16 fevereiro 2011

Oposição questiona suposta viagem de Cid em jato particular


A oposição protocolou nesta terça-feira na Assembleia Legislativa do Ceará um pedido de explicações sobre uma viagem de férias do governador Cid Gomes (PSB) supostamente feita em um jato particular emprestado pelo empresário Alexandre Grendene. Grendene é um dos fundadores da fabricante de calçados, que tem benefícios fiscais no Estado. A Procuradoria-Geral de Justiça também vai analisar a informação, divulgada pela revista "Veja", de que Cid e sua família teriam usado o jato particular do empresário para ir aos Estados Unidos e ao Caribe entre os dias 20 e 27 de janeiro. Segundo a revista, os incentivos fiscais dados a Grendene foram renovados por mais 15 anos em 2009. A empresa também doou R$ 1,2 milhão para a campanha à reeleição do governador no ano passado.

Para o deputado Heitor Férrer (PDT), que protocolou o requerimento, o eventual uso do avião do empresário pode caracterizar improbidade administrativa.

"Eticamente ele não pode receber essa 'premiação'. Pedimos transparência." O requerimento deve ser votado amanhã. O governador tem maioria na Casa.

OUTRO LADO

A reportagem questionou o governo do Estado sobre o uso do avião e os benefícios fiscais, mas não houve resposta. Cid ainda não se manifestou sobre o assunto. A Grendene informou que a empresa não possui jatos no Nordeste e que, se houve empréstimo, foi do avião particular do empresário. A fabricante de calçados gaúcha começou a transferir sua produção para o Ceará em 1990, devido à concessão de benefícios fiscais. A parte administrativa ainda funciona no Rio Grande do Sul. Hoje, a Grendene possui nove unidades no Ceará. A maior parte delas fica em Sobral, cidade governada duas vezes por Cid. A primeira fábrica no município foi inaugurada em 1993, quando o governador era Ciro Gomes, hoje no PSB.

COLABORAÇÃO PARA A Folha de São Paulo, DE FORTALEZA
Folha de São paulo
Foto: Site "rastreadores de Impurezas"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.