14 janeiro 2011

Artista Plástica Cratense EDILMA ROCHA recebe medalha de OURO no Rio de janeiro - Por Claude Bloc



EDILMA ROCHA, artista plástica de Crato, inscreveu-se através do Grupo Artes 100 Fonteiras, no final de 2010 no VI Salão Especial de Artes Plásticas - ABD, promovido pelo Museu Militar Conde de Linhares no Rio de Janeiro e conseguiu classificar-se como Medalha de Ouro com um trabalho em vidro líquido, cujo título é "Pavor em Chamas". Leia o que foi anunciado no Artes 100 fronteiras

domingo, 9 de janeiro de 2011

MEDALHA DE OURO

Nossos agradecimentos e cumprimentos a artista plástica Edilma Rocha - Fortaleza - Ceará pela participação e premiação “medalha de ouro no VI salão especial de Artes plásticas que aconteceu no Museu Militar Conde de Linhares no Rio de Janeiro em dezembro de 2010.
http://artessemfronteiras.blogspot.com/ - Estendemos nossas felicitações e agradecimentos também a artista plástica Nicole Gulin – Curitiba - PR, “medalha de ouro no III salão de Artes plásticas” que aconteceu no mês de novembro de 2010 na casa Histórica do Marechal Deodoro da Fonseca no Rio de Janeiro. Postado por Artes sem fronteiras às 23:38

O que é o MMCL - Museu Militar Conde de Linhares?


O Museu Militar foi criado em homenagem a Dom Rodrigo de Souza Coutinho, o Conde de Linhares, que nasceu em Chaves, Portugal, em 1745. Em 1808, o Conde de Linhares acompanhou a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil, onde exerceu as funções de Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros. Criou a Academia Real Militar, construiu a Casa da Pólvora e remodelou o Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. Faleceu nesta cidade no ano de 1812. Construído de agosto de 1920 a outubro de 1921, em estilo eclético, o prédio do Museu abrigou até 1996 o CPOR/RJ e o Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada. O Museu Militar Conde de Linhares foi inaugurado em 12 de outubro de 1998." O Museu Militar Conde de Linhares (MMCL) localiza-se no bairro de São Cristóvão, na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. É um Museu Temático sobre história militar, a instituição recebeu o seu nome em homenagem a D. Rodrigo de Sousa Coutinho, conde de Linhares, nobre que acompanhou a transferência da corte portuguesa para o Brasil (1808-1821). Na qualidade de Ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, aqui fundou a Academia Real Militar, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o Arquivo Militar, a Biblioteca Nacional e a Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios.

(artigos colhidos através do Google)

Diante disto, percebe-se a importância do evento que proporcionou a Edilma Rocha uma Medalha de Ouro, sobretudo porque concorria com artistas nacionais e internacionais.Segundo afirma Bruno Pedrosa, o Grupo sem Fronteiras, através do qual Edilma fez sua inscrição, é um grupo sério que se destaca por seu projeto arrojado, envolvendo a participação de vários países na promoção e divulgação da arte, Portanto só temos a parabenizar nossa Artista Plástica Edilma Rocha pelo sucesso e que este seja apenas o primeiro dentre muitos.

Dados sobre o evento:

VI Salão Especial de Artes Plásticas - ABD
Museu Militar Conde de Linhares
Exposição de 07 a 17/12/2010
Avenida Pedro II, 383 - São Cristovão, RJ

Edilma Rocha concorreu com artistas nacionais e internacionais sendo premiada em 1º lugar com medalha de ouro.
Trabalho apresentado - Titulo "Pavor em Chamas"
Arte Moderna Comtemporãnea
Trabalho em vidro líquido


Pavor em Chamas - Tela premiada

Postado por Claude Bloc

4 comentários:

  1. Valeu, Edilma! PARABÉNS! PARABÉNS !

    Quando esta tela esteve no Salão de Outubro, e eu soube da história dela, contada pela própria Edilma Rocha, fiquei espantado com as cores vivas, o brilho, a realismo do fogo que ela conseguiu imprimir neste trabalho. Vendo assim através de uma foto, não se consegue obter o mesmo efeito. O brilho se perde. Seria bom depois se as pessoas tiverem acesso ao trabalho em si, para comprovarem que essa premiação foi mesmo justa.

    Parabéns Edilma Rocha. Estou orgulhoso de você. E obrigado Claude Bloc por ser a porta-voz dessa notícia tão maravilhosa.

    Abraços,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Edilma, vc merece essa medalha. Grande talento para a expressão.! Abraços


    Chrystian

    ResponderExcluir
  3. Dihelson,

    Este trabalho, fiz para o Salão de Outubro aí memo no Crato entre tantas providencias para o evento. O tema já estava na minha cabeça desde os dias em que fiquei na UTI de queimados em Fortaleza com o Celso conforme lhe falei. E chamou muito a atenção dos visitantes pela atração visual que as cores com o vidro líquido causa a todos.A experiencia com este material foi uma pesquisa amadurecida desde 2008 e o resultado agrada a todos. Tem toda a razão quanto ao seu comentário. Permeti até que o quadro fosse tocado pela atração que causava aos expectadores, no Salão de Outubro.
    Obrigada pelo seu carinho e atenção.Voce é um amigo especial.
    Abraço na "Biduzinha" Ninha.

    Até breve !

    ResponderExcluir
  4. Crystian,

    Que bela surpresa encontrar aqui os seus cumprimentos pela minha premiação no Salão do Museu Conde de Linhares, no Rio de Janeiro.
    Obrigada!
    Estarei no Crato este final do mês e ficarei alguns dias. Estou aguardando Pedrosa para leva-lo comigo para as solenidades. Lhe aguardo na exposição dos trabalhos do Museu de Arte Vicente Leite Rstaurados e emuldurados. Ao chegar passarei no seu trabalho.

    Até breve
    Abraço !

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.