Entrevista e Fotografia: Dihelson Mendonça
30 maio 2010
Blog do Crato - Reportagem Fotográfica - "Celebração do Encantamento"
Entrevista e Fotografia: Dihelson Mendonça
ALMANAQUE - Dia 31 de Maio de 2010

* 1223 - Um exército mongol liderado pelos generais Jebe Noyon e Subedei vence os exércitos dos vários principados russos na Batalha do rio Kalka.
* 1764 - Deflagra-se um violento incêndio na Alfândega de Lisboa.
* 1962 - A Federação das Índias Ocidentais deixa de existir.
* 2003 - Último vôo de um Concorde da Air France.
* 2005 - A russa-canadense Natalie Glebova, ganha o Miss Universo 2005, realizado na Tailândia. Ela torna-se a 2ª mulher do Canadá a obter o título.
* 2007 - Encerramento da Quinta Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, em Aparecida.
* 2009 - Airbus A330 do voo Air France 447, entre o Rio de Janeiro e Paris, desaparece sobre o Oceano Atlântico com 228 pessoas a bordo entre elas 59 brasileiros.
Nascimentos
* 1469 - D.Manuel I de Portugal (m. 1521).
* 1819 - Walt Whitman, poeta norte-americano (m. 1892).
* 1838 - Henry Sidgwick, filósofo britânico (m. 1900).
* 1913 - Hernani Guimarães Andrade, cientista espírita brasileiro (m. 2003).
* 1930 - Clint Eastwood, ator, cineasta, produtor cinematográfico e compositor norte-americano.
* 1948
o John Bonham, músico inglês, baterista do Led Zeppelin (m. 1980).
o Marco Nanini, ator brasileiro.
o Marília Gabriela, jornalista, atriz e apresentadora de televisão brasileira.
o Paulinho da Costa, músico brasileiro.
* 1949 - Tom Berenger, ator norte-americano.
* 1965 - Brooke Shields, atriz e modelo norte-americana.
* 1973 - Adriana Volpe, modelo e apresentadora de televisão italiana.
Falecimentos
* 1246 - Isabel de Angoulême, rainha consorte de Inglaterra entre 1200 e 1216 (n. 1190).
* 1410 - Martim I de Aragão, rei de Aragão (n. 1356).
* 1809 - Joseph Haydn, compositor.
* 1832 - Évariste Galois, matemático francês (n. 1811).
* 1960 - Boris Pasternak, poeta e romancista russo (n. 1890).
* 1997 - Pio Gianotti (Frei Damião), religioso italiano, naturalizado brasileiro (n. 1898).
* 2009 - Milivina Dean (Elizabeth Gladys), última sobrevivente do naufrágio do transatlântico RMS Titanic (n. 1912).
* 2009 - Pedro Luís de Orleans e Bragança, 4º na linha de sucessão ao trono brasileiro.
Fonte: Wikipedia
Foto: Frei Damião
Por: Dihelson Mendonça
Hoje na História - Frei Damião

O frade capuchinho, ordenado sacerdote em 25 de agosto de 1923, veio do norte da Itália para o Brasil no início da década de 1930, estabelecendo-se no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, sendo venerado por fiéis, principalmente nordestinos, pois foi nessa região que ele viveu a maior parte de sua vida, fazendo peregrinações pelas cidades, dando comunhão, confessando, realizando casamentos e batismos. Por muitos nordestinos considerado como santo, encontra-se atualmente em processo de beatificação desde 31 de maio de 2003. Por dia, muitas cartas chegam ao Convento de São Félix, contando fatos de cura, milagre, que a ciência não consegue entender.
Sua primeira missa foi nos arredores da cidade de Gravatá, em Pernambuco, na capela de São Miguel, no Riacho do Mel. Anualmente, no mês de maio, realiza-se naquela cidade as Festividades de Frei Damião: uma grande caminhada sai da Igreja Matriz Nossa Senhora de Santa'Ana (no centro de Gravatá) e vai até a Capela do Riacho do Mel. Na cidade de Recife, mais precisamente no Convento de São Felix da Ordem dos Capuchinhos, onde se encontra seu corpo, acontece desde sua morte no final de maio Celebrações para Frei Damião. Em 27 de setembro de 1977, recebeu o título de Cidadão de Pernambuco e, em 4 de maio de 1995, o título de Cidadão do Recife. Frei Damião ocupou-se em disseminar “as santas missões” pelo interior do Nordeste. “As santas missões” eram um tipo de cruzadas missionárias, de alguns dias de duração, pelas cidades nordestinas. Nessas ocasiões, era armado um palanque ao ar-livre com vários alto-falantes onde o frade transmitia os seus sermões. Quando perguntado sobre os objetivos de suas “santas missões” aos sertanejos, o frei respondia que um dos objetivos era “livrá-los do Demônio, que queria afastá-los da Igreja e fazê-los abraçar outro credo [...]”.
Conseguia arrastar multidões para ouvir suas palestras e tornou-se um fenômeno de popularidade religiosa no Nordeste, só comparável ao “Padim Ciço”, de Juazeiro do Norte. A propósito, Frei Damião é aclamado pelos católicos locais como o legítimo sucessor do Padre Cícero Romão Batista. Acompanhado por multidões por onde passava, nunca abandonou suas caminhadas e romarias pelas localidades, no qual acompanhava com ele sempre, um terço e um crucifixo, as quais fazia com seu devotado amigo Frei Fernando. Só parou poucos meses antes de falecer, devido ao agravamento de seu problema na coluna vertebral, fruto da má postura de toda a vida. Frei Damião de Bozzano faleceu no Hospital Português no Recife, e seu corpo está enterrado na capela de Nossa Senhora das Graças, de quem era devoto, no Convento São Félix, no bairro do Pina, no Recife. Sua vida é retratada no livro do escritor Luís Cristóvão dos Santos, Frei Damião - O Missionário dos Sertões. Na ocasião de sua morte, em 31 de maio de 1997, o governo de Pernambuco e a prefeitura de Recife decretaram luto oficial de três dias.
Em 2004, foi inaugurado o Memorial Frei Damião em sua homenagem, na cidade de Guarabira, Paraíba, uma das várias cidades em que o frade capuchinho percorreu em suas missões. Neste memorial foi erguida uma estátua, que atualmente é considerada a segunda maior do Brasil.
Fonte: Wikipedia
EM CIMA DO FATO: SOLIDARIEDADE NÃO TEM PREÇO - Por Wilson Bernardo
Diplomas de Honra ao Mérito do Cariri Encantado

