04 janeiro 2011

Projetos para o Crato em 2011 - Prefeito concede entrevista coletiva à Imprensa


Prefeito do Crato concede entrevista coletiva à imprensa e destaca o ano de 2011 em seu governo

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, concedeu entrevista coletiva à imprensa, no final da tarde de ontem, e fez uma avaliação do seu governo em 2010, destacando a concentração de esforços para o desempenho de ações em 2011. Ele assegura que este ano, grandes obras serão realizadas no município. Há seis anos à frente da administração do município, o prefeito destacou projetos importantes que foram desenvolvidos em sua administração, no avanço de setores como a Educação, Saúde, Cultura, Ação Social e as obras de infraestrutura, com projetos de saneamento que têm sido desenvolvidos, no intuito de promover a qualidade de vida do cidadão cratense. Na ocasião, foram abordadas questões variadas, desde o esporte e o seu apoio ao time do Crato Esporte Clube, até meio ambiente e a criação de novos cargos, com a realização de concurso, que prevê a contratação imediata de 300 vagas e mais 800 para serem absorvidas de acordo com a necessidade e condições orçamentárias do governo cratense.

Samuel Araripe tratou de questões fundamentais dentro do processo de gestão administrativa, deixando claro o seu interesse de resolver os problemas relacionados a questões como o Canal do Rio Grangeiro e também o asfaltamento da estrada de Santa Fé. Disse, ainda, que a prefeitura conseguiu levantar do IPTU cerca de R$ 600 mil de receita, sendo inviável a realização de obras desta envergadura. Ao mesmo tempo, destacou que continuará lutando junto aos governos estadual e federal, no sentido de conseguir recursos para equacionar esses problemas.

Saneamento

Samuel Araripe destacou o projeto de saneamento que vem sendo desenvolvido no Crato, por meio da Coordenação da SAAEC, de substituição de 22 quilômetros de canos de amianto por PVC, no centro da cidade e nos bairros. Isso garantirá, segundo ele, água de qualidade para todos os cratenses nos próximos 50 anos. Os serviços de melhorias das ruas onde foram efetuadas substituições serão feitos nos próximos dias, a exemplo da ladeira da rua Presidente Kennedy. O prefeito ainda ressaltou que caso esses projetos não fossem desenvolvidos, o Crato poderia entrar em colapso no abastecimento nos próximos quatros anos, pela grande quantidade de água que estava sendo desperdiçada com a encanação antiga e cheia de falhas. Dentro das obras de infraestrutura também ressaltou o calçamento de 350 ruas da cidade, serviço que será efetivado nos próximos meses, dando segmento a um projeto amplo de urbanização que vem sendo desempenhado pela administração.

Educação

O prefeito do Crato destacou avanços na Educação e anunciou para os próximos dois anos, a construção de mais duas escolas com capacidade para mil alunos, cada uma, além de avanços no Plano de Cargos e Carreiras (PCC) e a construção da sede própria da Secretaria. Em decorrência das dificuldades administrativas em 2010, o prefeito do Crato disse que este ano será de sucesso administrativo. Para isso, irá cobrar mais empenho do secretariado, no sentido de superar todas as dificuldades enfrentadas durante o ano que passou. Samuel Araripe tratou da nova eleição na Câmara Municipal, da chapa encabeçada pelo vereador e presidente do legislativo, Florisval Coriolano, com naturalidade, e destacou a convivência harmônica e ao mesmo tempo interdependente que deve haver entre os poderes.

Viagem à Brasília

O prefeito do Crato, Samuel Araripe, disse que nos próximos dias irá a Brasília para lutar pela inclusão de projetos que venham resolver definitivamente todos os problemas relacionados ao abastecimento d’água na cidade. O chefe do executivo cratense ressaltou que hoje a Sociedade Anônima de Água e Esgoto do Crato (SAAC) é superavitária e que até o final do seu mandado fará com que uma equipe técnica avalie financeiramente a instituição, demonstrando o trabalho que foi desenvolvido em sua administração. Antes, falava-se até em privatizar a Sociedade, que era considerada extremamente problemática na cidade e que não vinha resolvendo problemas básicos.

