14 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Dengue causa 2º óbito no Estado do Ceará


O combate ao mosquito transmissor da doença é responsabilidade de todos, não só dos governos.

FOTO: DIVULGAÇÃO

Em 90 Municípios cearenses, já foram registrados 1.810 casos da doença, conforme boletim da Sesa. Sobral Uma criança de nove meses morreu vítima dengue no no Município de Itapipoca, região do Litoral Oeste do Estado. De acordo com o boletim da Secretaria de Saúde (Sesa), este é segundo caso de morte no Ceará em 2011. O primeiro teria sido um homem de 50 anos, que morava no Município de Itaitinga, a Região Metropolitana de Fortaleza. O sexo da criança não foi informado pela Sesa. Em todo Estado, segundo o boletim semanal da Secretaria, já foram registrados 1.810 casos em 90 Municípios. Em Itapipoca, que ocupa a segunda posição, perdendo apenas para Fortaleza, são 343 notificações, que chama atenção da Sesa. Pacatuba, Guaiuba, Massapê e Santa Quitéria já superam os números de 2010.

De acordo com os números divulgados na sexta-feira, pela Sesa, no Estado já somam 3.567 casos suspeitos de dengue em 118 Municípios. A infestação da dengue em Itapipoca é preocupante, ao começar a apresentar um aumento de notificações já no final de 2010. Se comparados os meses de janeiro de 2010 e 2011, houve um aumento de 331% dos casos - 132, em 2010, e 569 agora neste ano. Ao considerar a dengue hemorrágica, de 43 casos suspeitos, nove foram confirmados, dos quais quatro em Fortaleza, quatro em Itapipoca e um no Município de Caucaia.

Com complicação

A Sesa também registra 20 casos de Dengue com complicação. Seis deles aconteceram em Fortaleza. Pacajus e São Gonçalo com três cada; Itapipoca, cinco casos de dengue com complicação e um óbito; Miraíma e Morada Nova com um caso cada; e Itaitinga com um óbito. Outros cinco casos em investigação. Dois teriam ocorridos na Capital e três no Interior. Os cuidados com as crianças devem ser redobrados atualmente, pois elas podem sofrer mais com a doença neste ano, uma vez que não estão imunes ao tipo 1 da doença. O vírus deste tipo não circulava pelo Ceará há 16 anos.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.