"Dihelson, a gente vai organizar a nossa "Secretaria"! A partir de amanhã ( Segunda-feira ), estarei em campo para entregar os diplomas de honra ao Mérito! Estamos providenciando uma mensagem para os que estiveram presentes e os ausentes e, ´creio, todos devem receber a nossa homenagem dentro dos próximos dias." ( Salatiel ). Portanto, os que não puderam comparecer, fiquem tranquilos. Outras notícias sobre o evento estarão sendo divulgadas aqui também no Blog do Crato ou no Site Cariricult.
Por: Dihelson Mendonça
Vovô impossível! - Postado por Océlio Teixeira

Espaço do Leitor do Blog do Crato
Jandira Nascimento
"Não sou do Crato, mas conheço a sua cidade e tenho muitos amigos ai. Acompanho o blog do crato todos os dias quero dizer aque parabéns por ele existi agora estamos informados"
Francisco Helder Targino
"Moro em Montes Claros MG e vejo o blog do Crato sempre que posso. quero pedir mais cronicas de Carlos Esmeraldo, José Flávio e José Mariano. Parabéns"
Antonio Ribeiro
"graças a deus que se acabou aquela politicagem nesse blog, eu ja tava injoado de ve tanta cara do serra e do lula"
Valteson Arraes
"Agora nosso blog esta no caminho certo. Parabéns Dihelson e os outros escritores pelas mudanças recentes"
Marlucy Menezes
"O espaço esta jornalistico, mas espero que não perca a identidade e gentileza com o publico. Blog nao é jornal"
Marcelo Ushida - São Paulo
"venho por meio desta parabenizar o blog do Crato por retirar as matérias de campanhas. porque vocês nao fazem mais reportagens do Crato?"...
Angela Fontenele
"...olha, Di ficou muito bom o blog agora sem brigas espero k continue assim"
Paula Mendes - Bauru - SP
"Parabéns aos cronistas Jose Flavio, Pedro Esmeraldo e Magali e ao blog do crato"
Ricardo Teles
"O blog precisa mostrar o que tao fazendo os veriadores e os deputados do Crato também. éééééé"
Lúcio Santos
Cratenses em 30/05/2010
a exposição esta chegando e com ela a hora da prefeitura ajeitar buracos nas ruas,limpar praças e preparar a cidade p. receber nossos ilustre visitantes
Comunidade cratense em 28/05/2010
dihelson,você tem noticias sobre a denuncia feita através deste blog, de um crime ambiental nas proximidades do granjeiro, aonde dezenas de arvores foram derrubadas p/construçaõ de casa de veraneio? ficará no esquecimento mais uma vez?
Tábua de Pirulito em 28/05/2010
Muito bom esse blog. Tem apoiado nós da cultura e as belezas naturais que tem a nossa região.
Cratense em 27/05/2010
Parabéns Dr.Samuel sua conquista nos projeta ,é o Crato em evidência!
Rosy Bezerra em 27/05/2010
Parabéns Elizângela Santos pela grande profissional competente a atenciosa que vc é.
Poeta J. Pinheiro em 26/05/2010
Gostaria de um contato com o administrador deste blog do crato. Meu nome é Jesus Tavares Pinheiro e meu E-mail: poetajpinheiro@ig.com.br
Jesus T. Pinheiro em 26/05/2010
Visito pela primeira vez o BLOG DO CRATO e após várias horas olhando tudo o que achei mais interessante. aliás, quase tudo, pois sou caririense. Parabéns ao criador do blog e seus colaboradores. Poeta J.Pinheiro - São Luís - M
SOBRE A CIDADE
"Samuel precisa refazer o asfalto do crato, ta uma esculhambação os buracos dessa cidade"
Anderson Macedo
"Parabens a administração pelo saneamento da vila silvestre"
Amélia Souza
"Parabéns ao prefeito Samuel Araripe pelos prêmios ganhos recentemente. É com certeza o melhor prefeito depois de doutor Raimundo Bezerra"
Hélio Aragão
"As ruas do crato tao uma disgraça. espero que a saec refasa o asfalto depois da reforma"
Sonia A. Castro
"Peço ao Dihelson que fale com o prefeito Samuel Araripe que pelo amor de deus olhe pra nos cratenses. nossos carros estao se distruindo com os buracos do asfalto. peça a ele"
João L. Meneses
Uma Familia perfeita - Postado por: Mônica Araripe

Rafaela vsl
Uma ótima semana para todos.
Mônica Araripe
O Remanejamento de Artigos na Página Principal e os Textos Longos

