20 dezembro 2010

Coluna Armando Rafael -- Notícias do Cariri


Evento católico
A foto acima – feita por Pautilia Ferraz – mostra o Estádio Romeirão, em Juazeiro do Norte, superlotado. Jogo do Icasa? Não. Trata-se da 14ª versão do Adoremos a Deus, evento católico, realizado no último dia 8. A presença da religião católica no Cariri é muito forte. A foto acima prova esta assertiva.

Bateu fofo
O prefeito de Barbalha, José Leite (PT), não conseguiu efetivar a promessa feita – em janeiro deste ano – quando se comprometeu a doar um terreno à Urca, destinado à construção da sede própria dos cursos de graduação em Artes Visuais e Teatro, sediados naquela cidade. Por isso, esses cursos foram transferidos “temporariamente” para o bairro Pirajá, em Juazeiro do Norte, onde funciona o Campus Monsenhor Murilo de Sá Barreto. Segundo a Urca não havia mais como acomodar 12 turmas de alunos nos pequenos prédios emprestados há mais de 3 anos pela prefeitura barbalhense.

Quiproquó

Anunciou-se, oficialmente, que o adiamento da inauguração do Hospital Regional Monsenhor Murilo, em Juazeiro do Norte, (foto ao lado) se deveu à ausência de obras complementares (jardins, rampa de acesso, etc.) naquele complexo hospitalar. Em off, sabe-se que a assessoria do presidente Lula preferiu evitar confronto com os professores municipais de Juazeiro do Norte – ora em greve – que armaram uma barraca em frente ao hospital e em meio às faixas de protestos e gritos de ordem aguardavam o Supremo Mandatário da Nação...

.
Reconhecimento
Antes de entrar em recesso, os vereadores de Crato aprovaram projeto dando o nome de Tarciso Pinheiro Teles ao posto de saúde que será construído nas proximidades da Avenida Dom Francisco. Homenagem merecida a este médico cratense, falecido há 5 meses. Ele foi responsável por milhares de atendimentos às parturientes de vasta área da Região Metropolitana do Cariri e adjacências. Estima-se que mais de dez mil mulheres deram à luz assistidas por Dr. Tarciso, ao longo de mais de quarenta e cinco anos de dedicação nas suas atividades profissionais. Tarciso assumiu, ainda, vários cargos administrativos na Casa de Saúde Joaquim Bezerra de Farias e noutras repartições da Saúde Pública, como no antigo INAMPS, como Chefe da Perícia Médica do INSS e como Auditor da UNIMED Cariri.

Pirueta
Só restavam oito vereadores no plenário. Seis se ausentaram, minutos antes, para não dar quorum à votação. Mesmo assim, por um placar de 6 x 1 (o presidente só vota em caso de empate), a Câmara Municipal de Juazeiro do Norte aprovou – na última 2ª feira, dia 13 – dois projetos de interesse do prefeito Manoel Santana (PT), alterando o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração dos professores municipais, (na foto ao lado manifestação na Câmara de Vereadores de Juazeiro) além de fixar nova data para o reajuste dos salários da classe. Segundo declaração do sindicato da categoria, a aprovação desses dois projetos resultou em perdas expressivas para os professores.

O novo salário de Tiririca
Enquanto o Governo Federal propõem aumentar o Salário Mínimo em apenas 5,08%, na última 4ª feira, dia 15, o Congresso aprovou o aumento dos salários para deputados e senadores em 61%. O salário da laboriosa classe dos parlamentares passou de 16.512,09 reais para 26.723,13 reais. Alguém acha muito? Pois o custo mensal de um parlamentar (deputado ou senador) custa muito mais:ultrapassa os 100 mil reais por mês. Segundo o site Congresso em Foco, nossos parlamentares – além dos quase 27 mil reais de salário mensal – ainda abocanham, todo mês, outros complementos salariais, tais como: verba indenizatória de 15 mil reais, verba para transporte aéreo de até 27 mil reais, cota de telefone fixo (1.000 reais), celular (o céu é o limite, pois gasto é ilimitado), auxílio-moradia (3.800 reais), além de ajuda combustível, 14º e 15º salários (camuflados com o codinome de “ajuda de custo”) etc.

