31 março 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Radar Meteorológico entra em fase de teste hoje


Os equipamentos do radar funcionarão em conjunto com outro, o Banda X. Moderna tecnologia da Funceme vai permitir antecipar informações sobre chuvas e possíveis inundações no Estado.

Quixeramobim. Técnicos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) iniciam, hoje, os testes do radar meteorológico Banda S. Os ajustamentos finais estão sendo feitos. O novo equipamento deve entrar em funcionamento pleno durante o mês de abril. O equipamento auxiliará os técnicos na elaboração de avisos meteorológicos, visando antecipar as ações da Defesa Civil na prevenção de desastres associados a eventos extremos de precipitação. A população e principalmente os agricultores poderão contar com os benefícios do novo equipamento. Com ele será possível determinar a distribuição espacial, a intensidade e evolução temporal das chuvas sobre o Estado.

Conforme o Departamento de Meteorologia da Funceme, o radar Banda S, montado estrategicamente no centro geográfico do Estado, é formado por uma casa de força, sala dos equipamentos de operação e controle, instalada sobre uma plataforma a 9 metros de altura, em ambiente com isolamento termo-acústico apropriado, parte integrante da torre metálica com 12,50 metros de altura. Sobre ela foi instalado o posicionador e a antena, composta por um refletor parabólico de 4 metros de diâmetro, iluminado frontalmente no foco da parábola por um alimentador em guia de onda. Este refletor é uma peça única construída em liga de alumínio, com superfície sólida de alta precisão e baixa rugosidade, para otimização de ganho e mínima radiação em lóbulos laterais e lóbulos traseiros. Toda a estrutura metálica foi analisada e dimensionada para suportar ventos na velocidade de 180km/h.

O transmissor e o receptor do radar são integrados em um equipamento denominado transceptor do tipo Doppler. Ele opera de maneira remota e ininterrupta. Tem como função básica gerar um sinal de RF pulsado, possui frequência ajustável na faixa de 2,7GHz a 2,9GHz, dentro da banda S, alta potência de pico e alta estabilidade de frequência. Este sinal é enviado ao conjunto antena/ posicionador para ser irradiado. O acionamento dos motores do conjunto antena/posicionador, assim como o controle e processamento dos dados do radar são realizados por um conjunto servo processador que engloba em um mesmo gabinete diversas unidades (unidade servo-acionamento, processador de sinais Doppler, computadores de controle e de dados do radar).

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.