03 janeiro 2011

Esperança de dias melhores- Por Magali de Figueiredo Esmeraldo


A passagem do ano gera nas pessoas uma alegria, uma vontade de mudar do velho para o novo. A virada do ano é comemorada com festas reunindo familiares e amigos. As cidades ficam coloridas com a explosão de fogos de artifícios. Há sempre uma esperança que dias melhores virão com muita saúde, emprego e felicidade. Também é um momento para refletirmos sobre a nossa mudança interior. Assim como é tempo de arrumarmos a casa, os guarda-roupas nos desfazendo do supérfluo, roupas de que nem precisamos e lotam os armários e poderiam ser aproveitadas por pessoas necessitadas. Participando de uma missa há alguns anos, nunca me esqueci das palavras do padre: “quando esvaziamos os nossos armários para doar roupas que não precisamos mais aos pobres, eles é que estão nos fazendo a caridade, pois queremos desocupar os armários”. O padre queria nos mostrar que em vez de acumular devemos partilhar o que temos de melhor. Assim é também com nosso espírito. Este é um momento para mudar nossa vida e iniciar o ano praticando mais o amor. Como conseqüência teremos um ano melhor para nós e para os outros. O primeiro passo para sermos melhores e nos doar mais é nos livrarmos do egoísmo, da falta de amor e da indiferença. É muito importante abrirmos o nosso coração a vivência do amor e da solidariedade.

O Evangelista João diz em suas cartas, que devemos amar uns aos outros, “pois o amor vem de Deus e quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor”. O amor aos irmãos nos leva a praticar o bem fazendo os outros felizes e promovendo a nossa própria felicidade. A felicidade está nas pequenas coisas: na união da família, na alegria de ter amigos, na doação aos outros. Saindo da indiferença e fazendo a nossa pequena parte, quem sabe ajudaremos um pouco mais na construção de um mundo sem violência, com mais paz e justiça. Não podemos perder as esperanças.
Desejo a todos os leitores e colaboradores desse blog um Ano Novo cheio de paz, amor e felicidade.

Por Magali de Figueiredo Esmeraldo

4 comentários:

  1. Magali,

    Seu texto, creio eu, veio ao encontro do pensamento de muita gente que apreveita esta data para fazer reflexão.

    São idéias muito bem concatenadas e fluem em fácil leitura, nos incentivando à partilha, não só de bens materiais, mas também de sentimentos altruístas.

    Gostei. Creio eu que você estava inspirada. Trouxe o melhor de si para nós, seus amigos e leitores.

    Obrigada por esse presente.

    Um abraço de amizade verdadeira.

    Claude

    ResponderExcluir
  2. Claude,

    Como sempre suas palavras me deixam muito sensibilizada, pois servem de grande estímulo para mim. Agradeço o incentivo e a amizade, que tenho certeza é verdadeira. Desejo um ano cheio de paz e felicidade para você. Que todos os seus sonhos se realizem!

    Abraços

    Magali

    ResponderExcluir
  3. Querida Magali. É verdade. Essa vontade mudar. Em mim, neste ano, se transformou numa fúria intensa de mudar tudo. Parabéns pela sua bela crônica. Você, como sempre, é um doce de pessoa.

    Abração,
    FELIZ ANO NOVO

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  4. Dihelson,

    O importante é mudar, com fúria ou com suavidade. Dessa maneira crescemos, caminhamos e conseguimos o que queremos.
    Obrigada pelo comentário e pela amizade. Aproveito para lhe desejar um ano com saúde, paz e felicidade!

    Abraços

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.