29 abril 2011

´Rama branca´ servirá de mastro do pau da bandeira – Antonio Vicelmo


Bandeira2Barbalha. Escolhida a árvore que servirá de mastro do Pau da Bandeira da festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha. É uma espécie denominada popularmente de “rama branca”, que segundo o “capitão do pau”, Rildo Teles, mede 25 metros de altura e pesa cerca de três toneladas. “Esta é maior e mais pesada do que o mastro dos anos anteriores”, comemora Rildo Teles, esclarecendo que, quando a árvore é pequena, os carregadores reclamam.

Agora é aguardada a liberação do corte da árvore por parte do ICM-Bio que, no mês passado, ameaçou embargar o corte porque a Prefeitura, segundo o engenheiro ambientalista Pedro Carlos Augusto, não cumpriu o termo de ajuste de conduta que exige o reflorestamento da área. O corte está marcado para o dia 13 de maio. Durante a escolha do pau, foi feito, ainda, um geo-referenciamento das árvores que servirão de mastro para os próximos 10 anos. O secretário adjunto de Meio Ambiente de Barbalha, Marcos Maciel Torres, disse que “esse processo de geo-referenciamento será colocado no papel para ser entregue aos órgãos ambientais, mostrando que estamos fazendo previsões das árvores que serão cortadas num período de dez anos. Já temos um horto florestal e faremos um estudo técnico, juntamente com o Instituto Chico Mendes, e plantaremos árvores nativas que sejam propícias para a área”.

O professor Josier Ferreira, representando a Universidade Regional do Cariri (Urca), disse que a preocupação com o meio ambiente está sintonizada com o tema da Campanha da Fraternidade que, este ano, tem como objetivo defender a vida no planeta. A festa de Santo Antônio também faz referência à campanha, com o tema “Com Santo Antônio vocacionados a defender a vida no planeta”.

“Esta festa está garantida por dez anos, pois é centenária, precisa ser realizada com a preocupação com a natureza acima de tudo”, disse o professor. A festa será aberta, domingo, 29 de maio, com o desfile de cerca de 50 grupos folclóricos, entre penitentes, bandas cabaçais, reisados, carpideiras, maneiro pau, entre outros, a partir de 9 horas, logo depois da missa celebrada na Matriz de Santo Antônio. No mesmo dia, à tarde, é feito o transporte do pau da bandeira do Sítio Flores para a Igreja Matriz, onde a árvore é fincada como mastro da bandeira de Santo Antônio.

Programação

São duas semanas de rezas, leilões, trezenas e festas populares. O Parque da Cidade, um espaço destinado à apresentação de bandas, se transforma num verdadeiro arraial com a instalação de barracas para a venda de comidas e bebidas, shows e quermesse. O encerramento é no dia 13 de junho, com uma grande procissão de todos os santos padroeiros das capelas do Município, tendo à frente a imagem de Santo Antônio, transportada num jipe-andor decorado por senhoras da sociedade de Barbalha. A programação de shows será aberta domingo.

MAIS INFORMAÇÕES

Rildo Teles
Capitão do Pau da Bandeira
Município de Barbalha
Telefone: (88) 9966.4215

Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diario do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.