
O Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), Plácido Cidade Nuvens, lançou, no início da manhã de ontem, em Juazeiro do Norte, no auditório do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), campus Crajubar, o Projeto Piloto para o Enquadramento das Águas do Semi-Árido Brasileiro – Projeto Salgado. Na ocasião, o coordenador geral do Projeto, Professor Rodolfo Sabiá, do Departamento de Engenharia de Produção da URCA, fez a apresentação do projeto, destacando todos os levantamentos que já foram realizados para a sua execução. Ele chegou a se emocionar ao destacar a importância de ver o trabalho ser iniciado na região. O Reitor Plácido Cidade Nuvens, disse ser uma honra estar lançando um projeto de tamanha magnitude. O professor doutor da Universidade Federal do Ceará (UFC), José Carlos de Araújo, coordenador do Programa de Pós-Graduação e Engenharia Agrícola da UFC, ministrou palestra sobre o Enquadramento da Água em Rios Intermitentes – Estudo de Caso do Rio Salgado, ressaltando em números a atual situação do rio, destacando as áreas com maior índice de poluição. Ele classifica o momento de lançamento do projeto como histórico, por ser a primeira medida efetiva de gestão da água, olhando para a sua qualidade. “Isso num rio em que alguns pontos podem ser considerados o puro esgoto, com índices altíssimos de coliformes fecais e alto teor de poluentes”, diz, ao destacar que o enquadramento estabelece padrões de qualidade. O orientador de pesquisa de Valadoli, na Espanha, Luiz Manoel Navas, ministrou palestra em seguida sobre ‘Automação como Instrumento do Uso Eficiente da água na Irrigação’. O projeto terá um ano de execução na região e reúne o trabalho de vários técnicos e um processo de engajamento com a comunidade local. Vários representantes de Instituições ligadas ao meio ambiente e recursos hídricos participaram do lançamento. O Projeto Salgado tem o objetivo de construir um modelo participativo de gestão de recursos hídricos, sendo imprescindível a presença dos principais atores da Bacia em estudo.
“Mulheres do Coco” será exibido neste sábado, na Batateira
Neste sábado, dia 07, a partir das 18h30, em frente a residência da Mestra Edite Dias, coordenadora do Coco da Batateira será exibido o primeiro documentário do Projeto “No Terreiro dos Brincantes”, desenvolvido pela Universidade Regional do Cariri – URCA, através da Pró-Reitoria de Extensão – PROEX e Instituto Ecológico e Cultural Martins Filho – IEC. O documentário narra a história em poucos minutos do grupo “A Gente do Coco”, nome do grupo de mulheres e homens que dançam, cantam e tocam coco no bairro Gisélia Pinheiro (Batateira) na cidade do Crato, Região Sul do Estado do Ceará. Conhecido popularmente como “Mulheres do Coco da Batateira” por ser constituído na sua maioria por mulheres desde a sua origem.
O grupo surgiu em 1979 por uma turma de sala do Mobral - Movimento Brasileiro de Alfabetização. O Mobral foi criado e mantido pelo Regime Militar tendo início em 1967 e que prosesegiu até o início da década de oitenta do século passado. O objetivo era propocionar alfabetização e letramento as pessoas acima da idade escolar convencional. Muitos aprendiam somente a escrever seu nome. O documentário narra à história das Mulheres do Coco da Batateira e contextualiza essa manifestação situada dentro da comunidade. Para a mestre Edite, é uma diversão poder apresentar o Coco para a comunidade e destaca que o sonho dela é construir um terreiro no fundo do quintal que possa funcionar como o local da brincadeira para a comunidade. O professor Alexandre Lucas, coordenador do Projeto “No Terreiro dos Brincantes” explica que o documentário será disponibilizado na Internet para que as pessoas possam ter acesso de forma democrática. Lucas enfatiza que serão produzidos mais nove documentários e adianta que o próximo contará a história da Mestre Zulene Galdino numa mistura de sabedoria, esperteza e fantasia.
Programa Estação URCA estréia neste sábado, na Rádio Araripe
Estréia neste sábado, a partir das 9 horas, na Rádio AM Araripe do Crato 1400, o novo Programa de Rádio da URCA. O programa denominado de ESTAÇÃO URCA, tem como slogan você ligado na URCA, e é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade, sob a responsabilidade do Pró-Reitor, Prof. José Cavalcanti da Silva Filho. O programa será apresentado pelos estagiários Felipe, do Curso de Direito, e Adriana, do Curso de História, que foram selecionado exclusivamente para dirigir o programa. Segundo o Prof.Cavalcanti, o objetivo deste programa é divulgar as ações estudantis para a comunidade caririense, eventos, pesquisas e notícias. O movimento estudantil de nossa universidade terá um foco especial. Neste sábado o programa abre com uma grande entrevista com do Reitor da URCA, Prof. Plácido Cidade Nuvens, e o Pró-Reitor de Assuntos Estudantis.
O Estação URCA funcionará até dezembro deste ano, quando será submetido a uma avaliação. A expectativa é a melhor possível, pois este programa já foi ao ar e obteve bastante aceitação da comunidade acadêmica e espera-se, com a participação do aluno na sua direção, ganhe uma linguagem mais forte no âmbito dos estudantes. A programação diversificada, incluindo também informações dos setores da universidade, agenda da reitoria, música, entrevista, debates, e será realizado todos os sábados nos horários de 09 às 11h na Rádio Araripe 1400 AM. A equipe espera a grande participação dos estudantes e convida todos para se ligar no programa.
Geopark participa de Estação SENAC, no Cariri Shopping
O Geopark Araripe está no Cariri Shopping, em Juazeiro do Norte, na Estação SENAC Cariri. O evento do SENAC visa divulgar as ações da instituição nos setores da Gastronomia, Beleza, Saúde, Tecnologia e Turismo, Hospitalidade e Meio Ambiente.O Geopark Araripe, parceiro do SENAC, está com um stand que representa o setor de Meio Ambiente, onde estão sendo divulgados o trabalho que se tem realizado em torno do Geoturismo no Cariri. A exposição começou no dia 24/07 e segue até sábado, 07/08. Na programação, palestras e serviços gratuitos, na praça de eventos do Cariri Shopping. Confira a programação pelos telefones: (88) 3566.4790 ou 3512. 1990.
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
(88) 3102-1212 ramal 2617
www.urca.br - Crato, 07 de agosto de 2010.