Devido ao exíguo espaço na página principal ( que atualmente só cabem em torno de 20 artigos ), matérias importantes e que obtiveram uma maior aceitação por parte do público estão descendo muito rapidamente para as outras páginas. A fim de fazer justiça para com aqueles que escrevem de próprio punho, e reconheçamos que isso dá muito mais trabalho de fazer do que copiar as matérias de um jornal, por exemplo, esses artigos escritos pelos autores poderão ser trazidos de volta ( resgatados ) à página principal. Essa prática já está sendo feita há alguns meses e foi anunciada aqui antes, depois da resolução do google que limitou a página principal, mas agora isso será mais corriqueiro. Portanto, será muito comum que encontremos as postagens aqui fora da órdem natural em que elas foram postadas, e lembrem-se de que dessa forma, os links para as mesmas poderão ser mudados, causando a impressão de que a mensagem foi apagada, mas não serão. Porque, por exemplo, se uma matéria foi postada no dia 25, no link dela aparece algo como: http://blogdocrato...etc 25 e se eu remaneja-la para o dia 30, esse link irá sofrer uma alteração. Então, se alguém linkar essa matéria para outro site, pode ser que as pessoas que clicarem lá para vê-la, não irão encontra-la mais no dia 25, mas no dia 30, que é o novo dia da matéria.
Da mesma forma, eu tratarei de empurrar as notícias ultrapassadas para as páginas 2 e 3 para criar espaço na principal, quando já houver alguma atualização de evento. Por exemplo, digamos que no dia 29 haja uma propaganda de um evento que acontecerá naquela noite. E se no dia 30 já contiver a cobertura do evento, não tem mais sentido que fique na página principal a chamada para um evento que já aconteceu, já que nosso espaço é muito restrito. Então, tudo visa maximizar o espaço na página principal. Eu tava até pensando em deixar na página principal somente os artigos do dia como fazem os jornais ( o Diário do Nordeste e todos os outros fazem isso ), mas sinto que isso poderia prejudicar a visibilidade de alguns artigos.
Artigos que poderão ser trazidos à página principal ( Resgatados ):
01 - Artigos autorais.
02 - Artigos sobre o Cariri e principalmente do Crato
03 - Notícias importantes
04 - Matérias que houve grande resposta da opinião pública
Artigos que poderão ser empurrados para a segunda página:
01 - Almanaques já vencidos
02 - Previsão do tempo
03 - Mensagem de bom dia do administrador
04 - Propagandas e chamadas para eventos que já aconteceram
05 - Notícias cíclicas ( aquelas que têm todo dia ), como da Assessoria de Imprensa do Município e da URCA. Não tem sentido deixarmos notícias envelhecidas na página principal se já existe uma versão mais nova dela.
06 - Comunicados internos do Blog ( como este )
TEXTOS LONGOS
O Blog do Crato, como o nome diz, é um Blog ( espaço para pequenas notas ). É desaconselhável qualquer texto longo. Sempre fizemos campanha para que não sejam postados textos longos nem cheios de fotos. Estamos determinando que agora teremos um tratamento especial para os textos longos. Se o texto for longo, de duas uma: Ou ele será desmembrado em 2 ou 3 partes e postados em dias em que não apareçam 2 deles na página principal, ou o texto será movido para a seção de Artigos em Destaque, e um link para o texto será colocado no lugar, para que os leitores possam continuar lendo, tipo "Clique aqui para continuar lendo a matéria..." - Parece-me a solução mais lógica.
Abraços,
Dihelson Mendonça
Cesta Básica da Cultura e do Conhecimento - Ensinamento Editora. por Elmano Rodrigues Pinheiro .
Literatura de cordel
A literatura de cordel entrou na cena cultural do país para não mais sair, Sertaneja e imediatista, vinda do além-mar aportou também na intelectualidade, e nela fez escola. Se antes era somente o jeito que os poetas tinham para cantar a beleza de uma “Donzela Teodora”, de um “Pavão Mysteriozo”...mesclando realidade e ficção, também registra fatos históricos e políticos,de interesse comum. De modo lúdico vestiu-se de cores e hoje se alia à fantasia da literatura infanto-juvenil.
Cordel não é somente a crônica ou o registro de uma época; é também a fonte onde muitos poetas embriagam-se de poesia. Apesar do requinte editorial de diversos folhetos, ainda há muitos que trabalham com a xilogravura em pequenas tipografias de fundo de quintal...
“Uma boa idéia para que a nossa Secretaria de Cultura do Crato, aproveitando os bons nomes da nossa Academia dos Cordelistas do Crato, promova a inclusão de alguns títulos nessa coleção, que até o final de junho já ultrapassa os trinta volumes, e promete ser um marco na história da literatura de cordel”.
email para contato: ensinamento@ensinamentoeditora.com.br
O planejamento do Turismo no Ceará - Postado por José Sales

De acordo com o PRODETURIS, a expansão da oferta turística deveria levar em conta marcos bem definidos de zoneamento turístico, a partir de quatro Regiões Turísticas complementares e diferenciadas:
- RT I (Fortaleza, Aquiraz e Caucaia)/ RT II (Caucaia, São Gonçalo do Amarante, Paracuru, Paraipaba, Trairi e Itapipoca)/ RT III (Aquiraz, Cascavel, Beberibe, Aracati e Icapui)/ RT IV (Amontada, Itarema, Acaraú, Cruz, Camocim e Barroquinha).
Em função das vantagens comparativas da RT II, o Governo do Estado priorizou-a com ações voltadas para implantação de infra-estrutura básica adequada ao turismo, capazes de induzir, ao lado de outros incentivos, investimentos privados orientados para a implantação de hotéis e/ou complexos hoteleiros de alta qualidade na região.
Dando continuidade ao PRODETURIS, iniciou-se o PRODETUR/CE. A elaboração do PRODETURIS constitui, juntamente com o PRODETUR-CE, um marco significativo do novo patamar qualitativo dessas políticas no Ceará, pois aquele forneceu paradigmas conceituais constantes neste, refletindo assim sua antecipada consonância com a concepção e as orientações do PRODETUR-NE (Nordeste). A concepção do PRODETUR/NE se deu a partir de estudos desenvolvidos pelo BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, também no início da década de 90. Esses estudos identificaram atividades econômicas que apresentariam vantagens competitivas a ser desenvolvidas no Nordeste Brasileiro, e o Turismo foi selecionado como uma das melhores oportunidades para o crescimento dessa região. Um extenso litoral com a presença de recursos cênicos notáveis, uma produção cultural e expressão artística relevante - inclusive de elementos ligados ao artesanato, um quadro de aspectos gastronômicos diversos e peculiares, uma impressiva rede de cidades litorâneas - algumas das quais sedes de regiões metropolitanas, além da presença de mão-de-obra em abundância e com custos relativamente baixos foram os itens relevados nestes estudos da região. A partir deste diagnóstico preliminar foi concebido, em 1994, o PNC (Programa Nordeste Competitivo), sendo o Turismo, um dos seus quatro capítulos principais. Este capítulo foi desde o inicio apoiado pelo BID, com a participação da extinta SUDENE (Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste), do BNB (Banco do Nordeste do Brasil), do Ministério dos Esportes e Turismo (MTur) e dos Estados do Nordeste, sendo criado a partir daí o PRODETUR/NE, cuja primeira fase foi iniciada ainda em 1994.
Esta primeira fase do programa, que posteriormente ficou conhecida como PRODETUR/NE I, teve como objetivo básico contribuir para o crescimento socioeconômico do Nordeste do Brasil por meio do desenvolvimento da atividade turística. Contemplava iniciativas do setor público em infraestrutura básica e desenvolvimento institucional voltadas tanto para a melhoria das condições de vida das populações beneficiadas, quanto para a atração de investimentos do setor privado ligados ao turismo.
Os projetos e ações do PRODETUR/NE I foram selecionados e implantados no âmbito do que se nomeou como “Estratégias de Desenvolvimento Turístico” de cada estado da região. A elaboração dessas estratégias representou um passo pioneiro e importante em direção ao planejamento do desenvolvimento turístico em muitos estados do Nordeste.
Os investimentos centram-se nos temas:
- Desenvolvimento Institucional/ Saneamento (Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário)/ Proteção e Recuperação Ambiental/ Transportes/ Recuperação do Patrimônio Histórico/ Melhoramento de Aeroportos.
- Rodovia Estruturante Sol Poente/CE-085 e diversos acessos, localizada no Litoral Oeste, a partir da RMF - Região Metropolitana de Fortaleza/ Aeroporto Internacional Pinto Martins, com nova Estação de Passageiros e acesso ao mesmo a partir da BR 116, através da Av. Carlos Jereissati, em Fortaleza.
Imagem de Canoa Quebrada do Banco de Imagens Ibi Tupi. Destino turístico internacional, consolidado com recursos do PRODETUR/NE e do PROURB/CE, que hoje já conta com equipamentos públicos referenciais - calçadão/ iluminação publica especial/ sinalização urbana/ ordenamento urbano - saneamento básico, marketing turístico, inserção na midia nacional e internacional e, ainda o Aeroporto Internacional Canoa/ Aracati, no presente em obras de consolidação.
Comentário da postagem: Com ese artigo iniciamos um série que mostra os acertos do Planejamento do Turismo no Ceará e o "esquecimento" do que deveriam ser outros destinos notáveis em nosso Estado, como a Região do Cariri. Queremos com isto reiterar que esta pode ser um reinvidicação estratégica regional a ser organizada por todos aqueles que pensam o desenvolvimento sustentável do Cariri e da Bacia Sedimentar do Araripe. Notar que o PRODETUR/ NE II apoiava ações até no Vale do Jequitinhonha em Minas Gerais e aqui no Nordeste não ia muito além das capitais e do litoral.
Postado por: José Sales
PAU DA BANDEIRA DE STO. ANTÔNIO - Barbalha abriu no último Domingo - Reportagem: Antonio Vicelmo