Curtas
1 --
Novidade na conurbação Crajubar. O IBGE constatou uma nova rota de crescimento populacional em Juazeiro do Norte no sentido leste, ou seja, em direção ao município de Missão Velha. Mais precisamente na região onde, tempos atrás, só existia o aeroporto e pequenos sítios. Naquela área já surgiram novos bairros conhecidos por Betolândia, Vila São Francisco e Vila Nova.
2 -- Ficou constatado que os terrenos que ligam Juazeiro do Norte a Crato estão sendo destinados – na sua quase totalidade – a empreendimentos comerciais. Daí a grande valorização dos terrenos naquela área citadina.

3 -- Segundo o IBGE, o PIB Juazeiro do Norte (RS 1.987 bilhão) tornou-se – em 2008 – o maior do interior do Ceará, ultrapassando Sobral e perdendo só para Fortaleza e Maracanaú. Crato (com PIB de R$ 645 milhões) ficou em 9º lugar no estado.


4 -- Promovida pelo Centro Acadêmico e Departamento de Geociências da Urca, a 9ª Semana de Geografia – prevista para o período entre 31 de janeiro e 5 de fevereiro de 2011 – abordará a “Região Metropolitana do Cariri: Cidades, Lugares, Territorialidades”.

5 -- Pegando o gancho: as cidades da Região Metropolitana do Cariri bem que poderiam imitar esta iniciativa feita em Caruaru (PE): a CDL daquela cidade iniciou uma campanha de arborização com plantação de 1.100 mudas de cedro rosa. A própria CDL-Caruaru acompanhará o crescimento das árvores...

6 -- A indústria Bom Sinal – com sede em Barbalha – fabricante de vagões de veículo leve (os usados no Metrô do Cariri), (foto ao lado) enviou a primeira remessa da encomenda que recebeu destinada a substituir os vagões do atual transporte de trilhos de Maceió, capital de Alagoas.
7 -- A Construtora WR iniciou as obras do edifício “Mansão do Cariri”, com 24 andares. Localizado no bairro Lagoa Seca, o prédio terá um apartamento por andar e deverá estar concluído em abril de 2013.

Retrospectiva de 2010: A frase do ano
Quem vota num vota no outro, quem vota no outro vota no outro” -- Teve gente que considerou esta frase “uma coisa de gênio”. Dita por Lula – durante a propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão – esta pérola pedia votos para os "Senadores de Lula” (sic) no Ceará, em São Paulo e noutros estados. Aqui surtiu efeito. Afinal nordestino adora votar nos candidatos “do governo”. Tem sido assim desde a época da finada Arena, no regime militar. Continuou no (des)governo do PMDB de Sarney, que em 1986 – graças ao estelionato eleitoral do Plano Cruzado – elegeu todos os governadores dos Estados, menos o de Sergipe. E prossegue no atual reino encantado do Bolsa Família... Em São Paulo, um dos candidatos a “Senador de Lula” (sic)o cantor Netinho – “dançou” e voltou a fazer o que sabe: cantar pagode. Lá quem votou num não votou no outro...

Um vice discreto e eficiente
Raimundo Filho tem um mérito: sabe se posicionar no lugar devido. Não faz questão de aparecer. Franco, faz questão de esclarecer que o foco da administração deve ser voltado para o prefeito Samuel Araripe, que é quem tem poder de decisão na máquina municipal. Leal, Raimundo Filho, sempre que solicitado pelo prefeito, representa Samuel em eventos. Foi o que aconteceu nesta semana, quando viajou para o Paraná e Rio de Janeiro – representando o prefeito de Crato – para conhecer os aterros sanitários. E deu conta do recado de forma surpreendente. Sempre esclarecendo que era o vice-prefeito, concedeu entrevista à imprensa paranaense, anotou tudo, fez fotos e – de quebra – ainda dividiu sua viagem com os leitores do Blog do Crato. Na foto abaixo, Raimundo Filho e prefeitos da Região Metropolitana do Cariri em reunião na cidade de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro.

28 comentários:

  1. O Armando nos brinda com mais esta coluna fantástica, de todas as sextas-feiras, que vem recheada de excelentes notícias do nosso Cariri.

    Parabéns, Armando!

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  2. Êh, Armando, como você diz, esses Quiproquós estão mesmo acabando a reputação de muita gente aqui no Cariri, ahahahahahahahah. Quem diria, hein ?

