01 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - PROJETO DE LEI DO EXECUTIVO CONCEDENDO REAJUSTE SALARIAL AOS SERVIDORES É APROVADO


O Projeto de Lei de número 2. 688/2011 de autoria do Prefeito Samuel de Alencar Araripe, concedendo reajuste salarial aos servidores públicos, que ganham acima de um salário mínimo, foi aprovado na Sessão Ordinária desta quarta-feira, dia 30 de março. Após inúmeras assembléias, realizadas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais com várias categorias, bem como diversas reuniões da Câmarara Municipal, através da Mesa Diretora, tendo a frente o seu presidente, Vereador Florisval Coriolano (PTC), acompanhado pelos vereadores Joana Pedroza (PSB), Ailton Esmeraldo (PP), Luís Cory (PSC), Pedro Alagoano (PSB), Fernando Brasil (PSB) e Mara Guedes (PT) com a diretoria do Sindicato e com os secretários de Administração e Saúde do Município, respectivamente Cristiano Felício Calou e Cícero Bezerra França, o Projeto foi discutido e, em seguida, colocado em votação e aprovado.

Oito por cento para os servidores da Educação, garís, entre outras categorias, que recebem salário superior ao mínimo e seis por cento para os profissionais da Saúde, inclusive do PSF, foi o aumento proposto pelo Poder Executivo. No momento do debate, a Dra Sáskira Barreto Xenofante, Presidente da Associação dos Profissionais do Programa de Saúde da Família – PSF/ Crato, que abriga médicos, odontólogos e emfermeiros, afirmou que a categoria não ficou nada satisfeita, primeiro por considerar o reajuste irrisório, segundo por ser diferenciado, tratando de forma desigual as categorias. Sáskira disse que a Associação vai procurar a Administração Municipal para abrir um canal de renegociação.

Outro prejuízo reclamado pela categoria, segundo, ela, é o não recebimento do aumento salarial, retroativo a janeiro e a fevereiro. Dr Cláudio Esmeraldo, odontólogo do PSF, falou sobre as precárias condições de trabalho, inclusive, em algumas áreas, o transporte não consegue ter acesso, em consequência do mau estado de conservação das estradas e dos carros. Já o médico Bernardo Brito afirmou que a proposta de reajuste salarial do Poder Executivo quebra o princípio da isonoma (igualdade civil e política).

O Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Francisco de Matos Júnior afirmou que nehuma categoria está satisfeita com o reajuste concedido pelo Prefeito Samuesl Araripe. Ele disse que os servidores não podem se dividir na hora de reivindicar os seus direitos e acrescentou que o Sindicato não tem o objetivo de favorecer a nehuma categoria. A professora Franci Silva, em suas palavras, também confirmou o clima de insastifação dos professores.
O Vereador Pedro Alagoano (PSB) comentou que apesar de todo aumento ser bem –vindo, gerou uma insastifação devido a diferença do percentual prosposto pelo Governo Municipal. ”A Administração não pode praticar um tratamento desigual, entre as categorias”, comentou Alagoano.

Os vereadores Joana Pedroza e Fernando Brasil, ambos do PSB, propuseram que o Prefeito diminuisse o número de cargos comissionados e contratados e investisse mais nos servidores concursados, não só em relação a salários, como também na capacitação dos mesmos. A Vereadora Mara Guedes cobrou do Executivo um melhor tratamento aos servidores do Município.

O Vereador Florisval Coriolano (PTC) – Presidente da Câmara, afirmou que o Legislativo fez a sua parte, quando debateu com os setores interessados a proposta de reajuste do Governo Municipal, no entanto, Florisval foi enfático quando disse que na próxima discussão sobre aumento salarial, solicitará do Executivo que envie à Câmara com bastante antecedência o Projeto de Lei e não acatará pedido de apreciação, em caráter de urgência. Coriolano ressaltou que a atual Mesa Diretora tem discutido de forma democrática, entre os vereadores, instituições interessadas e com o povo, todos os projetos e assuntos que dizem respeito á sociedade cratense.

Fonte: Câmara de Vereadores do Crato

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.