Crato. A Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, será aberta hoje, domingo, dia 30, com o desfile de 50 grupos folclóricos e o carregamento do pau da bandeira. O evento não ficará restrito ao religioso e folclórico. A Fundação SOS Chapada do Araripe vai promover um amplo debate sobre o impacto causado pela retirada do pau, ao longo de 100 anos, da área de proteção ambiental, no pé da Serra do Araripe. Um dos temas que está sendo questionado é o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TEC), que foi assinado em 2008, entre o Ministério Público Federal, Prefeitura de Barbalha e órgãos ambientais. Segundo o presidente da Fundação SOS Araripe, Maurício Teles Freire, até o momento não foi implantado o Horto Florestal que, segundo ele, funcionaria como reserva florestal, de onde seria retirado o pau da bandeira. Ele argumenta que, por ocasião do corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio, dezenas de pessoas acompanham o ritual, o que tem causado, para Maurício, um impacto ambiental significativo na área. "Não se trata de um posicionamento radical em defesa da natureza. O que nós defendemos é a preservação dos nossos costumes, tradições, religiosidade, sem agredir a natureza", explica.
O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, diz que a Prefeitura está promovendo o plantio de mudas no sopé da Serra do Araripe. No ano passado, foram plantadas 200 mudas. Este ano, está programado o plantio de mais 200 mudas. A Fundação SOS Araripe explica que este plantio aleatório não cumpre as exigências do Ministério Público e órgãos ambientais. Com o objetivo de debater estes e outros assuntos será lançado, no dia 4 de junho, logo depois da abertura da festa, o projeto "Caminhos do Pau da Bandeira", acompanhado do curso "Conhecendo a Floresta do Araripe". A solenidade será no auditório da Faculdade de Medicina de Barbalha, com a participação de professores, estudantes e ambientalistas.
O projeto "Caminhos do Pau da Bandeira" consiste no lançamento de um opúsculo, escrito pelo médico e escritor Napoleão Tavares Neves, contando a história do pau da bandeira, destacando os aspectos sociais, políticos, religiosos e culturais. A festa tem mais de 100 anos, mas Napoleão vai escrever sobre os últimos 50 anos. A partir do dia 29, começa a "Operação Santo Antônio 2010", no Parque da Cidade, quando o Município inaugura a delegacia descentralizada da Polícia Militar. Na manhã de domingo, cerca de 50 grupos folclóricos, entre penitentes, bandas cabaçais, reisados, carpideiras, maneiro pau, participam do desfile de abertura, a partir de 9 horas, logo depois da missa celebrada na Matriz de Santo Antônio.
Programação
São duas semanas de rezas, leilões, trezenas e festas populares. O Parque da Cidade, um espaço destinado à apresentação de bandas, se transforma num verdadeiro arraial com a instalação de barracas para a venda de comidas e bebidas, palcos e quermesse. São apresentados shows com artistas nacionais e regionais. Para domingo, estão previstas apresentações de Caninana do Forró, Joãozinho do Exu e Luiz Fidélis. Para as duas semanas subsequentes os cantores Leonardo, Belo e Yego Gomes, e as bandas Arreio de Ouro e Forró de Taipa.
Preservação
"O que defendemos é a preservação dos costumes, tradições, religiosidade, sem agredir a natureza" - Maurício Teles Freire - Presidente da Fundação SOS Araripe
MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Barbalha
Rua Pinto Madeira, 149, Centro
(88) 3532.1708/ (88) 2101.1919
Antônio Vicelmo
Repórterdo Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato
Coluna Armando Rafael - notícias do Cariri
Tradições Populares – A população de Crato reviverá nesta segunda-feira, 31 de maio, uma das mais significativas manifestações da sua tradição popular. Trata-se da Coroação de Nossa

Patrimônio imaterial cratense – É de Olga Gomes de Paiva, ex-Chefe da Divisão Técnica do Iphan-Ceará, esta constatação: “A Coroação de Nossa Senhora, na Catedral de Crato, é uma das mais belas celebrações católicas no Ceará! A participação das crianças, com suas famílias, é a constatação do repasse de importante tradição cultural que, sem nenhuma dúvida, representa o fortalecimento dos laços familiares, nos quais se destaca o respeito pela figura materna e o enaltecimento para nós, mães de família. O patrimônio imaterial do Cariri não poderia ser mais bem representado do que nessa solenidade de coroação da Virgem Maria na cidade de Crato!”.

