27 maio 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - ´Noite das Solteironas´ abrirá Festa de Sto. Antônio


Socorro Luna mostra o kit do milagre. Neste ano, também pode auxiliar os gays que querem casar - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - O sagrado e o profano se misturam na Festa do Pau da Bandeira, que começa amanhã com muito bom humor.

Barbalha. Com a "Noite das Solteironas" será aberta, neste sábado, a Festa de Santo Antônio, padroeiro deste Município. No domingo, a abertura prossegue com o carregamento do pau da bandeira e show de grupos folclóricos, uma festa popular de tradição secular. Para a edição deste ano, a organização do evento estima público médio de 500 mil pessoas.

Para receber público tão numeroso, a festa conta com um esquema de segurança. A Delegacia local funcionará 24 horas por dia, em regime de plantão. Haverá ainda um reforço de 150 policiais militares, do Batalhão de Juazeiro do Norte e de outras companhias, além do Corpo de Bombeiros.

Na região, é alimentada a crendice de que a moça solteira que toca no pau da bandeira não passa mais de um ano sem casar. A professora e poetisa Sebastiana Gomes de Almeida, conhecida por "Bastinha", bota mais pimenta na superstição com estes versos: "É meu santinho bendito/ padroeiro de Barbalha/quem sabe aí no infinito/depois dos trinta inda valha/na terra não importa a zona/corroa e solteirona/é o nome que mais calha".

Socorro Luna, organizadora da "Noite das Solteironas", divulga um "kit do milagre" para as moças que querem casar. O kit tem foto e medalha de Santo Antônio, casca e folha do pau da bandeira, chá feito das cascas e um terço fabricado com as sementes da árvore que neste ano serve de mastro, no caso, a "rama branca". O chá é recomendado para "os casos mais complicados". Na fórmula: "Cloridrato de milagre, 100mg; cloridrato de fé, 200mg; e oração antoniana, 100mg". O "Grupo das Solteironas de Barbalha" mantém uma barraca na Praça da Matriz onde são vendidos os kits.

O "kit do milagre" também traz uma oração, que diz: "Oh, glorioso Santo Antônio, protetor das encalhadas, venho aos vossos pés humildemente vos pedir, arranje-me um namorado, que seja bom, fiel, amoroso, trabalhador e que tenha pressa para o matrimônio".

A vontade de arrumar um bom partido leva milhares de moças a participar da festa, tocando o Pau da Bandeira, sentando-se sobre ele e mesmo bebendo o chá produzido com pedaços da casca da árvore. Também não falta quem assine a bandeira com a imagem de Santo Antônio, para reforçar o pedido ao santo.

"Essa é a grande esperança. Isso aqui dá tanto matrimônio. Já teve casamento do Oiapoque ao Chuí. E agora, com a aprovação da lei do casamento dos homossexuais, eles vão ver que o chá da casca funciona também", garante Socorro, complementando: "Santo Antônio não tem preconceito".

A principal atração é, sem dúvida, o carregamento do Pau da Bandeira de Santo Antônio - um mastro de 23 metros e 2,5 toneladas, transportado ao longo de nove quilômetros nos ombros de 200 carregadores, como forma de penitência e tradição, até ser fincado no Patamar da Igreja Matriz. O carregamento é acompanhado por uma procissão de milhares de pessoas, em uma tradição que une elementos sagrados e profanos.

Na semana em que tem início a festa, a cidade realiza o projeto Consciência Ambiental. Unindo a Prefeitura à sociedade civil - da Igreja às empresas, dos clubes aos hospitais e entidades de classe, o projeto vem promovendo blitze ecológicas nas principais vias, com distribuição de adesivos, panfletagem, sacolas sustentáveis e mudas de árvores. Quem passa pelas blitze também recebe orientações sobre os cuidados com o meio ambiente.

Três palcos

No domingo, após ser carregado no cortejo, o pau da bandeira será fincado em frente à Igreja Matriz de Santo Antônio, onde ostentará a bandeira sinalizando que a cidade está em festa, em louvor ao santo.

Os festejos a partir desse dia incluem desfile de 90 grupos folclóricos, em uma grande demonstração da diversidade artística e cultural de Barbalha.

De amanhã até o dia 13 de junho, a cidade de Barbalha conta com três palcos: um no Largo do Rosário, um no Marco Zero e outro no Parque da Cidade. Sempre com programação musical realizada até a madrugada, com direito a muito forró, com atrações de destaque local e, também, nacional.

MAIS INFORMAÇÕES

Prefeitura Municipal de Barbalha, Rua Neroly Filgueiras Sampaio, 141, Centro - Cariri
Telefone: (88) 3532.0090

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.