28 fevereiro 2011

Tudo agora é "A VIROSE" ... Não existem mais doenças conhecidas - Por: Dihelson Mendonça


A DESCULPA DA INCOMPETÊNCIA - TÁ DANDO UMA VIROSE...

Quem mora no Crato já deve ter notado que não se fala em outra coisa: A tal da Virose. Gente que nunca leu uma página de assuntos médicos, já dão o diagnóstico para todas as mazelas que surgem. Se o sujeito aparece com uma dor de cabeça, é "da virose". Se tem uma dor-de-barriga, sempre chega alguém pra dizer: "Cuidado, que tá dando uma virose..." Dores lombares, falta de apetite, e até tristeza hoje em dia são tratados como "É da virose".

Os que entendem um pouquinho mais de alguma coisa, sabem que o termo VIROSE em si, não quer dizer muita coisa. Virose nada mais é do que uma infecção por vírus. Assim, uma gripe pode ser uma virose, causada pelo vírus da gripe. O( a) DENGUE pode ser uma virose, causada pelo vírus da Dengue. O que é estranho é essa aura de mistério, de misticismo que as pessoas criam, já que não podem explicar as coisas, de dar logo o veredito, mesmo sabendo que isso nada significa, e que os remédios podem variar caso a caso.

Ouve-se falar em casos clássicos: "Fulaninha está internada no hospital São francisco, com uma virose". Nem os médicos sabem que diaxo de vírus é esse! E quando os médicos são incompetentes, essa desculpa de "virose" veio mesmo a calhar; Tanto impressiona o paciente, como lhe alivia a culpa. Diz em tom solene: "A senhora está com uma virose!" pronto! como se isso resolvesse o problema. E a paciente, muito burra e acomodada diz: "Ah! doutor, então tá explicado, é a virose que TÁ DANDO. Todo mundo tá pegando. " E vai pra casa conformada, e o médico com alguns tostões a mais no bolso.

Por: Dihelson Mendonça

5 comentários:

  1. Dihelson diagnosticar a virose pelo nossos populares médico de plantao de ultima hora(o povo entendido)até ai tudo bem. O danado é quando eles querem passar um remédio. Ai eu digo te cuida classe médica.
    abraços
    Jair Rolim

    ResponderExcluir
  2. "E médico do interior sabe bem é criar GADO". ( Assim já dizia um antigo amigo meu, embora haja excessões à qualquer regra ).

    Virose! Ora Virose !!!!

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  3. Dihelson

    Texto simples,maravilhoso e riquíssimo! Peço sua autorização para utilizá-lo nas minhas aulas de sociologia!

    Antes as causas das mazelas eram sempre atribuídas a uma ação "sobrenatural". Muitos povos explicavam suas origens baseado em mitos...hoje tudo é culpa da virose! Essa semana estava falando dessa tal da "virose" com uma amiga! Que coisa!

    ResponderExcluir
  4. É muito realista e contundente esta matéria, mas antes de tomar alguma postura mais agressiva quanto a este comportamento médico, achei interessante pesquisar um pouco mais e encontrei um artigo interressante que acho importante compartilhar com todos:
    http://revistavivasaude.uol.com.br/Edicoes/70/artigo124616-1.asp

    ResponderExcluir
  5. Essa noite passada uma moça faleceu aos 27 anos de idade, por que teve uma dor de cabeça e até o presente momento o medico não deu o laudo de qual foi o motivo da morte; se a causa foi aneurisma ou ate algo contagioso tipo Meningite. E a primeira instancia era a tal "Virose".

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.