Criatividade caririense – Uma maneira criativa de incentivar o turismo ecológico está em curso em Nova Olinda. Como a cidade não dispõe de hotéis, a Fundação Casa Grande incentiva famílias a construírem quartos para receberem hóspedes. Os visitantes ficam hospedados em pequenas suítes (equipadas com frigobar e TV) localizadas no quintal das casas. Os turistas têm acesso a biblioteca e laboratório de pesquisas da Fundação Casa Grande. As diárias custam cerca de R$ 50 com direito á pensão completa. Muitos paulistas têm desembarcado no Aeroporto de Juazeiro do Norte, de onde viajam em vans para Nova Olinda. Antes de chegar ao destino, eles contemplam embevecidos a exuperante paisagem da Chapada do Araripe.
Um pôr-do-sol inesquecível – Um dos passeios mais atraentes para os turistas que vêm à Nova Olinda é ver o pôr-do-sol da vista panorâmica oferecida pelo Pontal da Santa Cruz (ver foto abaixo), em Santana do Cariri. Trata-se de um dos mais belos cartões postais do Cariri, pois oferece uma vista de 360 graus da Chapada do Araripe. Na época que o Museu de Paleontologia estava aberto era incluída uma visita aquele local. Que possui a mais importante coleção de fósseis do mundo referentes ao período Cretáceo.

Um substituto à altura – Depois de cinco anos da morte de monsenhor Francisco Holanda Montenegro, a casa dele – localizada no bairro Granjeiro, em Crato – voltou a ser habitada. Quem agora lá reside é outro monsenhor, também professor, também escritor. Trata-se de monsenhor Vitaliano Mattioli, nascido na Itália, um erudito especializado em teologia e ex-professor de Bioética. Detentor de dois doutorados e autor de duas dezenas de livros, monsenhor Mattioli, aposentou-se da Pontifícia Universidade Urbaniana de Roma e decidiu viver seus últimos anos de vida como missionário no Brasil. Recebeu pronta acolhida da diocese de Crato. Com pouco tempo no Cariri, “monsignore” Vitaliano Mattioli já vem prestando seus ofícios sacerdotais aos católicos cratenses.
Bom Dia! - Programa Cariri Encantado é Transmitido ao Vivo do Crato Tênis Clube
A Celebração do Encantamento

Ontem, no salão nobre do Crato Tênis Clube, aconteceu uma importante festa para a região. Uma verdadeira celebração da arte e da cultura, onde mais de 500 pessoas que fazem parte da história do Cariri Cultural foram homenageadas. O autor da idéia, o cantor e agitador cultural Luiz Carlos Salatiel conseguiu realizar um feito notável ao reunir em um só lugar, alguns dos grandes valores da região. Uma espécie de "Diploma de Honra ao Mérito" foi distribuído entre os homenageados presentes, que se dividiam em grupos: Música, Artes Cênicas, Literatura, etc. Salatiel também apresentou ao vivo, juntamente com o colaborador Carlos Rafael, o seu semanal programa de Rádio "Cariri Encantado", que é transmitido pela Rádio Educadora, e que completa hum ano no ar e já entrevistou 50 convidados. No evento estavam figuras ilustres e reconhecidas, como o Jornalista Huberto Cabral, a maestrina Divani Cabral, e artistas locais, como o cantor e compositor Abidoral Jamacaru, o escritor José Flávio Vieira, e a Secretária de Cultura do Município, ( que também é dançarina ), Danielle Esmeraldo, acompanhada do seu esposo Manoel Severo, idealizador do "Cariri Cangaço." Houve homenagens In Memorian aos grandes vultos do passado.
O evento contou ainda com a participação de Batista e seu Conjunto, e de apresentações de artistas musicais, que se revesaram no palco. O Blog do Crato fez a cobertura fotográfica completa através deste repórter e do também fotógrafo e cinegrafista Wilson Bernardo, que deverá estar disponível logo mais aqui no Blog do Crato.
E agora, a Previsão do Tempo para hoje:
Um Domingo de Sol com algumas nuvens e Não chove. É o que prevê o site de meteorologia "Climatempo". Previsão clássica para o cariri, que já estamos acostumados. Na verdade o dia amanheceu nublado, mas tudo indica que com o passar das horas, a tênue camada de núvens irá se dissipar e dar lugar ao sol, que permanecerá escaldante. A previsão aponta para temperaturas entre 22 e 31 graus. Tenham todos um Bom Dia e um Bom descanso.
Dihelson Mendonça
ALMANAQUE - Dia 30 de Maio de 2010

