29 abril 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeitura do Crato garante nova sede para o CVTec


Curso técnico de gastronomia continua com formação de pessoal para restaurantes e hotéis

O Centro Vocacional Técnico (CVTec) do Crato vai permanecer no cidade com o curso de Gastronomia, o único no Ceará que forma profissionais de nível técnico na especialidade. O prédio atual do CVTec será leiloado pela Federação das Indústrias (Fiec), disse o prefeito do município, Samuel Araripe, ao receber quarta-feira a presidente do Instituto Centec, Geórgia Aguiar, e autorizar a procura de novas instalações para a unidade.

“Pode procurar o prédio que mando para a Câmara o pedido de autorização para alugar, e fazemos convênio com o Instituto Centec”, disse Samuel Araripe. O prefeito considerou um bom indicativo para a continuidade do curso de Gastronomia a alto índice de procura no vestibular de 2010, de nove candidatos para cada vaga.

A coordenadora do CVTec do Crato, Tânia Ribeiro Dantas, informou que os cursos técnicos de Gastronomia e Cozinha já receberam 340 alunos, a maioria absorvidos pelo mercado de trabalho em restaurantes, hotéis e hospitais. O secretário de Administração, Cristiano Felício, observou que a formação de técnicos nas áreas de gastronomia e cozinha contribui para a culinária regional e com o potencial turístico do município.

A regra para a instalação de CVTs nos municípios era a doação do prédio pela prefeitura, disse Geórgia Aguiar. O Crato foi exceção porque a prefeitura tinha convênio com a FIEC e usou o imóvel da avenida Padre Cícero, 1260, que agora irá a leilão, disse Samuel Araripe.

A presidente do Instituto Centec indagou ao prefeito se o curso de Gastronomia atende às demandas da região, e ele confirmou. Geórgia Aguiar ofereceu à prefeitura do Crato os serviços da unidade que conta com sete tecnólogas em alimentos, duas com mestrado e uma profissional de gastronomia com curso superior. A oferta inclui trabalho para tornar o cardápio da merenda escolar mais atraente e um programa de capacitação para professores da rede municipal.

Por ano, em custeio e salários, o governo investe R$ 457 mil no CVTec do Crato. Como resultado da visita, a coordenadora do CVTec vai fazer uma apresentação dos serviços da unidade para os secretários de Ação Social, Turismo e Educação do município do Crato. Samuel Araripe declarou ser excelente o relacionamento com a coordenadora do CVTec, com empatia e entrosamento.

O diretor da Faculdade Centec de Tecnologia (Fatec) Cariri, com sede em Juazeiro do Norte, Raimundo Grangeiro, ofereceu à prefeitura do Crato a capacitação de pessoal na área de construção civil - pedreiros, eletricistas prediais, gesseiros, carpinteiros, marceneiros e serventes – nos moldes que tem prestado à prefeitura de Barbalha. “A área de serviços é uma das carências do Cariri, que tem tido um desenvolvimento gigantesco”, afirmou Samuel Araripe.

O prefeito informou que o Crato tem conseguido recursos por meio dos projetos elaborados no Plano de Requalificação Urbana (PRU) do município elaborado em 1995 durante oito meses. Segundo ele, o PRU reúne mais de R$ 500 milhões em projetos nas áreas de requalificação urbana, preservação do meio ambiente e da paisagem, melhorias e ampliação do sistema viário, habitação social, integração regional e saneamento ambiental. A captação de recursos é facilitada também pelo fato do município está adimplente perante os órgãos dos governos estadual e federal. Participou da visita Albaniza Noronha, da diretoria de Ensino do Instituto Centec.

Flamínio Araripe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.