
A força eleitoral do Cariri
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, o Cariri é a segunda região eleitoral mais importante do Ceará. Perde apenas para a Região Metropolitana de Fortaleza. Neste ano, os 22 municípios caririenses totalizam 669.954 votantes, sendo os maiores colégios eleitorais: Juazeiro do Norte (157.244 eleitores) e Crato (81.184 votantes). Se os caririenses tivessem consciência de integração, esses 670 mil votos dariam para eleger uma boa bancada federal e estadual com pessoas da própria região. Como isso não existe, além de votar em candidatos que representam outras regiões do Estado, não consta na lista de candidatos – nas eleições de outubro próximo – nenhum caririense pleiteando os cargos de governador, vice-governador, senador ou até de suplente de senador.
Triste
E para quem estranha o baixo nível do horário eleitoral gratuito nas emissoras de rádio e televisão basta lembrar esta estatística sobre a escolaridade do eleitor brasileiro. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral-TSE, 33,09% dos eleitores não completaram o ensino fundamental; 13,19% possuem apenas o ensino médio; 14,57% só lêem e escrevem o rudimentar; 5,9% são analfabetos e somente 3,83% concluíram o ensino superior. Quase 40% da população entre 16 e 32 anos que vive e trabalha na zona rural é analfabeta, conforme informação da Confederação Nacional de Trabalhadores da Agricultura (Contag). Entre 2005 e 2007, oito mil escolas rurais foram fechadas no Brasil. Esperar o quê, diante desta triste realidade?

Enquanto no Ceará a exploração da energia gerada pelos ventos (a chamada energia eólica) restringe-se ao litoral, o vizinho estado de Pernambuco investe nesta área também no interior. No segundo leilão de eólicas – marcado pela Aneel para daqui a um mês – a Ecopart Investimento S/A concorrerá com quatro projetos, um deles previsto para Exu, município pernambucano vizinho a Crato. Fica o consolo: do alto da chapada do Araripe os caririenses contemplarão a rústica e bela paisagem sertaneja de Exu, (foto acima) em breve modificada por torres geradoras de energia eólica...
Novo Shopping Center em Juazeiro
Começou a ser construído o segundo Shopping Center juazeirense. No terreno onde existia a

O Departamento Histórico Diocesano Padre Gomes–DHDPG, dirigido pelo padre Francisco Roserlândio de Sousa, tornou-se um respeitado órgão de preservação da nossa história e excelente fonte de pesquisa. Funcionando no prédio do Palácio Episcopal, além da documentação relacionada ao Padre Cícero, ali pode ser consultado a coleção digital da Revista do Instituto Histórico do Ceará e os Documentos Manuscritos avulsos da Capitania do Ceará, alusivo ao período 1618-1832. Existem ainda, nos arquivos do DHDPG, cópias digitais do jornal O Rebate, editado durante a campanha de emancipação de Juazeiro do Norte; do Jornal A Voz da Religião no Cariri e da Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.
Mais um livro sobre Cícero
Já passam de 300 os livros publicados sobre o Padre Cícero. Fausto da Costa Guimarães, era alagoano e fixou residência em Juazeiro do Norte em 1909. Durante anos ele escreveu um manuscrito sobre o dia-a-dia daquela cidade, com destaque para as ações do Padre Cícero. Coletor Federal, ele foi privilegiado observador dos acontecimentos do Joaseiro de antigamente. Agora, um neto dele – que também tem o nome de Fausto Guimarães, e residiu em Crato por longos anos – resolveu publicar o manuscrito do avô. A obra, em fase de digitação e adaptação à ortografia atual, será um livro dotado de originalidade e deverá ser lançado em julho do próximo ano, dentro das festividades do centenário de Juazeiro do Norte. Fausto Guimarães esteve por estes dias no Cariri (ele ainda mantém uma casa em Crato, no bairro Grangeiro) conversando com historiadores para conferir datas e fatos. E regressou a Fortaleza bastante animado pelo incentivo aqui recebido.
Tarrafas
Padre João Bento de Sousa, que até dias atrás exerceu a função de vigário paroquial de igrejinha

Curtas
*** Dom Fernando Panico tem agendado três visitas ao exterior daqui para o fim do ano. Essas viagens atenderão a compromissos da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia, da CNBB, da qual o bispo de Crato é um dos membros. A próxima viagem de dom Fernando Panico será a Bogotá, capital da Colômbia.
*** Rua Miguel Limaverde, 512. Este é o endereço da loja Sobral Importados, que será inaugurada esta semana em Crato e venderá produtos made in China. Nas placas desta loja estão desenhadas as bandeiras dos Estados Unidos e do Brasil. É o “capitalismo selvagem” from United States of Sobral, aportando de mala e cuia para exploração do proletariado da antiga Vila Real do Crato...
*** Na próxima 4ª feira, dia 4, dom Fernando Panico ordenará – na Catedral de Nossa Senhora da Penha – mais três padres: Antônio Aldízio Nunes, nascido em Crato (será nomeado vigário paroquial de Nossa Senhora da Penha); Francisco das Chagas Alves Ferreira, nascido em Barro (irá como missionário à diocese de Lábrea, no estado do Amazonas, onde a carência de padres é extrema) e Idemário da Silva Muniz, nascido em Jamacaru, que irá servir à paróquia de Missão Velha.