    Abração,

    DM

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente, Dihelson, esta é a realidade nua e crua.
    Pessoalmente lamento os quiproquós que vem ocorrendo em Juazeiro, terra de pessoas trabalhadoras, empreendedoras e pacatas.
    Hoje, a imensa maioria dos juazeirenses sofre na pele pela incompetência do “Governo da Revolução Democrática” (sic)
    Já são 2 anos de altos e baixos. Felizmente a iniciativa privada está dando sua contribuição para o progresso da cidade vizinha.
    Já no setor público municipal...
    A maioria da população pensava que elegendo um “socialista” a Terra do Padre Cícero mudaria para melhor: haveria transparência, competência, lisura, progresso...
    Deu no que deu!

    ResponderExcluir
  4. Já se passaram dois anos de desencontros.
    Segundo amplamente publicado (e listado) na imprensa, as dívidas da Prefeitura – junto a fornecedores – não honradas atingiram milhões de reais; os professores estão em greve; todas as secretarias (com exceção da pasta de Romarias e Turismo) passaram por excessivo rodízio de titulares; houve denúncias de atentados contra jornalistas que fazem oposição ao atual prefeito, com repercussão nacional e internacional; o prefeito é vaiado nas solenidades públicas que comparece.
    Pena. Qualquer pessoa de bom senso lamenta o fato.
    Isto cristalizou em largas faixas da população que as idéias socialistas representam fracasso aonde quer que seja colocada em prática.
    Mas, ainda tem gente que insiste em fechar os olhos a este aspecto. Fazer o quê?
    Como bem definiu o Papa Leão XIII: “O capitalismo é mal em seus abusos, enquanto o socialismo é INTRISICAMENTE ruim”. Ou seja, não existe nada de bom no socialismo...

    ResponderExcluir
  5. Armando, no Socialismo ou no Comunismo Marxista? Porque pode-se também entender como Comunismo, um sistema de bens comuns a todos, compartilháveis, como existia o "comunismo" dos primeiros cristãos, no século I e II DC, e assim, seria um sistema menos desumano, não ?

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  6. Dihelson:
    respondo externando minha opinião.

    Como uma ideologia política atéia, o comunismo é geralmente considerado como a etapa final do socialismo. Ou seja, é o resultado filosofias econômicas e políticas que recorrem a vários movimentos (a maioria feito com armas e derramento de sangue para se implantar ) cujas origens remontam aos teóricos da Revolução Industrial e da Revolução Francesa.
    Os cristãos primitivos – como testemunha o livro “Atos dos Apóstolos”, constante do Novo Testamento da Bíblia Sagrada – viviam em comunhão, não somente espiritual, mas também de bens de uso, numa adesão ESPONTÂNEA, PACÍFICA, LIVRE DE IDEOLOGIAS POLÍTICAS.

    Não se recorreu a “paredóns”, nem fuzilamentos sumários -- individuais ou coletivos --para que o Cristianismo se espalhasse nos seus primórdios. Pelo contrário, milhares de cristãos foram vítimas da violência dos donos do poder e por isso foram martirizados por pregarem a paz, a justiça, a solidariedade...

    ResponderExcluir
  7. Já o comunismo prega o materialismo histórico (ou dialético), isto é, todos os acontecimentos da história são determinados pelo fator econômico. Segundo essa falácia, toda a ordem política, a cultural, a religiosa fica reduzida, portanto, a fenômenos econômicos. Isto é contrário aos princípios cristãos, que reconhecem no homem uma alma espiritual, aberta para os valores transcendentais; estes valores levaram os homens a desprezar muitas vezes o valor econômico em função dos bens espirituais.

    Foi por isso que o Papa João Paulo II, ao abrir a III Conferência Latino Americana dos Bispos, em Puebla, no México, em 1979, deixou claro: “Esta visão de Jesus como o Revolucionário de Nazaré não se coaduna com a fé católica”. Com essas palavras o Papa cortava na raiz as pretensões da Teologia da Libertação, de linha marxista-leninista, que se fortalecia na América Latina na década de 70. A partir daí foi visível que o grande Papa iniciou um grande trabalho na Igreja, especialmente junto aos Bispos, para sanar os erros da teologia da libertação.

