02 fevereiro 2011

ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Administração do Crato se prepara para ir a Brasília buscar Recursos para a reconstrução do Canal do Rio Grangeiro


NOTIFICAÇÃO PRELIMINAR DE DESASTRE


A administração municipal está recolhendo fotos, vídeos e fazendo um levantamento geral de todos os prejuízos causados pela enchente, a fim de já na próxima semana levar à Brasília, no sentido de convencer as autoridades Federais a liberar verbas justificadas para a reconstrução completa do canal do Rio Grangeiro, bem como por em prática os projetos existentes no Plano de Requalificação Urbana para a solução definitiva do problema.

Estive conversando nesta manhã com Dr. Procópio da Silveira, Pres. da SAAEC, que disse que provavelmente estará retornando à Brasília levando todos os dados que estão sendo colhidos pelas equipes.

Existem vários projetos de solução do Canal do Rio Grangeiro, previstos no Plano de Requalificação Urbana do município, elaborados em 2005. Um dos principais, contempla a construção de 7 pequenos reservatórios no leito do Rio Grangeiro, antes de chegar na cidade do Crato. Os reservatórios possuiriam comportas e no caso de uma chuva de grande porte, as comportas seriam abertas gradativamente, evitando que a água descesse de uma só vez para o centro da cidade.

O Único entrave no caminho da realização de todos os projetos e que nenhum prefeito resolveu até hoje, é que para isso, são necessários agora diante dos novos fatos, de cerca de 50 a 100 milhões de reais, que só podem vir de verbas federais, já que o canal agora precisa ser refeito em sua totalidade. O município arrecada no ano todo, somente 400.000 reais em impostos, então, não é possível ao município do Crato sozinho refazer o Canal, a não ser com verbas FEDERAIS, e e é para isso que já se prepara a equipe do prefeito do Crato, Samuel Araripe.

Dihelson Mendonça

2 comentários:

  1. Dihelson,
    Agora vamos ver o apoio que o nosso prefeito precisa junto ao Governo estadual e ao Governo Federal, foi mostrado varias vezes o quanto o prefeito andou com o plano os projetos tanto para um como para o outro. Boa sorte prefeito, o senhor é apenas o mensageiro eles tem que ver que é o povo do Crato que necessita urgente dessa ajuda, sabemos que sua parte é feita.
    Abraços.
    Rosa Brito Vila Alta

    ResponderExcluir
  2. Dihelson,

    Segue abaixo alguns links de videos que poderiam ser levados a Brasilia afim de mostrar a dimensão disso tudo.

    http://www.youtube.com/watch?v=ykViweXCxZA&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Izt4VSTCISY

    http://www.youtube.com/watch?v=WiBv39ooTsY

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.