23 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Celulares com sistema do Google também rastreiam dados do usuário


NE - O Google ainda vai dominar o mundo. Você duvida ?


Recurso permite que empresa colete nome e localização do dono do aparelho. Dados de celular podem ser usados para oferecer produtos específicos para os clientes. Os telefones celulares que possuem o sistema operacional Android, do Google, também estão equipados, como o iPhone, da Apple, com um polêmico sistema de localização de seus usuários. A informação é do jornal Wall Street Journal. O jornal destaca uma pesquisa do analista de segurança Samy Kamkar, que testou um aparelho da marca HTC com sistema Android. A análise foi realizada por causa de uma polêmica levantada nesta semana por um artigo publicado no jornal britânico The Guardian, segundo o qual o iPhone e o iPad contam com um sistema de rastreamento que armazena a localização dos aparelhos. Um dos autores do estudo relatou que seu iPhone havia registrado quase 220 mil pontos de localização de seus movimentos. Agora, o Wall Street Journal informa que os celulares com o sistema operacional Android também transmitem as localizações de seus usuários, o que gera uma base de dados de grande utilidade para a oferta de serviços disponíveis na região onde o usuário está.

Segundo números da empresa de consultoria Gartner citados pelo jornal, esse segmento de negócio pode crescer e gerar R$ 13 bilhões (US$ 8,3 bilhões) em 2014. No caso do Google, segundo a análise do WSJ, o telefone HTC com Android compila informações sobre a localização do usuário em períodos de poucos segundos, e as transmite à companhia várias vezes a cada hora. Entre os dados enviados também estão o nome, a localização e a força do sinal das redes Wi-Fi nas proximidades. Essas revelações geraram polêmica sobre a privacidade dos dados dos usuários. Nesta semana, o congressista americano Edward J. Markey enviou uma carta ao executivo-chefe da Apple, Steve Jobs, na qual questionava as políticas de proteção de dados da empresa. Ele exigiu que a Apple respondesse a suas perguntas até 12 de maio.

– Estou preocupado com as consequências desse recurso em relação à privacidade dos indivíduos. O congressista quer que a empresa de Vale do Silício declare se realmente rastreia a posição dos aparelhos e guarda informações, se notificou os usuários sobre esse procedimento e se esses dados atendem a interesses comerciais.

Fonte: EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.