17 março 2011

Governo do Crato promove parcerias para o combate à dengue


Diversos setores somam forças para combater a dengue no Crato



O combate à dengue no município do Crato está sendo fortalecido a cada dia, por meio de parcerias com órgãos importantes, além do trabalho conjunto das secretarias da administração. Ontem, o prefeito do Crato, Samuel Araripe, o secretário de Saúde, Cícero França, além de representantes do Tiro de Guerra e do Corpo de Bombeiros. Secretários municipais e técnicos da saúde estiveram reunidos no gabinete do prefeito para debater novas formas de atuação nos bairros da cidade, através de um trabalho que envolver a intersetorialidade.

Com isso, o setor de Mobilização do Município irá capacitar novos colaboradores, no intuito de levar orientações às comunidades. Na próxima sexta-feira, 100 jovens do que estão servindo ao Tiro de Guerra terão sua oportunidade de exercer de forma efetiva a cidadania, recebendo e multiplicando informações no combate ao Aedes aegypti. A reunião no Gabinete do prefeito contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente, Nivaldo Soares, Desenvolvimento Econômico, Duda Alencar; o Procurador do Município, Ernani Brígido, secretário de Infraestrutura, José Muniz, e o de Finanças, Olímpio Peixoto, além do coordenador do setor de Endemias, Marcos Aurélio, e a coordenadora do setor de Epidemiologia, Lídia Feitosa.

Todos os aspectos relacionados aos trabalhos que têm sido desenvolvidos no combate à dengue no Crato foram abordados, dentro do Plano de Intensificação das Atividades do Programa de Controle da Dengue, lançado no mês passado, e que tem surtido efeito importante, num momento em que a cidade é considerada de alto potencial de infestação. O secretário de Saúde, dr. Cícero, destacou a importância desse processo de parcerias e da colaboração da população. A participação do Tiro de Guerra foi enfatizada pelos seus representantes, os subtenentes Antônio Carlos de Araújo e Pedro Helder de Oliveira. A coordenadora do setor de Epidemiologia, Lídia Feitosa, destaca a importância da atuação no combate as doenças transmitidas por meio dos insetos, chamadas de vetoriais, a exemplo dos mosquitos transmissores da leishmaniose visceral. Ela também ressalta a participação das secretarias.

Áreas mais críticas estão tendo trabalho redobrado

Mais de 130 casos de dengue já foram confirmados este ano no município do Crato. As ações têm sido redobradas, principalmente nas áreas mais críticas, no sentido de combate do vetor. Essa abordagem foi enfatizada na manhã de ontem, durante reunião dos técnicos da Saúde com o prefeito do Crato, Samuel Araripe. No último final de semana, os agentes do setor de Endemias foram capacitados para o uso do novo larvicida no controle da dengue, que tem uma ação mais eficaz no combate ao mosquito.

Fumacê nos bairros

Toda semana tem sido realizado um calendário de aplicação com fumacê nos bairros da cidade. Para melhor eficácia, é importante na passagem do carro, que os moradores mantenham as portas e janelas das casas abertas. Hoje, a aplicação pela manhã acontece nos bairros Nossa Senhora de Fátima e Alto da Penha; à tarde na Independência e Pinto Madeira. Na sexta-feira, a aplicação pela manhã será na Misericórdia e, à tarde, nas Cacimbas, Vila Alta e Seminário.

Outras fotos da reunião:

http://3.bp.blogspot.com/-PRmq37sc-pk/TYGAE6cI-sI/AAAAAAAAWDM/9OlzNAPvo8Q/s1600/Image1.jpg

http://2.bp.blogspot.com/-5cgv54ApU7Q/TYGAEwBfDRI/AAAAAAAAWDE/UQ5T9HKEhMc/s1600/_DSC_0543a.jpg

Fonte: PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.