Licitação de obras

Os novos projetos das praças centrais do Crato e da Encosta do Seminário entrarão numa nova fase. Isso ocorrerá a partir do dia 25, com o anúncio das novas empresas responsáveis pelas obras, conforme resultado da licitação. Esses projetos foram inseridos no Plano de Requalificação Urbana (PRU), elaborado durante a gestão do prefeito Samuel Araripe e que agora terão financiamento do Banco Mundial, com parceria do Governo estadual e também da prefeitura do Crato.

Novo Secretário de Saúde toma posse

Empossando, na tarde de ontem, como novo secretário de Saúde do Crato, o ex-chefe de Gabinete da Prefeitura, Cícero França. Ele entra na pasta no lugar de Nizete Tavares, que por motivos particulares, pediu exoneração da pasta. Ela esteve por seis anos à frente da Saúde. O prefeito do Crato, Samuel Araripe, empossou o novo secretário, que foi substituído na chefia de Gabinete pelo advogado Davi Cariri, também empossado pelo prefeito. A solenidade ocorreu no Gabinete da Prefeitura do Crato, com a presença da primeira-dama, Mônica Araripe, de jornalistas e radialistas. O prefeito destacou a importância do trabalho desenvolvido pela ex-secretária Nizete Tavares, que possibilitou uma nova estrutura para a saúde e justificou a escolha do novo secretário, por meio de critérios importantes, entre eles o bom relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. O novo secretário ressaltou que dará continuidade ao fortalecimento da Saúde e que esta semana estará reunindo com os diversos setores para se inteirar do encaminhamento dos trabalhos. Inicialmente, esteve com a coordenação do setor de Endemias para tratar da questão relacionada ao combate da dengue na cidade.

COMDEMA de Crato realiza sua 1ª Reunião Ordinária de 2011

O presidente do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente COMDEMA e Secretário de Meio Ambiente e Controle Urbano do Crato Nivaldo Soares de Almeida convida os conselheiros bem como a sociedade civil para estarem presentes na 1a Reunião Ordinária do ano de 2011, que será realizada próximo dia 11, no auditório da Secretaria de Saúde, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato às 8 horas 30 minutos. Na ocasião serão debatidos temas a respeito da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa e os Problemas Causados na Floresta Nacional do Araripe e seu Entorno proferidos pela chefe da Unidade de Conservação Federal da Floresta Nacional do Araripe, Verônica Maria Figueiredo Lima.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.crato.ce.gov.br

20 comentários:

  1. Um advogado para estar à frente da Secretaria de saúde? No mínimo estranho!

    * Falar nisso, alguem aqui sabe responder o porque da saída da Nizete?

    ResponderExcluir
  2. Leia a matéria completa, filho:

    Dr. Cícero França foi indicado ao cargo, por ter um excelente relacionamento com os servidores da administração, e, em especial, as Agentes Comunitárias de Saúde e os Agentes de Endemias, equipes do Programa de Saúde da Família, dentre outros setores importantes na área. Só isto já bastaria para ter êxito, mas há muito mais...

    Ele nao só é advogado, como também um excelente administrador. E sobre a sua alegação de um advogado à frente de qualquer secretaria, eu lhe afirmo: Ele antes era o chefe de Gabinete, o posto mais alto do município, depois do prefeito, mas já era também advogado. O que tem a ver ?

    Sabe, meu caro João Paulo, uma pessoa pode ter diploma para uma coisa, e ser brilhante em inúmeras outras. Dr. Cícero, eu conheço melhor do que lhe conheço. Uma das pessoas mais capacitadas a exercer um cargo de administração e estar à frente de qualquer secretaria. O prefeito poderia tê-lo colocado à frente de qualquer secretaria. Ele na verdade, colocou o que a administração tem de melhor, para o setor de Saúde.

    Dr. Cícero é uma pessoa que sabe tratar bem a todos, que conhece a fundo todas as pastas. Ele vem desde a outra administração. Tem um cabedal de experiência em gestão pública como poucos nessa cidade. Eu desconheço alguém que possa ter maior capacidade para aquele cargo que vai ocupar.

    Agora, se você não acreditar, faz o seguinte: Conversa com ele por apenas 10 minutinhos pra você ter idéia se ele é competente ou não ao cargo. Garanto que vais ficar boquiaberto com a capacidade, com a cabeça de um grande administrador, que pensa em praticidade, em métodos, velocidade nas resoluções, atendimento ao público, controle e avaliação da eficiência dos funcionários.

