21 maio 2011

Diversidade Cultural - Por José de Arimatéa dos Santos

Ao observar numa rua os indivíduos no seu ir e vir de todo dia podemos ver o quanto somos diferentes em todos os aspectos. Normal e saudável essa diferença que marca profundamente a espécie humana. Mas há aqueles que querem impor sua vontade, estilo ou modo de vida e é contra a toda e qualquer diversidade. Nesse momento vou procurar focar meu pensamento na diversidade cultural, pois hoje se comemora o dia da Diversidade Cultural que é uma data instituída pela ONU(Organização das Nações Unidas) e tem o objetivo de promover o diálogo e o desenvolvimento.
Na cultura de massas vemos que inexiste de fato essa diversidade cultural, principalmente na música tocada nas rádios. O rádio é uma mídia que aprendi a gostar desde tenra idade e acredito ser a mais próxima do povo. Mas é nele que predomina, a força econômica de alguns, o mesmo estilo, música e seja o que for. No final de janeiro estava eu num quarto de hotel em Fortaleza e lá pelas tantas da noite a insônia me abateu. Liguei o rádio e tenho o hábito de ficar mudando de emissora a todo instante. Fiquei surpreso com a qualidade das músicas. Músicas nacionais e internacionais de primeira grandeza que durante o dia não se toca de jeito nenhum. Mas a realidade é dura e cruel e logo no início do dia volta-se a tocar esse forró eletrônico e música sertaneja. Pareceu até sonho um dia as rádios voltarem a tocar a diversidade musical.
É mais do que necessário o incentivo do poder público para todas as manifestações culturais, pois a riqueza brasileira no campo cultural é infinito. Cada região brasileira tem sua marca cultural predominante e que mostra a verdadeira brasilidade de cada recanto verde e amarelo. O folclore, a dança, a cerâmica, o carnaval e tantas manifestações culturais estão vivas e merecem mais apoio para a continuidade e as gerações futuras também têm o direito de usufruir dessa nossa riqueza. E nesse dia mundial para a Diversidade Cultural, o Brasil tem condições de contribuir muito nesse processo porque a nossa rica diversidade cultural está solidificada na união das culturas européias, africanas e indígenas. O mundo se sente representado aqui no nosso país e só falta a volta do respeito pela maioria e a diversidade cultural se consolidar de vez em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.