30 maio 2011

A CIDADE DO CRATO TERÁ A SEGUNDA RADIO POSTE COMUNITÁRIA DE LINHA MODULADA


As comunidades do Alto da Penha e Rabo da Gata, em Crato, vão ser beneficiadas com um programa cultural que consiste na implantação de atividades que vão desde a modernização da biblioteca Luiz Cruz, que vai possibilitar a realização de trabalhos de resgate histórico junto aos moradores, à criação da Radio Cultural do Araripe, desenvolvendo o projeto “alô rabo da gata“. A Radio Comunitária de Linha Modulada funcionará como o antigo Serviço de Alto Falante e será operacionalizado por crianças das duas comunidades em um Studio equipado com computadores, mesa eletrônica, microfones e mixadores que proporcionará o som ambiente será distribuído para dezenas de caixas acústicas afixadas nos postes das principais ruas dos dois Bairros, extensivo até ao Centro Cultural do Araripe localizado na antiga REFFESA.

O projeto vai ser implantado pela secretaria municipal de cultura, esporte e juventude com o apoio da prefeitura municipal que ficará responsável pela aquisição dos equipamentos, promover cursos de formação aos locutores e operadores mirins, programadores, elaboradores de textos e muitas outras ações. As crianças selecionadas pelo projeto da Radio Cultural do Araripe estão indo fazer residência na Casa Grande em Nova Olinda onde há toda infra estrutura capaz de oferecer aprendizado de qualidade e intercambio cultural.

A secretária de cultura, esporte e juventude do Crato, Daniele Maria Ferreira Esmeraldo classifica o projeto de longo alcance social não apenas por ser uma nova modalidade de comunicação para as duas comunidades, mas também por se tratar de um sonho realizado. Acredita ela na inserção e conscientização dessas crianças na sua verdadeira identidade cultural e formação de seus pensamentos atuantes na sociedade. Disse Daniele que a Radio Cultural do Araripe é um veículo onde a comunidade terá seu próprio espaço de comunicação e entretenimento.

Ainda fazendo parte do mesmo projeto, as imediações do prédio onde vão funcionar as atividades culturais serão revitalizadas com novo visual em pintura realizada por artistas plásticos locais e as crianças do projeto. O custo de montagem de todo o sistema foi de 18 mil reais conseguido através do premio “ pontinhos de cultura “ programa do governo do Ceará que tem por objetivo incentivar os projetos desenvolvidos por crianças e adolescentes de todo o Estado.

Por: Wilson Rodrigues - Colaborador

Um comentário:

  1. Parabenizo a Prefeitura, através da secretária de cultura Daneiele Esmeraldo,pois essa iniciativa,trás a oportunidade de otimizar o protagonismo juvenil .

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.