* 1416 - Jerônimo de Praga é condenado à morte na fogueira por heresia, pelo Concílio de Constança, realizado na cidade de Constança, na Alemanha.
* 1431 - Em Ruão, na França, Joana d'Arc é queimada na fogueira aos 19 anos por bruxaria.
* 1569 - Henrique VIII de Inglaterra casa com Joana Seymour, 11 dias depois da execução de Ana Bolena.
* 1834 - Joaquim António de Aguiar, apelidado de «O Mata-Frades», promulga uma lei, em Portugal, pela qual declara extintos «todos os conventos, mosteiros, colégios, hospícios, e quaisquer outras casas das ordens religiosas regulares», ficando os seus bens incorporados na Fazenda Nacional.
Nascimentos
* 1367 - Rei Henrique IV de Inglaterra (m. 1413).
* 1469 - Rei Manuel I de Portugal (m. 1521).
* 1814 - Mikhail Bakunin, escritor e ativista anarquista russo (m. 1876).
1942)
* 1889 - Marcelo Tupinambá, músico brasileiro (m. 1953).
* 1909 - Benny Goodman, clarinetista norte-americano.
* 1939 - Dieter Quester, ex-piloto austríaco de F-1.
* 1940 - José Mestre Baptista, cavaleiro tauromáquico português (m. 1985).
* 1950 - Bertrand Delanoë, político francês.
* 1951 - Fernando Lugo, presidente do Paraguai.
* 1958 - Marie Fredriksson, cantora e compositora sueca (Roxette).
* 1966 - Thomas Häßler, ex-futebolista alemão.
Falecimentos
* 1252 - Fernando III, rei de Leão e Castela, santo da Igreja Católica.
* 1431 - Joana D'Arc, heroína francesa da guerra dos cem anos. Foi canonizada como padroeira da França.
* 1640 - Peter Paul Rubens, pintor flamengo (n. 1577).
* 1778 - Voltaire, filósofo e poeta francês (n. 1694).
* 1984 - Anton Walter Smetak, compositor suíço (n. 1913).
* 1999 - Kalju Lepik, poeta lírico estoniano (n. 1920).
* 2002 - Mário Lago, ator, compositor e poeta brasileiro (n. 1911).
Fonte: Wikipedia
Imagem: Joana D´Arc
Por: Dihelson Mendonça
Fotógrafos do site ZoomCariri fazem cobertura da Festa de Barbalha hoje
O CHÃO DA GALINHA OU O CÉU DA ÁGUIA: CADA UM DECIDE O QUE SABER-FAZER-TRANSCENDER EM SI MESMO! - Por: Bernardo Melgaço
Creio que no mundo em que vivemos onde as exigências da vida material nos obriga fixarmos nossas atenções e focarmos nossas energias na construção de um mundo cada vez mais individualista e materialista, nos sobra muito pouco tempo para refletirmos sobre o caminho que estamos realizando de fato. Faz-se necessário, portanto, dedicarmos algum tempo, ou seja, energia e atenção concentrada para outros caminhos alternativos possíveis no sentido de provocarmos uma mudança radical (um novo paradigma) e profunda em nossas convicções e produções de valores humanos.
Já faz alguns anos que o teólogo Leonardo Boff lançou um livro A ÁGUIA E A GALINHA onde procurou mostrar a vida limitada e condicionada que a maioria de nós acredita e segue sem perceber as possibilidades de um poder latente e transcendente no seu interior. Segundo esse autor, podemos viver ciscando e jogando terra para trás (que acaba atingindo os olhos do outro irmão – resultado: confusão!) - limitados e presos ao chão da sobrevivência-razão (o modo de ser GALINHA – segundo Boff) ou se libertar desse chão voando na imensidão da existência em direção ao sol da vida-amor pleno e infinito (o modo de ser ÁGUIA - idem).
A decisão de escolha é de cada um. Ninguém muda e conquista nada se sua maneira de ver o mundo e a si mesmo também não sofrerem uma transformação ontológica radical POSITIVA. Mas, para que isso ocorra de fato, o primeiro passo terá que ser dado saindo da inércia e do comodismo psíquico de acreditar que não existe mais nada a se descobrir ou revelar em si mesmo.
Faz-se necessário, romper com a gravidade e o condicionamento energético racional-instintivo que nos força a vivermos como GALINHAS ciscando e pulando de um lado para o outro na luta pela necessidade da sobrevivência de contínuas conquistas unilaterais materiais efêmeras. A transformação de identidade positiva transcendental (de GALINHA para ÁGUIA) não acontece por acaso, mas porque decidimos com vontade realizar a façanha mais espetacular de todos os tempos que é a autosuperação, ou seja, a superação da identidade de si mesmo: quem sou eu de fato? Águia ou galinha?
Ao animal foi dada a condição de viver preso ao seu instinto (no chão), mas ao homem foi “dado” a oportunidade de usar o seu poder interior para transcender (no “céu”) tanto a sua instintividade (animal) quanto a sua racionalidade (humana). Esse poder é um saber e uma perene filosofia e ciência holística. E sem esse saber maior o homem vive preso a sua condição que é a produção ou replicação de conhecimento inferior, até que movido pelo impulso da força forte interior do Espírito ele se supere para poder-saber-viver uma nova e inédita vida de realização cósmica superior universal. Em outras palavras, não existe conquista maior sem o mérito da persistência na disciplina interior de saber-fazer-transcender (ou saber-agir de forma ascética – práxis) que os hindus denominam de SADHANA. Jesus Cristo foi um mestre dessa ciência maior espiritual. Sai Baba atualmente, na índia, segue essa mesma corrente de sabedoria interior, universal e perene.
Bernardo Melgaço da Silva
Prof. e Pesquisador do Núcleo de Estudos Sobre Ciência, Espiritualidade e Filosofia – NECEF/URCA
HISTÓRIA DE SUCESSO - Artista plástico é destaque internacional

