15 abril 2011

Pacto pelo Crato I - Por Francisco Duarte


Esse importante município vem, ao longo dos anos, padecendo de um verdadeiro estado de catalepsia em suas mais variadas vertentes-seja a política, a econômica,a social ou a cultural. Dantes, pólo do Cariri cearense na medicina, na indústria e nas expressões culturais, afigura-se hodiernamente em papel secundário no contexto regional. O município do Crato foi superado por Juazeiro do Norte em termos econômicos(esse último apresenta indicadores econômicos bem mais robustos), educacionais (o números de cursos superiores é maior na “Terra do Padre Cícero”), políticos (a densidade de Juazeiro é bem mais evidente) e culturais(atualmente o vizinho município tem uma vida cultural bem mais intensa). A condição de líder no setor médico-hospitalar foi perdida, há tempos, para Barbalha.

Não se trata aqui de mero bairrismo doentio, pois os nossos vizinhos estão desempenhando o que lhes é de direito. E é até louvável e importante que os mesmos apresentem esse grau de dinamismo. Só os citamos para tomarmos-lhes como parâmetro, já que estão inseridos numa mesma geografia e apresentam muitos pontos convergentes com o Crato quando se trata de conjuntura histórico-cultural.

Em se tratando de representatividade política, percebemos o quão é frágil a nossa força política, quer seja em nível federal, quer seja no contexto estadual. Para ilustrarmos essa particularidade, tomemos como exemplo a reforma do canal do rio Grangeiro e suas adjacências. É certo que o Sr. Governador do Estado lançou um projeto para recuperação do mesmo, no entanto muito minúsculo diante de tantas avariações o qual foi submetido no decurso do tempo, devido as intempéries da natureza, mas também pelas ações desastrosas e inconsequentes de nossos administradores. Até quando deveremos esperar por uma verdadeira intervenção nessa área do município que não seja um simplório engodo?

Mas, 2012 se aproxima e já vemos e ouvimos tantas(os) salvadoras(es) do município empunhando as mais variadas propostas profiláticas e curativas para as mazelas que tanto atormentam as vidas dos cratenses e visitantes. Mas, o que poderá ser considerado um projeto ideal, que possibilite a recolocação do Crato nos trilhos do desenvolvimento equilibrado e socialmente justo?......

Texto: Prof. Francisco Duarte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.