    Querido João paulo, na verdade não há nada de estranho na medida. O que há é que você simplesmente não conhece a pessoa em questão, nem sabe o que ela fez e faz. Apenas isso.

    Um Abraço,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  3. Dihelson,

    Quem anda pela prefeitura sabe a competencia que Dr Cicero tem, então João Paulo se fosse pela sua logica ministros e secretarios so poderiam ser se tivesse formação, e isso não acontece,acho que a indicação foi mais do que acertada e que Dr Cícero corresponderá a altura e surpreenderá muitos .
    Parabéns Dr Cicero desejo que logre sucesso nessa nova caminhada e pode ter certeza que eu torço por isso.

    ResponderExcluir
  4. Caro Dihelson

    O prefeito Samuel Araripe citou certa vez uma idéia que achei muito interessante e gostaria de vê-la implantada. Foi num ano em que o Canal do Rio Grangeiro transbordou. Ele falou em construir pequenas barragens a montante do canal como meio de evitar as cheias. Tal solução poderia reforçar o abastecimento d'agua da cidade. Valeria a pena implantá-la.

    ResponderExcluir
  5. Sr: João Paulo Fernandes,
    Como diz o Dihelson, percebe que o sr: não se deu o trabalho de ler a entrevista. Quanto ao Dr: Cícero foi uma bela escolha, ele é uma pessoa preparada e nos dias atuais caro amigo, não necessariamente tem que ser da área de saúde para ser secretário.
    Aproveito para desejar uma bela administração à frente da saúde Dr: Cicero.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Carlos, essa idéia eu acho fantástica.

    Hoje tivemos uma reuniao de quase 3 horas de duração entre o prefeito e a Assessoria de Imprensa, para discutir traduzindo em linguagem pura e simples, porque é que as notícias do município, dos investimentos que estão sendo feitos não estão sendo divulgados na imprensa e ao grande público, enquanto os boatos irresponsáveis tomam conta da cidade.

    Falamos de inúmeros projetos que tiveram início já em 2005 e ainda se arrastam para a concretização. Falamos que este ano de 2011 é o ano decisivo para por em prática tudo aquilo que se programou para o Crato:
    Reforma das Praças, Asfalto, Calçamento, Projetos para resolver o problema do Canal, Encosta do Seminário, Shopping Popular, Aterro Sanitário, e outra coisa:

    Samuel pretende, independente de se o projeto da ampliação que ja foi enregue ao governador sair ou não, construir 2 avenidas paralelas à Padre Cícero, para desafogar o tráfego, e interligando a Vila Lobo por dentro, que iria expandir a cidade e criar bairros no meio do espaço entre as avenidas, e outra avenida saindo de onde é o terreno do Centro de Convenções em direção à Barbalha. Na verdade, o PRU - Plano de requalificação urbana, elaborado por esta gestão contempla inúmeras coisas, e esses pequenos açudes são parte do PRU. A grande questão é por em prática e sair à cata dos recursos em Brasília e no Banco Mundial.

    Temos projetos para os próximos 20 anos no crato, e eu ficaria muito feliz se eu pudesse presentear o carlos com uma cópia do livro do PRU. Uma obra de arte arquitetônica que quando concluído, fará do Crato uma cidade de primeiro mundo. Infelizmente, existem poucas versões impressas, mas existe a versão para computador que pretendemos disponibilizar aos Cratenses.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  7. O Cícero França, não tenho dúvidas, será um excelente secretário. Como poderia ser também um ótimo prefeito municipal. Suas qualidades como homem de bem são reconhecidas e sua competência na gestão pública é fartamente comprovada.

    Saudações!

    ResponderExcluir
  8. Taí o Cacá Araújo que não nos deixa mentir. Cacá, aproveitando o ensejo, acho que você já deve ter visto que a sua idéia do Estado do Cariri está se propagando. Hoje o Jornal do Cariri publicou uma matéria, que já trouxemos uma notinha de rodapé para o Blog do Crato. A data acordada foi ótima, Claro, dia da proclamação da República de 1917 pelos Cratenses.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Otília, a sua sugestão é bem-vinda, só que ela já existe. Chegamnos à conclusão que nao basta existir a informação. A Assessoria dispõe de todas as informações do município. O complicado é essas informações chegarem por exemplo até a praça Siqueira Campos, fonte de boatos mentirosos sobre o Crato. Acho que iremos desenvolver uma estratégia para propagar a verdade sobre o Crato.

