A realidade concisamente
Saiu o resultado preliminar do Censo 2010. Que poderá (ou não) sofrer mínimas modificações. Qual a população da conurbação Crajubar? Exatos 419.456 habitantes! Nem mais nem menos, assim distribuídos: Barbalha: 54.806; Crato: 119.949 e Juazeiro do Norte: 244.701 habitantes. Já a população da Região Metropolitana do Cariri (que além do Crajubar incorpora ainda os municípios de Missão Velha, Jardim, Caririaçu, Santana do Cariri, Farias Brito e Nova Olinda) totalizou 556.260 habitantes. Quer queiram, quer não, como gostava de dizer o cantor Luiz Gonzaga... E c’est fini!
População da Diocese de Crato

De acordo com o IBGE, a população residente na Diocese de Crato, formada por 32 municípios localizados no Sul do Ceará, totalizou 977.350 habitantes. O território da Diocese de Crato compreende uma superfície total de 17.648,4 km2, o que dá uma densidade populacional: 55,38 hab/ km2.
As lideranças cratenses (e o conceito de liderança aqui é amplo: políticos, empresários, formadores de opinião, imprensa falada e escrita, etc.) precisam acordar enquanto é tempo. Já foram iniciadas – na Universidade Federal do Ceará – as providências preliminares com vista ao Projeto Político Pedagógico do Curso de Veterinária, previsto para Crato. Infelizmente como a construção do Campus de Ciências Agrárias de Crato vem se arrastando em passo de tartaruga (seria uma das obras do PAC?), corre o risco do curso de Veterinária ter o mesmo destino do curso de Agronomia. Este último, também previsto para ter sede em Crato, funciona “provisoriamente” em Juazeiro do Norte. Na Terra do Padre Cícero (cidade natal do reitor Jesualdo Farias) o Campus da UFC já teve concluídas as suas três etapas. Enquanto isso o Campus-Crato ainda está nas preliminares...
Jóias made in Cariri
Durante a Conferência Latino-Americana de Geoparks, que será realizada nos próximos dias 16 e 17 de novembro em Crato, acontecerá uma exposição de jóias criadas por ourives e lapidadores de Juazeiro do Norte. O design das peças foi inspirado nas formações geológicas, réplicas de fósseis, flora e fauna da Chapada do Araripe. São jóias que incluem fragmentos da Pedra Cariri, incrustadas em peças de ouro e prata. Tudo inspirado na defesa da ecologia e da natureza exuberante da Chapada do Araripe e adjacências.
Esqueceram o Crato
O jornal “Estado de S.Paulo” publicou – no último dia 30 de

“A Floresta Nacional do Araripe (Flona), conhecida como “oásis do sertão”, não é a principal atração do Cariri: milhares de pessoas vão para Juazeiro participar do culto (sic) ao Padre Cícero. No município de Barbalha, a Festa do Pau da Bandeira homenageia Santo Antônio, o padroeiro da cidade. Na floresta, três trilhas totalmente sinalizadas levam a banhos terapêuticos em piscinas naturais”.
Enquanto isso, ainda neste mês, ocorrerá em Juazeiro do Norte um encontro com jornalistas especializados em turismo que atuam em revistas e jornais. A finalidade desse encontro é mostrar aos profissionais de imprensa o potencial do Cariri na área do geoturismo. Outro encontro está previsto para breve e vai reunir representantes de agência de turismo e principais operadoras do Brasil, visando incluir o Cariri em seus roteiros.
Potencial turístico de Crato 1

Potencial turístico de Crato 2

Curtas
*** O vice-prefeito de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, não dorme no ponto. Já passa de 10 mil assinaturas no abaixo assinado – realizado em todo o Cariri – com o objetivo conseguir melhorias para o Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. O impasse por reformas entre o Estado e a Infraero tem gerado polêmicas as mais variadas... O Aeroporto está dentro de uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, incluindo a parte construída do pequenino terminal de passageiros e não tem a mínima condição para absorver o número de passageiros que aumenta a cada dia.
*** Foi iniciado no bairro Novo Lameiro, em Crato, um novo condomínio residencial. Fica localizado vizinho a outro já existente: o Novo Milênio. Ambos têm como endereço a Avenida José Horácio Pequeno.
*** Será realizada no próximo dia 11 uma audiência pública – convocada pelo promotor de Justiça, Pedro Luiz Campelo – para debater o abandono e degradação em que encontra o Sítio Fundão, pertencente ao Governo do Ceará que o adquiriu para lá implantar uma reserva ecológica. Dessa audiência poderá sair uma futura Ação Civil Pública para apurar as causas da omissão do poder público em relação ao meio ambiente no Município do Crato.
Memória caririense
Prosseguem as obras de restauração da Casa-Mãe da Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus, localizada no centro de Crato. Na foto acima, o altar-mor da capela – esculpido em madeira de lei, em 1923, pelo famoso artesão cratense mestre José Lucas – com seus três nichos, onde pontificam o trio carmelitano: Nossa Senhora do Carmo, Santa Teresa d’Ávila (Padroeira) e São José. As imagens do altar foram adquiridas na Itália, por dom Quintino (1º bispo de Crato), há 87 anos. Esta capela, que conserva toda sua originalidade, é propriedade da Diocese de Crato e está há décadas sob custódia das Filhas de Santa Teresa. Na foto abaixo, a pracinha interna, existente na Casa-Mãe, onde existe um pequeno monumento a São Geraldo (obra do escultor italiano Agostino Balmes Odisio). A pracinha também passa por trabalhos de restauro e terá novo projeto de jardim.