Crato. Ele saiu de casa, na zona rural de Lavras da Mangabeira, com seis anos de idade e o nome de Raimundo Pedroza, ou melhor dizendo, Raimundinho. Hoje, Raimundinho é conhecido internacionalmente como Bruno Pedroza, um dos mais conhecidos artistas plásticos da Europa. O menino desengonçado, que nasceu e cresceu na bagaceira do engenho de seu avô, ouvindo histórias de mitos e lendas populares, intercaladas de informações sobre grandes artistas cearenses, entre os quais o pintor José dos Reis Carvalho e Vicente Leite, se transferiu para a cidade do Crato, onde encontrou um espaço aberto para sua vocação nas artes. Na capital da cultura caririense, ele alimentou seus sonhos e utopias. Participou de eventos artísticos, estudou no Seminário São José. Inquieto, morou em Fortaleza, transferindo-se depois para o Rio de Janeiro, onde cursou a Escola de Belas Artes. Estudou arqueologia, filosofia e terminou como monge beneditino. Passou cinco anos no anonimato dentro de um convento. "Foi o momento mais rico de minha vida", afirma Bruno Pedroza. Deixou o mosteiro para se dedicar à arte.
Na década de 70, já famoso, Bruno resolve pagar uma velha dívida para com a cidade do Crato. Com o apoio de outros artistas, entre os quais Sinhá D´ Amora, Celita Vaccanie, além do então secretário de Cultura do Crato, João Teófilo Pierre, Bruno fundou o "Museu de Arte Vicente Leite", que conta com obras de artistas renomados: Sansão Pereira, Sérvulo Esmeraldo, Pedro Américo, Henrique Bernadeli, José dos Reis Carvalho, dentre outros. Casou-se com a descendente de italiano, Elinor Perlingeiro Garnero, que apostou no talento do marido. Com o apoio financeiro do fundador da Rede Globo, Roberto Marinho, passou um ano na Itália. São 21 anos de Europa. Inicialmente morou em Cuneo, na região do Piemonte, onde nasceu seu sogro, o tenor Giovanni Garnero. Em 1991 se transferiu para Bassano del Grappa, cidade medieval vizinha a Veneza. Em 1994, iniciou o trabalho com esculturas em cristal de Murano, que o levou a estar presente no Corning Museum de Nova Iorque, no Museu de Arte en Vidrio de Alcorcón (MAVA) em Madri, e no Ebeltoftmuseet na Dinamarca. Vende seus trabalhos para todos os países da Europa, além de Estados Unidos e Japão. Mais uma vez, o artista Bruno Pedroza está de volta ao Cariri. Veio rever a família, os amigos e o seu pai, que se encontra doente. Em companhia da filha Teresa, Bruno cumpre também um roteiro saudosista, revendo o riacho dos Machados, em Lavras da Mangabeira, onde viveu sua infância. Na entrevista, Bruno não se cansa de ressaltar a importância da figura de seu pai, Manoel André Pinheiro Pedroza, um vaqueiro do Vale do Machado, que sempre apoiou a sua opção de vida.
AMPLIAÇÃO
Pedroza doará novas peças ao Museu do Crato
Crato Na sua estada no Cariri, ele reviu o Museu de Artes do Crato, que passa por reformas. Em companhia do diretor do Museu, George Macário de Brito, e do arquiteto Waldemar Arraes de Farias, Bruno Pedroza esteve com o prefeito Samuel Araripe a quem prometeu a ampliação do acervo do museu com a doação de novas peças. "Agora, com mais experiência, eu tenho condições de montar um museu que seja uma referência para o Nordeste, capaz de concorrer com os melhores museus do Brasil", garante ele. Ao assumir este compromisso, Bruno diz que é cratense de coração. "Foi aqui que estudei desde o primeiro ano até o fim da escola média, foi no Crato que descobri minha vontade de ser artista e onde estruturei minha personalidade cultural", diz ele, ressaltando que "voltar ao Crato é uma emoção que me acompanha até hoje, porque é um retorno ao período feliz da minha segunda infância e adolescência vividas no Bairro Pimenta, estudando no Grupo Escolar Teodorico Teles de Quental e no Seminário São José".
"Quando cresci um pouco mais e descobri que ser artista era meu projeto de vida, procurei me informar sobre arte e senti a falta que faz não ter um espaço onde um adolescente procure informação sobre arte. Volto para fortalecer o acervo do Museu de Artes daqui".
Fique por dentro Museu Vicente Leite
O Museu de Arte Vicente Leite possui um acervo de nomes importantes na história da arte vivida nos anos 50, 60 e 70, no Rio de Janeiro, berço das artes no Brasil. Era a época do entrosamento entre mestres, alunos, pais, filhos, amigos e conterrâneos. Uma geração laureada de medalhas, menções honrosas e prêmios de viagens ao Brasil e ao exterior. O Museu foi fundado em 1972, na gestão do prefeito José Miguel Soares, pelo idealizador Bruno Pedrosa e Sinhá D´Amora. Seu nome deu-se em homenagem ao artista cratense de grande talento, Vicente Leite. A pintora Sinhá D´Amora e a escultora Celita Vaccani foram as primeiras benfeitoras do museu, doando com desprendimento trabalhos belíssimos. O local conta com obras de artistas renomados como: Sansão Pereira, Sérvulo Esmeraldo, Pedro Américo, Henrique Bernadeli, José dos Reis Carvalho etc. As obras que compõem o acervo foram adquiridas por meio do idealizador Bruno Pedrosa e Sinhá D´Amora, que obtiveram total apoio de artistas colecionadores, amigos e autoridades de quem solicitaram trabalho, cooperação e ajuda financeira para a concretização do museu.
Antônio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato
Sérgio Novais é internado às pressas
Lá, por volta do meio dia de ontem, recebeu os primeiros atendimentos. Depois de algumas horas, o político foi transferido para Fortaleza. Sérgio foi deslocado de avião para a capital, em uma UTI aérea. Chegou a Fortaleza por volta das 18 horas, sendo internado no hospital Monte Klinikum. Até o fechamento desta edição, o hospital não havia se manifestado sobre o atual estado de saúde de Sérgio Novais nem informado sobre uma possível previsão de alta. A vereadora Eliane Novais (PSB), que está acompanhando o estado de saúde do irmão, não quis falar à imprensa sobre o assunto. A informação sobre a crise de hipertensão de Sérgio foi confirmada por sua assessoria de imprensa. Ontem à noite, a assessoria informou que seu estado de saúde estava “tranquilo” e que ele estava consciente. “Ele veio o tempo inteiro consciente do hospital no Crato até o hospital em Fortaleza”, informou sua assessoria.
Histórico
Esta não é, porém, a primeira vez que Sérgio é obrigado a se submeter às atenções médicas. Em 2005, ele já havia passado por um grave problema de saúde, tendo se submetido, incluive, a uma cirurgia na aorta – a maior artéria do sistema de circulação sanguínea humano. Em consequência disso, no ano seguinte, Sérgio ficou de fora das disputas eleitorais por recomendação médica. No encontro de ontem, do qual Sérgio participava no momento em que se sentiu mal, membros do PSB do Ceará discutiram sobre seu apoio à candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República.
Fonte: (Pedro Alves - pedroalves@opovo.com.br)
Por estradas poeirentas – Por Magali de Figueiredo Esmeraldo
Nota do Editor - Up - Matéria em Destaque

