Secreto momento
- Claude Bloc -
A poesia me incita
e no silêncio se ata,
e me desata...
porque a poesia (con)vive
com a dor do poeta...
E no compasso do tempo
o poema amarga a rima
e pinga no ritmo,
sacudindo passo a passo
essa alegria complexa
que se esconde
na estrofe, no espaço...
E no momento preciso
no mais secreto momento
a poesia se encanta,
me traduz
e traz a luz
ao meu instante.
Claude Bloc
Claude, gostei bastante desse poema. Traz-nos reflexões: A razão da poesia...Buscar a razão da poesia é mais ou menos como buscar a razão de viver. Porquê vivemos ? Qual o sentido disso tudo ? Quando olhamos para a grande imagem da vida, nada faz sentido, e vejo apenas um velho a jazer num leito, sozinho, surdo, cego, esperando a hora derradeira. Aonde foram parar todos os seus amigos ? A arte é a única coisa que dá sentido à vida. Representa assim uma espécie de tênue raio de luz em meio à escuridão. Por isso você vive. Por isso ainda sobrevivemos e nos levantamos do leito todos os dias. Até que nem mais a poesia, nem mais os encantos de belas luzes e amores despertem mais qualquer desejo. Aí já não mais somos. Viveremos apenas em lembranças de dias felizes na mente de outros, e seremos partes, sílabas poéticas no turbilhão de tudo que chamamos de "existir".
ResponderExcluirAbraços,
Obrigado pelo poema!
Dihelson Mendonça
Dihelson,
ResponderExcluirMaravilha de comentário. Acho que você foi fundo na sua reflexão e em palavras foi além do dito e pensado no poema: foi mais longe...
Abraço,
Claude
P.S.2ª estarei em Crato
Claude Bloc,
ResponderExcluirQuero lhe parabenizar, agora à frente do Blog Cariricaturas, você e Edilma Rocha, que estão fazendo uma belíssima administração. O Blog finalmente deixou de ser pessoal e passou a ser coletivo.
O local tem um novo clima! Eliminou-se todas aquelas besteiras que não somavam nem subtraíam, aquele negócio de ficar endeusando A e B, e postagens sem sentido, que a gente chama de lixo Atômico.
O site agora é dinâmico, tem artigos e adquire personalidade que impõe respeito. Em cada artigo postado, nota-se a primazia da palavra, da Arte Poética, conteúdo, a que ele se destina. A beleza, o carinho, o Design, a intensidade. Tudo mudou. E mudou para melhor.
Parabéns por essa verdadeira guinada!
Dihelson Mendonça