    ResponderExcluir
  8. Foi isto que levou a Igreja Católica a condenar o socialismo, cfe. ensimaneto do Papa Pio XI, que afirmou:
    " Ninguém pode ser, ao mesmo tempo, bom católico e verdadeiro socialista" (Enciclica Quadragesimo Anno, 15 de maio de 1931."

    Daí porque os comunistas e socialistas têm ódio mortal contra os católicos e não perdem oportunidade para externar esse ódio.
    Diferente dos cristãos que respeitam o direito dos socialistas-comunistas exporem suas idéias, desde que seja dentro da lei e da ordem.
    O diabo é que nunca vi um socialista-comunista não defendesse ardorosamente a "luta armada", para galgar o poder...

    ResponderExcluir
  9. Debater é sempre bom porque faz com que extraiamos o melhor dos Homens ( e o Pior ). O Armando nos deu uma verdadeira Aula sobre a diferença entre o "comunismo" no sentido de bens compartilhados pelos primitivos cristãos e a diferença entre a ideologia comunista moderna.

    Só para instiga-lo mais ainda, meu Caro Armando Rafael, posso dizer como "advogado do diabo", que a idéia, a filosofia comunista inicial não previa o derramamento de sangue, e isto foi apenas decorrente da interpretação humana e implantação do princípio, assim como também, até a filosofia do Cristianismo provou que esta promoveu o maior derramamento de sangue da História da Humanidade, no momento em que se sabe que o mundo viveu de guerras provocadas pelas doutrinas religiosas.

    A história da humanidade em 2.000 anos, tem sido uma batalha entre correntes religiosas, que promoveram um holocausto, manchando a história de vermelho, e forçando, pela força da repressão católica, a uma era de obscurantismo que fez com que homens como Galileu Galilei e muitos outros que eram dados à ciência, tiveram que engolir as palavras, por dizerem nada mais que a verdade.

    E aí, em que diferem as guerras religiosas, da guerra ideológica do facismo, do nazismo e do Stalinismo ? A pergunta é provocadora, mas você certamente, já possui a resposta.

    Abraços,
    Bom Domingo.

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  10. Caríssimo Dihelson:

    1ª verdade:
    A Igreja Católica, ao longo de 2 mil e 10 anos de existência certamente cometeu muitos erros. Não seria honesto omitir isso. Conduzida por homens – todos nascidos com o pecado original e, portanto, sujeitos a cometer erros.
    Fundada por Jesus Cristo, a Igreja Católica é muito atacada principalmente pela atuação da Inquisição.

    Os historiadores idôneos dizem que em 3 séculos a Inquisição foram justiçadas cerca de 3 mil pessoas de um total de 200.000 processados. (Não significa que foram mortos 3 mil pessoas, pois a grande maioria sofreu apenas prisões).

    Esta cifra, se considerada alta, representa tão somente a décima parte dos assassinatos ocorridos na França durante o regime do “Terror Jacobino”, entre os anos de 1792 e 1795. Ou seja, em tão só 3 anos, os filhos da Ilustração Iluminista multiplicaram por 10 as vítimas resultantes de 300 anos de atuação da Inquisição Católica.

    Segundo dados de historiadores famosos, quem matou mais foi a ‘inquisição protestante”, comandada por Calvino entre outros loucos da época. (pesquise no google)

    Mesmo assim, reconheço: a Igreja Católica, ao longo de 3 séculos certamente cometeu muitos erros durante a Inquisição.

    ResponderExcluir
  11. 2ª verdade:
    Mas se formos comparar os mortos na inquisição com a carnificina promovida pelos comunistas, a coisa fica aterradora.
    O próprio Lênin (ver Obra, tomo XV, página 371 escreveu: O que constitui a base filosófica do marxismo é o materialismo dialético…(materialismo absolutamente ateu,resolutamente hostil a TODA religião).
    O “Livro negro do comunismo” – escrito por pessoas ligadas ao marxismo-leninismo (obra não contestada até hoje), revelou que o comunismo ateu e materialista matou cerca de 100 milhões de inocentes na Rússia, China, Camboja, Cuba, e outras nações. Vamos a algumas informações da obra citada;
    a) Stalin confessou a Churchill ter matado pelo menos 60 milhões de pessoas;
    b) O comunismo foi o mais cruel de todos os regimes políticos que existiu na história da humanidade.Durante 70 anos, ele usou as baionetas e o chicote para manter a “ditadura do proletariado”. Foi o que mais assassinou homens e mulheres na face da terra em toda a existência da humanidade;
    c) Logo após a implantação do socialismo real na finada União Soviética, Lênin mandou fuzilar milhares de pessoas, enquanto só no início da sua ditadura Josef Stálin promoveu o expurgo no campo matando 30 milhões de camponeses russos;
    d) Mao-Tse-Tung é o recordista mundial de assassinatos com 70 milhões de chineses mortos;
    e) Pol Pot no Krmer Vermelho matou 3 milhões de cambojanos;
    f) O tão badalado Che Guevara matou mais de uma centena de cubanos com suas próprias mãos.;
    g) -Fidel Castro é outro que dizimou milhares de Cubanos no Paredón.

