26 janeiro 2011

2011 será de muita chuva


Fonte: jornal O POVO, 20.01.2011
A quadra chuvosa em todo o Ceará deve ficar entre 750 a 800 milímetros nos meses de fevereiro a maio. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) dá conta de um bom “inverno” no Estado desde os primeiros dias do próximo mês. Foram constatadas 40% de chances de chuva dentro da média histórica e 35% para além do que é costumeiro no Estado. Os números foram apresentados em coletiva na sede da Funceme. As informações foram geradas no XIII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, que começou na terça. Foi verificado nas águas do oceano Pacífico o fenômeno La Niña, o que significa temperaturas mais baixas que as normais. Isso seria propício para chuvas não só no Ceará, mas em todo o Nordeste e no estado do Amazonas.

“O fator positivo é que o La Niña é sinal de uma boa estação chuvosa para todo o Estado”, congrega o gerente do Departamento de Meteorologia da Funceme, Antônio Geraldo Ferreira. O levantamento é feito observando as condições atmosféricas e do oceano. A previsão da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) é de que o período chuvoso abasteça em 80% a capacidade dos reservatórios do Estado. São 133 açudes monitorados, que hoje estão com 55,7% de seu espaços cheios de água. Isso representa 10,2 milhões de metros cúbicos; a capacidade é de 17 milhões.

“Em 2010, tivemos a pior seca dos últimos 30 anos, mas o Governo do Estado promoveu ações e disponibilizou recursos para que não faltasse água à população”, cita Ricardo Adeodato, diretor operacional da Cogerh.

Já foram distribuídas 5.500.000 sementes de milho, feijão, mamona, gergelim e amendoim pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), além de disseminadas entre os agricultores 650 mil mudas de caju, seis milhões de mudas de palma forrageira e mandioca e toneladas de mudas de cana-de-açúcar de alta produtividade. A expectativa é que a produção ultrapasse o último recorde, com uma produção que chegue a alcançar 1,3 tonelada. No Cariri, de acordo com Adeodato, as sementes já estão plantadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.