14 fevereiro 2011

Bom Dia, Crato ! - Segunda-Feira, 14 de Fevereiro de 2011



Bom Dia, Crato!

O dia 28 de janeiro ficou marcado na história do crato, assim como o 11 de setembro está para os Estados Unidos. Muita coisa mudou no cenário político, na vida da cidade, na expectativa em relação à quadra invernosa, e na própria imprensa. Aqui no Blog do Crato, temos estado mais alertas em relação a tudo que acontece, às últimas notícias, tentando fornecer ao público um panorama dos últimos acontecimentos sobre a cidade do Crato, e sobre o desenrolar dos eventos que envolvem direta ou indiretamente a ajuda à nossa cidade. Nos 2 últimos dias acompanhamos uma série de mentiras espalhadas por alguns setores da imprensa francamente inescrupulosa da capital, que sempre teve um claro preconceito contra o Cariri, como se torcessem para que as coisas aqui não dessem certo. Não poderíamos nunca generalizar, mas muitos podem comprovar, pelo desdem que possuem certos setores da imprensa e mesmo pessoas da capital quando o assunto é o interior do estado, representado até em certas manchetes, como "O Crato, no Cariri..." como se o Crato não fosse do Ceará, como se Cariri não fosse também Ceará.

Tive oportunidade de morar por cerca de 10 anos em Fortaleza, onde por diversas vezes pude flagrar esse tipo de comportamento preconceituoso e até de desdém no meio artístico e na imprensa como se "Ah! é do Crato ? o que esse cara vem fazer aqui ?" . O leitor atento pode comprovar um fato simples que ilustra o que afirmo: De cada 50 ou mais reportagens no Caderno 3 ( que é o caderno de Artes do DN ), mais de 2/3 se referem a eventos e artistas da capital, e uma ninharia é da cultura do interior. Alguma reportagem sobre um artista do Cariri era uma raridade até bem pouco tempo. Aliás, tanta raridade, que a própria notícia vira notícia aqui no Cariri: "Você sabia ? Fulano ou Beltrano do CARIRI saiu no DN ?" Como se o DN fosse apenas um Jornal de Fortaleza !

É preciso que haja uma maior valorização do Cariri como um todo. De duas uma: Ou esse pessoal da capital passa a valorizar mais a vida, as Artes e a Cultura do Cariri ( Até porque o Cariri em termos de Cultura e Arte dá de 1000 a zero na Capital ), ou façamos nós mesmos a nossa divulgação, passemos a dar literalmente um "PÉ NA BUNDA" dos Jornais da Capital, e valorizemos o produto da terra. Já que é para "apartar", que seja de fato e de direito !

ALMANAQUE

14 de fevereiro: Dia de São Valentim

* 1793 - Revolução Francesa: a França anexa Mónaco ao seu território.
* 1956 - Nikita Khrushchov denuncia, no XX Congresso do Partido Comunista da União Soviética, o regime de Josef Stalin.
* 2003 - A ovelha Dolly é sacrificada aos seis anos de vida, por sofrer de uma doença pulmonar degenerativa incurável.

Nasceram neste dia…
* 1869 - Charles Thomson Rees Wilson, físico britânico (m. 1959).
* 1918 - Jacob do Bandolim, bandolinista e compositor brasileiro (m. 1969).
* 1944 - Alan Parker, cineasta britânico.

Morreram neste dia…

* 1831 - Vicente Guerrero, segundo presidente do México (n. 1782).
* 1943 - David Hilbert, matemático alemão (n. 1862).
* 2004 - Marco Pantani (na imagem), ciclista italiano (n. 1970).


PREVISÃO DO TEMPO
A noite foi de chuva, que começou por volta de 21:30 de ontem, mas diminuiu bastante depois das 22h. A previsão do tempo para hoje, segundo os maiores sites de meteorologia do país, indicam dia de Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Ventos de leste para noroeste a 10Km/h. O sol nasce às 05:42 e se põe às 18:02.

Bom Dia!

Dihelson Mendonça

Um comentário:

  1. Meu amigo Dihelson,
    Veja o que escreveu o brilhante jornalista Neno Cavalcante em sua coluna hoje no DN:
    "Logo mais, a partir de quatro da tarde, a TV Diário transmite o jogo Crato x Fortaleza direto do meu cariri."
    Concordo com suas palavras a respeito do tratamento da mídia da capital em relação ao cariri. Ontem mesmo comentei no Blog Gente de Mídia sobre as chuvas na capital e afirmei da nossa identificação com Recife. E me surpreendi, no bom sentido, nesse comentário de Neno Cavalcanti.
    Será também que falta as lideranças caririenses falar mais grosso em defesa do cariri?
    Abraço!
    Bom dia!

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.