
Fonte: G1
Curtas
*** Mais dez professores da Urca foram selecionados para cursarem doutorado. Todos beneficiados no convênio assinado entre a Universidade Federal de Santa Maria (RS) e a Urca. Esses professores farão o doutorado na área de Bioquímica Toxicológica. Entre os selecionados está o biólogo Francisco Cunha, que está também concluindo uma segunda graduação, agora em Direito. É uma “fera” esse professor Cunha! (na foto ao lado, ele é visto à direita do Promotor Francisco Leitão).
*** Será realizada no período de 30 de novembro a 3 de dezembro de 2010, na cidade de Barbalha, a mostra “Pau do Santo, Festa da Fé”, composta com fotos de Maurício Albano, pertencentes ao acervo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional-Iphan, Superintendência do Ceará.
*** Na Região do Cariri, segundo dados do IBGE– Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, existem mais de 12 mil pessoas portadores de deficiência auditiva. Somente em Juazeiro do Norte moram mais de 9 mil surdos.
*** A Comunidade Católica Missão Resgate, coordenada por Geraldinho Braga, também vai participar da presença missionária da diocese de Crato, na diocese de Lábrea, no estado do Amazonas. Para a cidade de Canutama, localizada às margens do Rio Purus, seguirão em breve três missionárias da Missão Resgate, que trabalharão em conjunto com o padre Francisco das Chagas Alves, sacerdote cratense, que atua há três meses como missionário na Amazônia.
*** A população de Juazeiro do Norte teme ver chegar o fim do ano com colapso dos serviços públicos municipais. Nesta 6ª feira, já são duas as secretarias municipais fechadas por uma greve: Planejamento e Gestão e Educação.
*** Dom Fernando Panico regressa nesta sexta-feira, dia 26, a Crato, após participar - de 23 a 25 do mês em curso - em Messejana, de reunião do Conselho Regional Episcopal dos bispos do Ceará.
Trecho interrompido na BR-116 nos Municípios de Milagres e Penaforte. Os motoristas, ao passarem pelo local, devem ter atenção redobrada, para evitar acidentes. FOTO: ANTÔNIO VICELMO
A construtora que estava fazendo a recuperação da rodovia BR-116 parou a obra por falta de pagamento
Crato. O trecho da BR-116, entre Milagres e Penaforte, de 70km, está abandonado. A construtora Delta, que realizava o asfaltamento e construção de pontes, deixou os canteiros de obras por falta de pagamento. A suspensão dos trabalhos foi comunicada, com antecedência, ao o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes no Ceará (Dnit), que não tomou nenhuma providência para evitar a paralisação. A denúncia está sendo feita pelo deputado Wellington Landim. O parlamentar reafirmou que vai solicitar a intervenção do Ministério Público Federal (MPF) no caso das obras da BR-116, para evitar que a população e o próprio Estado sejam prejudicados. Segundo ele, os trabalhos foram interrompidos por ordem do Dnit. O prefeito de Brejo Santo, Guilherme Landim, teve que sinalizar, por conta própria, o trecho da BR que passa por dentro da cidade para evitar os frequentes acidentes.
Wellington advertiu que a decisão deixou vários trechos sem qualquer sinalização, o que põe em risco a vida de motoristas e pedestres, principalmente durante a noite. Ele está preocupado com a proximidade da quadra chuvosa. "Vai ficar intrafegável. E, num futuro bem próximo, teremos um caos que vai atingir todo o País, porque tudo o que entra no Ceará ou é pelo porto (do Mucuripe, em Fortaleza) ou pela BR", observou.
Ele exibiu fotos da rodovia, onde pontes estão inacabadas e há fendas no solo que podem gerar acidentes graves. Conforme o parlamentar, três mortes já foram registradas desde a paralisação das obras, em agosto último. Informou ainda que a empresa responsável pela execução do projeto já teria comunicado ao Dnit sobre o perigo da via permanecer assim. "Está caótico. E vai piorar", advertiu, revelando que vai enviar requerimento ao Dnit pedindo a resolução do problema.
O deputado foi o relator da comissão de parlamentares cearenses que visitou as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), entre as quais o trecho da BR-116, que liga Milagres a Penaforte. Lá o consultor do Dnit, engenheiro João Henrique Torquato, apresentou o projeto de restauração, incluindo melhoramentos físicos e operacionais em execução no local. Já Wellington explicou que a obra foi orçada em R$ 88 milhões e que, após o término dos trabalhos, a empresa que executava o projeto também seria responsável pela manutenção da via por 10 anos.
Por ali passam, diariamente, dezenas de estudantes universitários e comerciantes em direção a Juazeiro e Crato. Aquele trecho é a porta de entrada do Ceará. Os motoristas, ao reclamarem do estado de conservação da estrada, dizem que a parte cearense é a mais danificada. "Está obra não termina nunca", reclamou o carreteiro José Ricardo Sobrinho numa entrevista ao Diário do Nordeste, publicado no dia 29 de outubro, advertindo quanto ao risco de acidentes no percurso.
A reportagem tentou contato com o Dnit, no entanto, até o fechamento desta edição, os telefones não atenderam.
Orçamento
80 milhões de reais é o valor do orçamento da obra da BR-116, que está parada no momento. Estão sendo recuperadas três pontes em Milagres, Brejo Santo e Penaforte, um trecho de 70 km.
ANTÔNIO VICELMO/ REPÓRTER