13 abril 2011

Do Posto Regente ao Posto Crato - Por: Antonio Morais


Dedicado a Francisco de Assis Landim.


Posto Regente fundado por Mário Oliveira e depois transformado em Posto Crato, em sociedade com o Audisio Brizeno, resiste até nossos dias, instalado na gloriosa Praça Siqueira Campos – Crato. O Audisio era compositor e tinha uma bronca com o Rei do Baião Luiz Gonzaga porque o entregou uma musica pronta para ser gravada, e, a letra foi modificada para agradar um fazendeiro rico de São Paulo alem do Luiz aparecer como co-autor. Estes fatos tornaram o Audisio mais raivoso do que a falta do recebimento de qualquer direito autoral. A musica dizia assim:

"Meia noite o pinto pinica o galo O galo pinica o pinto O pinto quiriquiqui. Meia noite, é o berrado do bode É o roncado do porco Que ninguém pode dormir."

Deixando de fora a bronca do Audisio, que foi um grande amigo meu, peço permissão para contar uma historinha dos tempos do Crato antigo. A vida social da cidade era bem mais movimentada. Toda sexta-feira havia baile na AABB e aos sábados no Crato Ténis Clube, alem da grande vesperal de Domingo.

Na época eram poucos os automóveis, poucas famílias dispunham desse privilegio e era costume utilizar-se dos serviços do taxista. O Audisio tinha um timbre de voz bastante assemelhado a voz feminina e era costume receber trotes de pessoas imitando sua voz nos dias em que estava de plantão no posto, o que lhe deixava puto da vida.

Um belo dia, terminada a festa da AABB, já por volta das três horas da manha, uma senhora apanhou o telefone do Bar com o Aristides e ligou para o Posto Crato e o Audisio atendeu. Veja o dialogo que ocorreu entre os dois:

Audisio: "alô! Fininho danado"

A mulher respondeu: "quem está falando?" Com voz idêntica ao Audisio.

O Audisio fulo da vida respondeu furioso: porque você não vai imitar a puta que pariu? Desligando o telefone na cara da mulher que ficou tonta com tamanha agressividade.

Por: Antonio Morais

2 comentários:

  1. É muito bom quando o Morais resolve aparecer por aqui no Blog do Crato, e desta feita, dedicando a postagem a uma das grandes personalidades da nossa cidade, Sr. Assis landim. iremos lá tomar um cafezinho qualquer tarde dessas, Morais!

    Um forte abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Mário Correia de Oliveira Júnior14 de abril de 2011 00:13

    Parabéns! Morais pela reportagem!
    Voce fez-me lembrar muito do meu pai, o ex-vereador Mário Correia de Oliveira, que foi chouffeur de praça no Crato-Ce, contemporâneo de Audisio e depois proprietário de um dos primeiros Postos de Gasolina do Crato: "Posto Regente" de bandeira da Texaco. Funcionava onde hoje é a Prefeitura Municipal do Crato. Em breve farei a transcrição de uma reportagem neste sentido, feita pelo jornalista e escritor J.LINDEMBERG DE AQUINO, a qual dá ênfase ao Crato antigo.

    Muito Grato

    Congratulações ao Dihelson Mendonça

    Mário Correia de Oliveira Júnior

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.