14 janeiro 2011

MOMENTO DA POESIA - Por Claude Bloc

Secreto momento
- Claude Bloc -



A poesia me incita
e no silêncio se ata,
e me desata...
porque a poesia (con)vive
com a dor do poeta...
E no compasso do tempo
o poema amarga a rima
e pinga no ritmo,
sacudindo passo a passo
essa alegria complexa
que se esconde
na estrofe, no espaço...
E no momento preciso
no mais secreto momento
a poesia se encanta,
me traduz
e traz a luz
ao meu instante.

Claude Bloc


3 comentários:

  1. Claude, gostei bastante desse poema. Traz-nos reflexões: A razão da poesia...Buscar a razão da poesia é mais ou menos como buscar a razão de viver. Porquê vivemos ? Qual o sentido disso tudo ? Quando olhamos para a grande imagem da vida, nada faz sentido, e vejo apenas um velho a jazer num leito, sozinho, surdo, cego, esperando a hora derradeira. Aonde foram parar todos os seus amigos ? A arte é a única coisa que dá sentido à vida. Representa assim uma espécie de tênue raio de luz em meio à escuridão. Por isso você vive. Por isso ainda sobrevivemos e nos levantamos do leito todos os dias. Até que nem mais a poesia, nem mais os encantos de belas luzes e amores despertem mais qualquer desejo. Aí já não mais somos. Viveremos apenas em lembranças de dias felizes na mente de outros, e seremos partes, sílabas poéticas no turbilhão de tudo que chamamos de "existir".

    Abraços,
    Obrigado pelo poema!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Dihelson,

    Maravilha de comentário. Acho que você foi fundo na sua reflexão e em palavras foi além do dito e pensado no poema: foi mais longe...

    Abraço,

    Claude

    P.S.2ª estarei em Crato

    ResponderExcluir
  3. Claude Bloc,

    Quero lhe parabenizar, agora à frente do Blog Cariricaturas, você e Edilma Rocha, que estão fazendo uma belíssima administração. O Blog finalmente deixou de ser pessoal e passou a ser coletivo.

    O local tem um novo clima! Eliminou-se todas aquelas besteiras que não somavam nem subtraíam, aquele negócio de ficar endeusando A e B, e postagens sem sentido, que a gente chama de lixo Atômico.

    O site agora é dinâmico, tem artigos e adquire personalidade que impõe respeito. Em cada artigo postado, nota-se a primazia da palavra, da Arte Poética, conteúdo, a que ele se destina. A beleza, o carinho, o Design, a intensidade. Tudo mudou. E mudou para melhor.

    Parabéns por essa verdadeira guinada!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.