Ainda hoje sou agradecida àquelas pessoas que me proporcionaram essa agradável viagem. Para uma menina de quinze anos, tímida, que o lugar mais distante que conhecia antes era Fortaleza, foi uma grande aventura conhecer Rio e São Paulo.
Naquela época, até Feira de Santana a estrada não era asfaltada. Os ônibus viajavam de dia e pernoitavam nos hotéis. Foram muitas as aventuras, percorrendo muitas estradas, passando em vários estados e cidades, atravessando o Rio São Francisco numa balsa e tantas outras experiências que serviram para meu crescimento.
Não viajei sozinha, fui recomendada por meus pais à professora dona Lourdinha Esmeraldo, pessoa que gozava de grande respeito e prestígio na cidade do Crato pela bondade que possuía. Ela viajava também na compainha de dona Assunção Esmeraldo e da jovem Teresinha Esmeraldo. Três pessoas maravilhosas com quem eu convivi durante a viagem e, que me deram exemplos de bondade, amizade e solidariedade.
Na primeira noite que pernoitamos num daqueles hotéis, que chamávamos de “hotéis de beira de estrada”, quando nós quatro chegamos ao quarto, observamos que havia três camas e uma rede. Ainda bem que cada uma de nós levava dois lençóis: um para se enrolar e outro para forrar a cama, que sabíamos não ser higiênica. A rede exalava aquele mau cheiro por ter sido usada muitas vezes sem lavagem. Mas a boa educação nos manda que devemos tratar bem os mais velhos e por isso, eu me ofereci para dormir na rede. Dona Lourdinha logo disse que gostava mais de rede. Mas desconfio que ela, por ter tanta bondade no coração, quis nos poupar eu, dona Assunção e Teresinha de dormir na rede suja. Eu fiquei aliviada.
Quando chegou perto de Canudos, num local que só tinha um bar que servia café e bebida, o ônibus “deu prego”. Ficamos a manhã toda e parte da tarde nesse local, que não tinha o que comer. Dona Lourdinha, com a praticidade dela, perguntou o que tínhamos levado para a merenda. Eu tinha biscoito e uma lata de leite condensado, as outras tinham pão e mais biscoitos. Ela, como uma boa bebedora de leite, como a maioria dos Esmeraldo, gostou, porque misturando o leite condensado com café dá um gostoso café com leite.
Dona Lourdinha fez amizade com o motorista do ônibus e com os demais passageiros, medicando quando alguém adoecia, pois prevenida e experiente como ela era, tinha tudo que precisasse numa emergência: remédio para dor de barriga, dor de cabeça, mal estar e tudo mais. Eu e todos os demais passageiros sentíamos segurança em viajar com ela, uma verdadeira líder, ajudando a todos, que com a convivência se tornaram além de companheiros de viagem, amigos.
Depois de muita estrada, paradas para almoços, jantares e banhos chegamos a São Paulo. Dona Assunção ficou em Taubaté na casa de um filho. Dona Lourdinha, Teresinha e eu fomos para casa de meu tio Osório, que no outro dia, iria nos levar de carro ao Rio de Janeiro. Ele nos levou para jantar em um grande restaurante, mas chovia e o frio era tão intenso, que eu não pude aproveitar aquela noite, pois não tinha levado agasalho. Como eu era acostumada ao calorzinho do Crato me tremi de frio.
No outro dia seguimos viagem para o Rio de Janeiro. Dona Lourdinha ficou hospedada na casa de um irmão dela em Copacabana, juntamente com Teresinha. E eu fiquei na casa da minha tia Lili, bem próximo. Esta fez todos os passeios turísticos comigo: Pão de Açúcar, Corcovado, praias, cinemas e outras coisas mais. Com dona Lourdinha e Terezinha fui também a muito locais e pontos turísticos.
Tudo para mim era novidade, até o picolé Kibon, que ainda não tinha no Crato. Também foi a primeira vez que comi pizza. Lembro-me que Dionê Albuquerque, amiga de mamãe, que estava de férias no Rio, me telefonou convidando para almoçar uma pizza. Achei uma delícia!
Um passeio que muito me marcou foi conhecer a ilha de Paquetá, com suas charretes e tantas belezas naturais. Vendo aquelas lindas paisagens da ilha, lembrei-me do romance “A Moreninha” de Joaquim Manoel de Macedo, que ali era passado.
Meus primos cariocas me levavam para tomar sorvete e ficavam puxando conversa comigo, talvez me achando tímida.
Essa viagem me deu oportunidade de aprender muitas coisas e até fiquei mais desenrolada, vencendo um pouco a minha timidez. Aprendi a pegar ônibus sozinha para encontrar Dionê e juntas assistirmos a uma comemoração na praia. Era a festa dos quatrocentos anos do Rio de Janeiro. A praia estava lotada de gente para assistir as acrobacias dos aviões. Tudo muito bonito, quando de repente um dos aviões fez uma manobra tão baixa, que não conseguiu levantar vôo. Ouvimos um forte barulho. Era o avião caindo no mar. Todos ficaram calados, chocados por terem presenciado essa tragédia tão de perto, e saber que o piloto havia morrido ali na nossa frente. Eu fiquei assustada e trêmula por presenciar aquela tragédia. A multidão se dispersou e as comemorações foram canceladas naquele momento.
Toda a viagem, desde o momento que saí do Crato, e mais os dias que passei no Rio de Janeiro foram um aprendizado e uma aventura para mim. Convivi com pessoas que tinham um modo de vida diferente. E isso foi importante para o meu crescimento e amadurecimento pessoal.
Por Magali de Figueiredo Esmeraldo
DESTAQUE PARA A BELEZA DA MORENA - Josiane Melo
Essa é Josiane Melo, modelo profissional de passarela, vencedora de uma pesquisa feita num site de relacionamentos onde existe uma comunidade direcionada ás modelos que trabalham profissionalmente para desfiles de Lojas da região do Cariri. Ela obteve 80% dos votos de modelo mais bonita da comunidade pelos usuários da Internet, a ela o nosso reconhecimento e os nossos parabéns. Josiane representa o charme, a simpatia, a beleza negra e o glamour da mulher caririense. No seu vasto curriculum possui o título de Miss Elite 2008 onde obteve o 1º lugar e o 4º lugar no concurso Garota Estilo 2009.
Saiba mais sobre essa morena, aclamada pelos internautas:
Medidas:
Cintura:66
Busto:81
Quadril:92
Altura:1,70
Peso:47 kg
Participação em Concursos:
Top Model Elite 2008 (1º Lugar)
Miss Fitness 2009
Garota Estilo 2009(4º Lugar)
Trabalhos em Desfiles: Lojas de Crato e Juazeiro, Cariri Shopping e Ouricurí-Pe.
Desejo: " Continuar atuando no ramo da moda e ser uma Top Model reconhecida internacionalmente".
Padeiro acende forno, sai para almoçar e padaria pega fogo em AL

Uma padaria em Maceió (AL) foi quase que totalmente destruída por um incêndio que começou no início da tarde deste sábado (29), informou o Corpo de Bombeiros de Alagoas. O fogo teria começado depois que um funcionário acendeu o forno da padaria "O Pão Nosso" para preparar a fornada da tarde e saiu para almoçar por alguns minutos. "Ele era o funcionário de uma padaria pequena, em um bairro humilde, estava sozinho e saiu para almoçar depois de acender o forno. Deu perda total na padaria", afirmou ao G1 o tenente Milton, comandante da operação que atendeu a ocorrência. Fogo na padariaBombeiros tiveram dificuldade para controlar o fogo. (Foto: Marcos Marabá/Gazetaweb) - Segundo o tenente, foram cerca de 40 minutos até que os bombeiros conseguissem apagar o fogo, que começava a se alastrar pelas casas vizinhas. Ninguém ficou ferido. Ainda de acordo com os Bombeiros, o proprietário do estabelecimento não estava no local. "O funcionário estava bem nervoso quando chegamos", diz. Os bombeiros tiveram que usar máscaras de oxigênio para combater o fogo na área mais crítica do estabelecimento, repleta de lenha em estado de combustão.
Do G1, em São Paulo, com informações da GazetaWeb
Molestadores de crianças vão para inferno, diz Vaticano

Para o religioso, as crianças são "um ícone sagrado". Ele citou o Evangelho de Marcos ao dizer que os culpados de abusos contra crianças "fariam melhor se amarrassem uma pedra ao pescoço e se atirassem no mar". "Não façam das crianças o objeto de sua cobiça impura", exortou Scicluna.
Fonte: Yahoo Notícias