando em praça, tá tudo bem necessitamos que as praças fiquem bem estruturadas,mas por enquanto vamos reformar primeiro as escolas municipais que estão sem assistência,alguém sabe do concurso?(por favor,se souberem de algo a este respeito me informem!),a buraqueira que nunca acaba, o nosso Crato está se desmanchando e o lixo que cobre toda a cidade(a população tem muita culpa nisto que fique bem claro que não estou culpando só a administração),continuando, tem pessoas que moram perto do Colégio 18 de Maio que no período das chuvas passaram por necessidades,até hoje nunca recebeu uma cesta básica sequer,a cratera que temos no Seminário vejo a hora de alguém cair lá dentro e o canal que mesmo depois das chuvas continua quebrado deixando a cidade feia...
    Bom estes são alguns tópicos que deveriam ser avaliados pela administração da nossa querida cidade, antes de colocar como prioridade as reformas das praças,pois do que adianta belas praças numa cidade feia com um buraco enorme e o canal caindo aos pedaços.
    Olha nos dicionários, até nos mais simples tem o significado da palavra PRIORIDADE,que tal a administração ler.

    Obrigada pelo espaço aberto para um desabafo!

    Ilanna Tenório Farias Campos.

    ResponderExcluir
  14. Minhas sugestões:

    1) Invistam bastante em ÁRVORES nas nossas praças.

    2) Coloquem MONUMENTOS para tornar nossas praças um local de apreciação constante, exaltem as pessoas que foram importantes para nossa cidade, e não "monumentos" como essas colunas para a praça siqueira campos.

    3) Não invistam em projetos que sejam modernos e que se tornem ultrapassado com pouco tempo. Inovar não é fazer prédios com as arquiteturas

    4) Façam licitações bem feitas exigindo materiais de qualidade, além de uma supervisão boa.

    5) Pensem direito na urbanização das barracas de alimentação das praças.

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.