29 março 2011

Memória... Sítio Fundão. Por Pachelly Jamacaru


Nota do Editor: Agora que a casa-sede do Sítio Fundão vai ser reinaugurada, talvez os belos dias registrados nessas ótimas imagens do Pachelly Jamacaru voltem a ser uma realidade. ( Dihelson Mendonça ).

HOMENAGEM AO SR. JEFFERSON da FRANCA ALENCAR

Quando menino, meu pai me levava para o Sítio Fundão. É uma reserva natural, hoje sob a responsabilidade do Governo Estadual. Existe a idéia de transformar esta reserva, num parque ecológico, com visitação. Enquanto isso não acontece, infelizmente a morada e a memória estão ao léo, com sério risco desaparecerem seus últimos vestígios. Fica à aproximadamente a 01 Km da cidade de Crato-Ceará. Essa área, foi apreservada, amada, cuidada pelo Sr. Jefferson, um ancião de muita sabedoria, que contemplava e compreendia que deixar a natureza em paz, era colher os frutos desta atitude, simples, mas de muito conteúdo existencial. Ah, como me lembro daquele sorriso, daquela barba longa e branca, vestido de branco, sentado em sua cadeira de balanço, antenado com acontecimentos do mundo, mas sem se ausentar do seu recanto.

Sr. Jefferson,
- Bom dia meu filho, como vai seu pai! Pegue umas bananinhas, vá tomar um banho lá no poço fundo... Trouxe algum jornalzin da cidade?

Eu em verdade, banhava-me, era no profundo do coração daquele homem bom!
Entrada do Sítio: Julho 2010



Melhor, é não saberem como está este lar, agora! Estas imagens foram feitas, parte delas, em 2008! É melhor não ver, asseguro. Dói n'alma!




Assim fazia, igualzinho a estes guris, tomava um gostoso banho, na maior paz!




Uma das raridades do sítio, que é rico em biodiversidade.


Fotos: Pachelly Jamacaru
Proibida a Reprodução sem Autorização do autor

2 comentários:

  1. Apenas uma ligeira correção a esta excelente sequência de fotografias: o sobrenome do Sr. Jeferson era "da Franca Alencar".
    Parabéns pela postagem!

    ResponderExcluir
  2. Tem razão, Armando, e a falha foi minha, que me confundi. Mas já corrigi o problema.

    Abraço,

    DM

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.