    ResponderExcluir
  12. Acrescente-se, ao fim, a imensa folha de serviços prestada pela Igreja Católica à humanidade, desde a criação da Universidade, passando pelos estabelecimentos hospitalares, orfanatos, creches, asilos, as atuais pastorais sociais (da criança, do menor, da saúde, carcerária, Direitos Humanos, etc.), na fundação de associações filantrópicas, a difusão das virtudes inerentes à natureza humana, como a bondade, a capacidade de perdoar, de acolher, a humildade, a aceitação mútua, etc.etc.
    E compare com os “frutos” do comunismo: assassinatos de 100 milhões de pessoas, terrorismo, repressão, fome, campos de concentração (os Gulags), prisões arbitrárias, tortura, falta de todas as liberdades individuais e coletivas, a mentira institucionalizada, ausência de imprensa livre, um fracasso geral como sistema... que o diga a falência do socialismo real no mundo a partir de 1989.

    ResponderExcluir
  13. É, amigo Armando...

    Quem lê teus escritos sem possuir outras referências históricas até pode enveredar na crença de que a Igreja Católica, montada no mito Jesus Cristo, é o poço da salvação. Sem mortes, sem assassinatos, sem cumplicidade com genocídios...
    Cristo é vítima da Igreja que se diz cristã.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  14. É, Cacá,

    O Armando diz com muita firmeza e propriedade, coisas que para se refutar, seria preciso uma pesquisa mais profunda. Qualquer postagem que eu ou outra pessoa fizer rebatendo o que ele escreveu, é beijar a lona, porque ele está municiado de muita informação, e no momento, o que eu quis fazer foi exatamente, provocar a discussão. A chama do debate está aceso. Só posso contribuir com mais textos depois.

    Mas quem tiver argumentos aí, poderá discutir AMISTOSAMENTE de dentro do Respeito e Consideração que todos merecem. Um Blog é um local de exposição de idéias, e pode até GERAR novas idéias e adeptos, na medida em que as pessoas defendem suas crenças apresentando argumentos SÓLIDOS.

    Desconfio que o vermelho.org jamais publicaria essas 3 últimas postagens do Armando, ahahahahahah

    Só que independente do Armando, a minha posição é que nem tanto nem tão pouco. Vejo muitos documentários no THE HISTORY CHANNEL ( O Canal da História, da SKY, escritos por dúzias dos melhores historiadores e pesquisadores do mundo ), e a verdade PODE estar no meio das pontas, tanto para o genocídio de Stalin, quanto para o Genocídio da Igreja ( com co-participações em outras guerras, como por exemplo, o não-vi-nada da II Guerra Mundial ).

    Abraços a todos,

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  15. Mas reconheço que esse tema é apaixonante, e muito perigoso, porque sempre deixa os ânimos acirrados. Eu detestaria ver aqui uma comparação de Genocídios, pois isso não nos levaria a nada. Conversar, entretanto, é muito positivo.

    Abraços,
    FELIZ NATAL

    Dihelson Mendonça

    ResponderExcluir
  16. Não precisamos ir tão longe,lembrem do massacre dos camponeses no sítio Baixa Danta (O Caldeirão).O movimento incomodou a igreja e os latifundiários. Nem preciso lembrar do desfecho.

    ResponderExcluir
  17. Hiroshima 140 mil mortos, e Nagasaki 80 mil (maioria civis).Únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares, por um país capitalista e de maioria cristã.63 % dos mortos na guerra do Iraque eram civis, e as outras guerras??