    Veja aí este rapaz que questiona se um advogado não poderia ocupar o cargo de administrador da Secretaria de Saúde. Que absurdo! E aquele outro que veio perguntar se o prefeito Samuel Araripe não nenhuma obra no Crato ? imagine !!! Se só na primeira gestão já tinha mais de 160 obras.

    Então, eu já pedi para fazer um levantamento de todas as obras do governo Samuel Araripe para termos em ponto de bala, com todas as informações. O povo do Crato precisa saber da verdade.

    Aqui no Crato tem muita gente ruim, sabe Otília ? Gente maldosa mesmo, invejosa. É por isso que o Crato não vai pra frente, porque enquanto se trabalha pra realizar os projetos, tem gente querendo jogar terra no ventilador, pra coisa TRAVAR mesmo, sabe ?

    O Crato é uma cidade em que o povo trabalha contra ele mesmo. Joga lixo nas ruas, toca fogo, depois reclama que a cidade tem lixo. Não pode existir um povo mais mal-educado e desinformado do que o povo do Crato!

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  11. Como desconhecer a espetacular competência desse grande cratense que é Dr. Cícero? Como não ver a dimensão que a partir de seu talento e dedicação, emprestou à Chefia de Gabinete do Executivo de Crato. Não falo apenas do competente profissional da advocacia, mas, do grande ser humano, do pai de família, e do grande homem público; sereno, lúcido, efeiciênte, negociador, determinado, sensível, enfim: Moldado para o próximo desafio. Com certeza nada de estranho; os competentes se estabelecem...e se consolidam.

    A saúde continua em boas mãos, aliás: excelentes mãos.

    Manoel Severo

    ResponderExcluir
  12. O problema, Severo, é que o nosso querido João Paulo falou sem conhecimento de causa. Ele não conhece o Dr. Cícero, nem sabe nem do que ele tem feito pra estar julgando, não conhece o extenso currículo, dos milhares de problemas que ele resolve...

    Agora, aí é que está o erro. Como é que não se conhece alguém e já se passa a Julgar, e dizer que é estranho, formando insinuações ?

    Julgar já nem é bom, e sem conhecer a vida e o trabalho de alguém, pior fica esse julgamento.

    Abraços,

    Parabéns, Cícero. Com a sua competência e responsabilidade extremas, ninguém melhor para tomar conta dessa pasta. Ah se tivessem outros Cícero França pra gente colocar em outros lugares também.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Moisés, vai cuidar desse RANÇO, antes que você aprodeça por dentro, cara!

    Para uma pessoa que se diz tão cristã, você é cheio de ódio no coração, julgando gente que você nem conhece ?

    É por isso que eu cortei mesmo certas coisinhas por aqui. Os comentários são moderados, porque alguns indivíduos são desagregadores. Atacam pessoas que nem conhecem a fim de apenas semear a discórdia, pular fora, e deixar o bolo para os outros resolverem!

    É mole ?

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  15. Dr. Cícero é um homem da mais alta reputação no Cariri. Não se vai atacar o Cícero nem qualquer pessoa aqui no Blog do Crato como quer aí o Moisés Rolim abertamente.

    Porquê ele quer atacar quem nem ele conhece ? Qual a intenção perversa que está por trás de se atacar um homem de bem, Moisés ?

    Sabe qual é a intenção? É gente que tem o DIABO no coração, pra maquinar o mal, que precisa se arrepender do que faz às pessoas!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  16. Calma Dihelson, em momento nenhum duvidei do caráter do Cícero França, será que não posso discordar de nada nesse blog? È impressão minha ou tudo que se fala por aqui leva-se para o lado pessoal, como se estivesse falando do prefeito ou criticando sua administração! Afinal, parece que nesse blog, de uns tempos pra cá, parece até proibido lançar qualquer tipo de crítica ou discordância referente a atual administração. O que aqui está em jogo não é o caráter do senhor Cícero, só achei estranho um advogado está na frente de uma secretaria de saúde, e pq não alguém da própria área? Da mesma forma que iria achar estranho alguém que “domina” a secretaria de infra-estrutura, ficar a frente da secretaria da cultura. È um pensamento meu, e daí? Logicamente não significa dizer que ele fará uma má administração, longe de mim pensar dessa maneira, espero inclusive que dê certo. Agora se libertem dessas amarras, eu não tenho nada contra o atual prefeito, nem contra sua administração, afinal NÃO DEPENDO EM NADA DELE, NÃO TENHO RABO PRESO COM POLÍTICO NENHUM, agora será possível que não posso discordar de uma medida tomada por uma pessoa pública que é o Sr. prefeito de minha cidade??? Era só o que me faltava!

