Amigos,

Ninguém dorme direito devido ao barulho; O acesso ao local também é péssimo, com engarrafamentos kilométricos. Imagine ainda 500 carros tentando chegar ao parque de exposições sem conseguir, veículos esquentando, estacionamentos inexistentes, filas que não andam, gente irritada, turistas perdidos, insegurança, mêdo de ser assaltado a caminho de casa...ou se faz alguma mudança no parque de exposições atual como propõe sabiamente o Prefeito Samuel Araripe, ( pois da maneira que está não é possível mais continuar com 50.000 pessoas por dia empilhadas no centro do Crato ), ou se muda de local, para um local muito maior, que caiba, como foi proposta do governador ( se é que houve mesmo isso ).
Nos últimos dias, semana de exposição em Crato, os moradores de grande parte da cidade tiveram que ENGOLIR sem cuspe o imenso barulho que vinha lá do parque de exposições. Amigos, fomos obrigados a ouvir shows que não queríamos porque o som da expocrato chega por exemplo, na Vilalta, como se estivéssemos dentro do Parque de Exposições. Agora me digam como é que um som que deveria ser em torno de uns 100 decibéis consegue atravessar a cidade? Isso não existe em lugar nenhum do mundo ! As leis da Física não mudam de local para local.
Eu até gostaria de saber da Secretaria de Controle Urbano, dos órgãos de polícia, enfim, das autoridades responsáveis, se nessa festa de exposição, QUANTAS prisões existem por infrações à nova lei de abuso sonoro em Crato. QUANTAS ? A lei foi divulgada há poucos dias, têve até cartilha orientando, e foi na verdade, um grande triunfo em favor da PAZ na cidade.
NO PAPEL !
Mas eu desconfio que nesta expocrato, não deve haver UM SÓ caso relatado. Existe ? Pois deveria existir mesmo, sabe por quê ? Por toda a cidade não faltaram carros com som abusivo, pareciam trovões ambulantes. Se fôssemos contar quantos deles, e se todos fossem multados e presos, a esta altura, a cadeia do Crato estaria abarrotada de infratores, mas parece que a coisa rolou solta mesmo na expocrato. Que prove-nos o contrário, com dados e números sobre prisões e multas referentes a abusos exclusivamente SONOROS durante a Expocrato. Quantos existem ? Aguardaremos os dados oficiais. A minha real desconfiança é que:
"Suspende-se o exercício da Lei no período de Expocrato! - deixar a turma se divertir sem atrapalhar os foliões! ... E vai rolar a festa! Porque algumas LEIS só parecem válidas para os períodos fora da expocrato".
Se não for isso, como se Justificam os abusos cometidos ?
Dihelson Mendonça