31 dezembro 2010

ESTIMATIVA NO CARIRI - Lojistas fecham o ano com alta de 12% nas vendas - Reportagem: Elizângela Santos


Centro comercial do Município de Juazeiro do Norte, no Cariri. Para o próximo ano, a expectativa é de que o crescimento econômico seja de 10% - FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS - O Município de Juazeiro do Norte vem apresentando uma dinâmica econômica singular nos últimos anos.

Juazeiro do Norte. Um crescimento estimado de 12% para o setor comercial é a avaliação apontada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), que registra este fim de ano como o principal termômetro para a positividade no desempenho das vendas. O próximo ano também entra com boas perspectivas, mesmo com a política de crédito que será adotada pelo Governo Federal, de maior retração. Mesmo assim, o vice-presidente da entidade, Michel Oliveira Araújo, afirma que a perspectiva gira em torno de 10%, principalmente no Nordeste Brasileiro, região que mais cresceu no Brasil.

O principal vetor da economia de Juazeiro está na sua vocação nata, que é o comércio. Neste ano de 2010 novos grupos, como o Walmart, decidiu instalar empresas como o Hiper Bompreço na cidade, com investimentos de R$ 30 milhões, num espaço denominado Open Mall, onde estarão sendo abertas 45 lojas. O Cariri Shopping anunciou a duplicação do espaço e com isso se tornará o empreendimento do ramo com o segundo maior número em área de locação no Estado, num investimento de mais de R$ 50 milhões. Além disso, outro espaço, o Juazeiro Shopping Center está sendo construído na cidade. O Município de Juazeiro do Norte vem apresentando uma dinâmica econômica singular nos últimos anos. Essa é a avaliação do pesquisador e economista, José Micaelson Lacerda Morais, chefe do Departamento de Economia da Universidade Regional do Cariri (Urca). Ele explica que esse dinamismo é decorrente principalmente da indústria e dos serviços em conjunto com importantes investimentos públicos do governo em nível federal e estadual. Segundo o economista, entre janeiro e maio de 2010, Juazeiro foi o Município que mais admitiu trabalhadores (5.990 empregados), entre as cidades da Região Metropolitana do Cariri.

Mas, para o vice-prefeito de Juazeiro do Norte e ex-presidente da CDL local, José Roberto Celestino, a economia cresce de uma forma muito positiva, com investimentos privados na cidade. Ele destaca a instalação de novas empresas, mas ressalta a importância de infraestrutura governamental e a melhoria do Aeroporto Orlando Bezerra de Morais, que nos próximos meses deverá ser administrado pela Infraero. Ele salienta a importância dos setores públicos e os governos darem um maior apoio aos empreendimentos infraestruturais abrindo, com isso, novos espaços para investimentos do setor privado em Juazeiro do Norte. "Esperamos que o ano de 2011 seja de se colher muita coisa plantada durante os últimos anos. E que o futuro governo, da presidente Dilma, seja um sucesso como foi o anterior. Que haja também tanta aceitação internacional e, no Estado do Ceará, o governador Cid Gomes consiga montar as estruturas, a siderúrgica, a petroquímica, e que isso agregue mão de obra para o desenvolvimento econômico para que o Ceará possa se autoafirmar", diz o empresário de Limoeiro, do ramo de mineração, Wilson Holanda.

Perspectivas

Para o governador do Rotary Club para Ceará, Piauí e Maranhão, Expedito Araújo, o ano de 2011 apresenta perspectivas muito boas. "Teremos uma mulher pela primeira vez na presidência do Brasil, e isso tem uma grande força também simbólica. O Ceará está crescendo economicamente, e a região jaguaribana também". Para Expedito, o Município de Limoeiro do Norte tem despontado nos últimos anos como uma das grandes economias do Estado do Ceará.

MAIS INFORMAÇÕES

Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Juazeiro do Norte
Rua Padre Cícero, 576 - Centro
Fone: (88) 5512.2266

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Chapada do Araripe OnLine

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.