05 maio 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Crato realizará Festival de Cinema em Junho


Vittorio_di_maioEm primeiríssima mão, o Jornal Chapada do Araripe informa que durante o mês de Junho ( 2011 ), a cidade do Crato-CE, será palco para a apresentação de cerca de 21 filmes produzidos por artistas cratenses. Durante 7 dias, será apresentada a produção cinematográfica de cineastas caririenses renomados, tais como Rosemberg Cariry, Jefferson Albuquerque, Jackson Bantim, dentre outros. A programação tem o apoio da administração Samuel Araripe, e da Secretaria de Cultura do Município. O evento faz parte das comemorações pelo centenário da primeira projeção cinematografica realizada no interior cearense em 1911, em Crato, pelo italiano Vittorio Di Maio. A idéia foi concebida pelo radialista e memorialista Huberto Cabral, que disse à nossa reportagem, que o evento acontecerá no Cine-Teatro Salviano Arraes Saraiva, e contará ainda com uma exposição de fotos, objetos do cinema da época, além de palestras, cocktail, entrega de troféus a todos os cineastas homenageados, e a recriação de uma sessão de cinema típica da época, quando entre a troca de um rolo de filme, a banda municipal tocava para animar a platéia. Os detalhes ainda serão acertados em reunião que acontecerá na primeira semana do mês de maio, na secretaria de cultura, esporte e juventude do Crato, com a secretária Danielle Esmeraldo, mas o prefeito Samuel Araripe acatou em primeira mão a idéia, que se integrara às comemorações alusivas à semana do município de Crato.

Saiba Mais – Vittorio Di Maio em Crato

O italiano Vittorio de Maio foi o pioneiro na exibição de filmes no interior do Ceará. Trata-se de uma das figuras mais interessantes da história do cinema no Brasil. Basta dizer que seu empreendedorismo e amor à Sétima Arte, desde os primórdios do audiovisual em solo brasileiro o fez abrir inúmeras salas de exibição de Petrópolis, no Rio de Janeiro, passando por São Paulo, a outros estados como o Rio Grande do Sul, Bahia e Ceará, terra que aportou para fixar residência e onde findou seus dias.

Di Maio é natural de Nápoles, Itália, nascido no ano de 1852, vindo a falecer em Fortaleza no ano de 1826. Não existem dados muito precisos sobre sua vinda ao Brasil, embora seja hoje reconhecido como o realizador das primeiras imagens produzidas no país, ou vistas, e principalmente como primeiro exibidor em solo nacional. É tido como fato inconteste, entre os críticos e historiadores, que o italiano tenha sido o pioneiro na exibição de filmes do Brasil com o seu omniógrapho (ou o cinematógrapho de Lumière – há controvérsias), instalado a 8 de julho de 1896, na rua do Ouvidor nº 57, no Rio de Janeiro.

O fato mais curioso a ser registrado sobre o incansável Di Maio é o de ter criado, precisamente no dia 3 de junho de 1911, na cidade de Crato, no Cariri, o primeiro cinema do interior do Ceará, intitulado Cine Paraíso. É preciso esclarecer que anterior à referida data, ocorrera também em Crato a presença de alguns exibidores ambulantes utilizando-se do Bioscópio e da Lanterna mágica, aparelhos que funcionavam a partir de discos e placas de vidro com gravações de imagens. Tais equipamentos são anteriores ao cinematógrapho que, diferentemente, foi a grande revolução na captura e projeção de imagens a partir da película (filme) perfurada. Di Maio, entretanto, conforme as últimas pesquisas, foi o introdutor do cinematógrapho no Brasil.

Em sua coletânea de crônicas intitulada “História do futebol no Crato versus cabra preta”, Florival Matos nos informa que Vittorio Di Maio abriu o Cine Paraíso no prédio adquirido onde tempos atrás funcionava a casa de negócios do coronel Juvenal de Alcântara Pedrosa (na praça da Sé – esquina defronte ao atual Museu Municipal), tendo servido por muitas anos como sala de projeção. Segundo o autor, “inaugurou o cinema Paraíso o filme Borboletas Douradas. Um dos assistentes contou-me que as borboletas apareciam voando, e, quando pousavam, invés de borboletas eram mulheres…”

Fonte: Jornal Chapada do Araripe - www.chapadadoararipe.com
Fonte Adicional: Glauco Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.