09 maio 2011

Pedagogia do Absurdo – Por: Luiz Domingos de Luna


A
massa do conhecimento é a ferramenta básica para a construção da civilização, assim quanto maior for à absorção, maior a possibilidade de aptidão da sociedade ao aprimoramento no convívio interativo, e, por conseqüente o desenvolvimento de uma Cidade, Estado ou País.

O Conhecimento é uma grandeza imaterial que é absorvida no espaço social, ou em instituições específicas para tal fim. Pelos dados amostrais existem varias escolas, inclusive a escola que fornece o conteúdo epistemológico.

A fusão do saber corrobora as novas tecnologias como instrumento a construção do edifício deste patrimônio imaterial necessário a civilidade, a evolução e ao crescimento afirmativo de toda conjuntura imersa no espaço tempo.

O Modelo Mental ao aprisionar o novo, via novas ofertas disponíveis, na verdade está tão somente recebendo equações que foram questionadas, analisadas, provadas cientificamente e hoje projetadas de forma massificada e disseminadas com rapidez e precisão no mundo on-line. Um avanço de valia maior, onde toda sociedade ganha e tudo fica muito próximo, assim, o conhecimento não mais privilégio de alguns, vez estar disponível na internet a toda sociedade a um clik, tudo se abre, é uma chave mágica, linda, oportuna e necessária para a formação integral do ser humano em sociedade.

Cria-se um imbróglio generalizado, quando se coloca a internet como um fim, e o ser humano como o meio, pois nesta postura pensamental o humano vai buscar o conhecimento na sua caixinha mágica, muitas vezes se contenta com os dados superficiais, pensando ter o conhecimento integral, ora, há uma distancia de anos luz a totalidade, a pesquisa dos dados amostrais precisa ser intensa, diversificada, ampla, infinitamente ampla, após análise do vasto material disponível, numa amplitude de visão cognitiva apurada com a criticidade, com a problematização e destilação dos dados colhidos.

Sem esse processo, muitas vezes cansativo, oneroso ao tempo, ao desgaste mental, a penitência do filtrar bem positivamente, intensamente, ao olhar claro, fundo e largo, está se construído uma nova pedagogia: a Pedagogia do Absurdo!

Luiz Domingos de Luna – Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.
( Via Beto Fernandes – Colaborador )

2 comentários:

  1. Olá Domingos!
    Parabéns pelo artigo. O assunto é bem atual e merece nossa reflexão.
    Grande abraço!
    Rose Felliciano.

    ResponderExcluir
  2. Oi Domingos!!

    Parabéns pelo excelente texto! Vc explanou com muita sabedoria sobre as propriedades do conhecimento e suas vias de acesso e difusao: "Cria-se um imbróglio generalizado, quando se coloca a internet como um fim, e o ser humano como o meio"
    Com a globalizacao, nao há mais fronteiras para o alcance da informacao, mas nao é da competencia somente da internet favorecer a distribuicao desta, já que por via "on-line" também se encontra material contraditadorio e pouco confiável, sem dizer ainda, que grande parte da massa nao dispoem desse recurso. Por vias da modernidade e tecnologia, hoje as pessoas se encontram em estado letárgico, robotizadas, idiotizadas... algumas sequer saber conseguem abrir um livro... Conhecimento é coisa séria, mas é necessário saber onde buscá-lo sempre... E sempre, duvidar do que se ve por aqui... Só quem "conhece" é capaz de discutir e questionar!!
    Excelente texto,
    Abracos pra vc!!!
    Geyme Lechner Mannes
    www.geyme.com

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.