    ResponderExcluir
  17. Querido João Paulo,

    Eu respeito o seu direito à discordância, inclusive nas ações governamentais como qualquer cidadão, inclusive eu também discordo de algumas coisas.

    O que soou mal e que você viu aí a reação da turma, é a sua maneira de questionar as coisas, a forma como escreveu, como a desconfiar do caráter de uma pessoa reconhecidamente idônea.

    VAMOS INVERTER AS COISAS:

    Você não nota isso, mas a gente que tá de fora, vê claramente.

    Te digo uma coisa: Se alguém chegasse aqui e escrevesse algo desconfiando de você, a minha reação seria a mesma.

    Digamos que alguém escrevesse assim:

    "Ouvi dizer que a empresa X de Juazeiro contratou um tal de João Paulo para estar à frente do setor de saúde. No mínimo estranho!"

    Sabenmdo que você teria os pre-requisitos necessários à exercer a função e conhecedor da sua capacidade, eu lhe defenderia da mesma forma, acrescentando pelo menos ao questionador: "Você diz isso porque não conhece a capacidade do João Paulo. Eu o conheço há muito tempo. Não precisa duvidar do João paulo, porque com certeza, ele vai dar conta do recado".

    A coisa funciona assim. Basta inverter as posições. Agora, eu não levo ao lado pessoal, e creio que essas inúmeras pessoas que responderam aí também não levaram. Apenas lhe responderam que "Fica frio, que o Cara é capacitado para a função".

    Os questionamentos são importantes. A maneira como se faz esses questionamentos, são mais importantes. Às vezes não é o que se diz, é COMO DIZ.

    Abraços, e nunca leve as coisas ao lado pessoal. Isso é apenas um simples debate.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  18. Agora sim esclarecido tudo.Chegamos no ponto X: O ENTENDIMENTO.Ganha a democrácia, ganha todos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  19. Valeu Dihelson, de fato, avaliando aqui,a impressão que passou é que eu estaria duvidando do caráter do senhor Cícero França, que repito, não foi minha intenção. É tanto que voltei ao tópico depois de muito tempo e me assustei com a proporção que o fato tomou. Espero que fique tudo esclarecido. Abraço!

    ResponderExcluir
  20. Oi, João Paulo, acho que agora ficou tudo bem. Eu lhe conheço e sei que não foi má a sua intenção, por isso lhe apontei que lesse a matéria de novo. Se fosse uma coisa rançosa, eu teria lhe dito, ou nem deixado passar o comentário, que poderia ser agressivo.

    Eu acho que o prefeito Samuel quis promover a secretaria de saúde quando arrastou seu melhor administrador para aquele local. Eu andei pensando nisso também nestes dias. Porque não teria ido alguém menos capacitado, sei lá, um médico, mas a secretaria exige não apenas um médico, mas um jogo de cintura, um conhecimento dos programas sociais, lidar com pessoas, e depois do secretário a pessoa que mais conhece o tramitar dos processos é o Chefe de Gabinete, pois despacha sempre.

    Aqui desejo sucesso ao Dr. Cícero, e que ele moralize e organize nosso sistema de saúde, junto aos agentes que ele tanto conhece e trata bem. Espero que a turma lá também fique satisfeita.

    O Cícero França também para quem não conhece, é poeta e compositor, parceiro do Cleivan Paiva, uma figura bastante humana, estão gravando um CD, de uma educação fantástica. Sempre ligado aos serviços públicos, o seu atendimento e valorização da pessoa humana são reconhecidos. Então, eu acho que vai ficar bem melhor.

    Abraços a todos,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.