
Você já imaginou ser multado e, de sobra, ainda acumular alguns pontos negativos na carteira de motorista por trafegar numa rodovia estadual dirigindo (pasmem!) a uma velocidade de apenas 45 km? Não, não é piada. Isso acontece todos os dias em Crato, na CE-292, Km 05, mais precisamente no sítio Almécegas, em frente ao antigo Colégio Agrícola de Crato (hoje IFCE). Ali foi instalado um sensor que limita a velocidade do veículo a apenas 40 km. É um festival de multas para quem vem descendo da Chapada do Araripe proveniente de Pernambuco, do Piauí e das cidades do Cariri-oeste, quando de repente, não mais que de repente, dá de cara com o cruel sensor. Aí tem coisa...Só no Crato mesmo!
Em ritmo de PAC...
Para comemorar a passagem do século e do milênio, dom Newton Holanda Gurgel iniciou – em 1999 – a construção de uma igreja, localizada na subida da chapada do Araripe, mais precisamente no sítio Páscoa, em Crato, dedicada à Mãe do Belo Amor, primeira devoção mariana desta cidade. Em 2001, dom Newton passou à condição de bispo-emérito e o projeto original daquela igreja (autoria da arquiteta Liana Arraes) mesmo bastante simplificado nunca foi construído. Uma pena, pois quando concluída a igreja da Mãe do Belo Amor será uma atração turística, dada a exuberância da natureza e o magnífico panorama do Vale do Cariri que dali se descortina.
E Dilma não veio a Juazeiro
No início de abril passado – há mais de cinco meses – o deputado José Nobre Guimarães (PT) anunciou que a “companheira” Dilma Rousseff estaria em Juazeiro do Norte no dia 9 daquele mês. Arrotando prestígio, Guimarães alardeou que a visita seria um reconhecimento ao desempenho administrativo (sic) do prefeito juazeirense, junto à alta cúpula do comissariado petista, aboletado na Casa Civil. Sabendo do desgaste de Manoel Santana (e quanto a visita traria prejuízo à “companheira candidata”), a prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins (PT), ligou para a assessoria de Dilma e fez um relato sobre a baixa popularidade do “companheiro” Santana. Na queda de braço entre os dois petistas quem levou a melhor foi a prefeita de Fortaleza. Faltam apenas 13 dias para o encerramento da campanha presidencial e Dilma Rousseff não deu o ar de sua graça na Terra do Padre Cícero... e adjacências...
Momento espiritual
A Imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima passará, mais uma vez, pela Diocese de Crato, visitando Juazeiro do Norte (no próximo dia 25), e a cidade de Crato, no próximo dia 26 de setembro. Acompanharão a Sagrada Imagem o Coral e Banda dos Arautos do Evangelho, vindos especialmente de Recife. A programação em Crato, no domingo dia 26, constará da Santa Missa e Coroação da Imagem de Nossa Senhora – às 9:00 horas da manhã – na Catedral de Nossa Senhora da Penha. Na ocasião será entregue ajuda do Fundo de Misericórdia dos Arautos do Evangelho a algumas instituições beneficentes do Cariri.
Romaria do Caldeirão

A história se repete?
Guardadas as proporções, o Caldeirão reviveu – em 1936 – o holocausto de Canudos, este perpetrado em 1897. Ambas foram experiências camponesas de convivência com o semiárido, onde a produção era de todos. Também no Caldeirão os camponeses trabalhavam em mutirão e as tarefas eram divididas segundo a aptidão de cada um. Uns trabalhavam na roça, outras tomavam conta do gado, outros labutavam nas oficinas. Todos se alimentavam bem e viviam no seu canto sem imaginar que a República brasileira via neles uma ameaça ao regime republicano. E os donos do poder para lá enviarem forças do Exército (em Canudos) e da Polícia (no Caldeirão) para aniquilar a população que procurou se defender na sua própria casa. Canudos e Caldeirão: duas feridas não cicatrizadas nesta República imposta pelo golpe militar de 15 de novembro de 1889...
Memórias do Crato

Agenda cheia
Dom Fernando Panico encontra-se hoje em Natal (RN) onde participa da sagração episcopal de dom Magnus Henrique Lopes, primeiro bispo da recém-criada diocese de Salgueiro (PE). O bispo de Crato só retornará ao Cariri no próximo dia 8 de outubro. Depois de Natal, dom Fernando Panico cumprirá compromissos assumidos seguindo para São Paulo, Bogotá (Colômbia), Santiago de Compostela (Espanha), Aparecida do Norte (onde fará pregação na festa da Padroeira do Brasil), Teresina e Fortaleza. No dia 12 de outubro ele estará em Salgueiro para assistir à solenidade de instalação da mais nova diocese brasileira.
Curtas