
Crato - Hoje tem marmelada? Tem sim senhor! Hoje tem goiabada? Tem sim senhor! Respeitável público: o circo está de volta, trazendo a magia e o fascínio que sensibilizam adultos e crianças. Nas cidades do interior, os espetáculos são atrações de grande valia. Não importa se é luxuoso ou apenas uma humilde tenda sob a qual artistas anônimos, pelo amor à arte, tentam tirar seu sustento a partir da alegria dos espectadores. Mesmo diante das inúmeras opções de lazer, o circo ainda mexe com a vida das cidades.
Esta semana, chegou ao Crato o Circo Portugal Internacional, instalado no Parque de Exposições, que não foge à regra dos grandes circos, com malabaristas, equilibristas, palhaços, show de ilusionismo, globo da morte. Um dos destaques desta temporada é a apresentação das "águas dançantes".
Na noite de estreia, a arquibancada, com capacidade para 3.500 lugares, faltou pouco para lotar. Nas noites subsequentes, o movimento aumentou. O médico Macário José Brito Bezerra, conhecido como "Macarim", é um eterno apaixonado pelo circo. Vai a todos os espetáculos, até mesmo daqueles circos que nem cobertura possuem. Costuma levar os artistas para sua casa, onde oferece comida e banho de piscina.
"Quando chega um circo no Crato, eu faço amizade com os artistas", conta o médico, explicando que, no caso do Circo Portugal, o contato com o administrador José Arlindo da Silva foi acidental. Ele foi atendido por Macarim no Hospital São Francisco, depois de um pequeno acidente automobilístico.

Globo da Morte
Para os jovens, a principal atração é o globo da morte, com seis motoqueiros, que chegam a ficar a dois palmos um do outro. "É um número muito perigoso", diz o jovem motoqueiro Maicon Portugal, que nasceu e cresceu dentro do circo. Ele alerta que o sucesso do número depende muito mais da máquina do que da habilidade. "Para nós, motoqueiros, o globo da morte é mais um número circense. Mas, quando a moto falha, tudo pode acontecer. E já aconteceu".
O palhaço Xavequinho, dublê de palhaço e motoqueiro, conta que uma vez, em plena apresentação, a corrente de uma das motos arrebentou, três delas chegaram a bater e os motociclistas caíram.

Sonho
"Levo os artistas para casa alimentando sonho infantil: ser artista de circo".
Macário José Brito
Médico
Reportagem: Antonio Vicelmo
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaborador do Blog do Crato
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.