04 dezembro 2010

Mala branca e mala preta - Por José de Arimatéa dos Santos

Neste final de semana se define o campeonato brasileiro e saberemos finalmente quem será o vencedor do certame. Somente Fluminense, Corinthians e Cruzeiro tem chances ao título. O time do Fluminense só precisa vencer o Guarani de Campinas para levantar a taça. Para o Corinthians só resta torcer para o tropeço do time carioca e vencer a partida contra o Goiás. Já para os lados do Cruzeiro as coisas são mais difíceis, pois precisa vencer o Palmeiras e torcer para que Corinthians e Fluminense não vençam seus compromissos. Enfim, o campeão brasileiro de 2010 está entre os três. Acredito que o campeão será o Fluminense devido a enorme vantagem de jogar em casa e só precisa vencer o já rebaixado para a segunda divisão Guarani.
Mas o cerne da questão não é esta. A discussão gira em torno das famosas malas branca e preta. A mala branca é aquela em que um time recebe ajuda ou promessa de dinheiro para vencer o seu adversário. Já a mala preta é o recebimento de dinheiro para perder o jogo. No jargão futebolístico, "abrir as pernas". Sou totalmente contra a esses dois expedientes já que o time que entra em campo é para ganhar e não facilitar para outro time, influenciando no resultado do campeonato. Isso é jogo sujo. O campeão deve ser aquele que foi mais competente em campo e estruturado fora das quatro linhas. Fala-se muito todo ano nessas famosas malas, mas é sabido que nunca foi provado essas "ajudas". É tudo por debaixo dos panos se acontecer de fato essas malas.
Dizem os especialistas em futebol que essas práticas são corriqueiras no mundo inteiro. Há até quem defenda a volta das finais do campeonato no estilo "mata-mata" por acreditar que por aí não tem como haver as tais malas. Mesmo com essas malas, se existir, sou a favor dos pontos corridos que premia no final o clube que se planejou melhor para o campeonato e está mais estruturado. Já no "mata-mata" o oitavo colocado pode eliminar o que fez melhor campanha e ser campeão. Injusto. Como quem fez campanha inferior(menos pontos ou menos vitórias) pode ser melhor do que quem venceu mais?
Espero que prevaleça a honestidade e a decisão do campeonato nacional termine dentro de sua normalidade e tudo decidido dentro de campo e por seus atores que são os jogadores de futebol. Quem gosta de futebol que ver um jogo vistoso e cheio de nuances. Verdadeiro futebol brasileiro em que seus jogadores fazem espetáculo para nós apreciadores da grande arte brasileira. Com dribles e jogadas desconcertantes. E com muito gol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.