    ResponderExcluir
  18. Como sempre, Dedé Cariri confunde alhos por bugalhos...
    Este cidadão escreveu literalmente: “lembrem do massacre dos camponeses no sítio Baixa Danta (O Caldeirão)” (sic).
    Desconhece Dedé Cariri que o “sítio Baixa Dantas” (aonde o Beato José Lourenço residiu por volta de 1894 até 1926, ano que deixou esta localidade porque o proprietário – João de Brito – vendeu o sítio) nada tem a ver com o “Sítio Caldeirão”, outro local de residência do Beato, entre 1926 a 1938.
    O massacre no sítio Caldeirão ocorreu em 1937. Depois disso o Beato fixou residência no Sítio União, localizado em Exu (PE) aonde veio a falecer em 1946.

    ResponderExcluir
  19. Outra frase (literal) de Dedé Cariri: “Hiroshima 140 mil mortos, e Nagasaki 80 mil (maioria civis). Únicos ataques onde se utilizaram armas nucleares, por um país capitalista e de maioria cristã”.(sic)
    John Donne, poeta inglês do século XVI, que viveu entre 1572 a 1631, escreveu: “A morte de qualquer homem diminui a mim, porque na humanidade me encontro envolvido; por isso, nunca mandes indagar por quem os sinos dobram; eles dobram por ti.”
    Concordo com John Donne.
    Basta assassinar um homem para ser um crime contra a humanidade...
    Agora quando Dedé vem com estatísticas frias de 140 mil mortos (Hiroshima) e 80 mil (Nagasaki) para tentar ocultar a verdade histórica dos 100 (CEM) MILHÕES DE PESSOAS ASSASSINADAS PELO COMUNISMO, convenhamos, é comparar batedor de carteira, com os chefes das gangues criminosas existentes no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro...

    ResponderExcluir
  20. Prezados Armando, Dihelson e leitores.

    Apenas hoje tive a oportunidade de ler a conceituada coluna do Armando Rafael aqui no Blog do Crato.

    À medida que reconheço a sua visão acerca das questões do Cariri, lamento que nesta coluna, especificamente, tenha dos “altos e baixos” da administração municipal citado apenas o que ele considera baixo.

    Em determinado momento a coluna me lembrou setores que requentam notícias ruins e depreciativas como as agressões sofridas pelo Sr. Gilvan Luiz, supostamente ocorridas por questões de ordem política, mas que ninguém provou absolutamente nada até agora.

    Já em comentário, o autor disse que “a maioria da população pensava que elegendo um ‘socialista’ a Terra do Padre Cícero mudaria para melhor: haveria transparência, competência, lisura, progresso... Deu no que deu!”.

    No campo da democracia, cabe respeitar a opinião, porém democraticamente também, cabe o direito de discordar. Primeiro que o debate eleitoral de 2008 não foi em cima de socialismo ou comunismo. Foi em cima de propostas exeqüíveis. Venceu a que no entender no eleitor, naquela oportunidade, foi melhor.

    Isso é fato e discordando ou concordando precisa ser respeitada. O que é conceito de transparência pública? Muitas podem ser as definições. Uma delas é aumentar o controle social na gestão e em Juazeiro isso é público, e notório. Os conselhos populares estão formados com a população dos mais de 40 bairros apontando suas necessidades e prioridades, diferente do passado, quando o prefeito dizia o que devia ser implementado em termos de obras ou serviços.

    Os Conselhos Locais de Saúde têm sido outros bons exemplos da efetiva participação popular com a comunidade ajudando com críticas construtivas e sugestões para se melhorar a saúde pública. No Programa Prefeitura nos Bairros o prefeito pessoalmente comparece com sua equipe coletando idéias, recebendo sugestões e prestando contas do que já foi realizado, está sendo executado e o que está projetado.

    Deu no que deu sim!! Na saúde pública, por exemplo, em dezembro de 2008, tínhamos a de ambulância com nossos irmãos juazeirenses sendo transferidos para Crato ou Barbalha. Muitas das vezes faleciam dentro dos carros. Foi à determinação da gestão que promoveu a intervenção no Hospital Santo Inácio resolvendo definitivamente o problema de urgência e emergência. E mais com reais condições de resolutividade. Desde janeiro de 2009 que são investidos mensalmente mais de R$ 600 mil apenas com o Santo Inácio.

    Deu no que deu SIM com a compra do Hospital Infantil Maria Amélia Bezerra de Menezes, o antigo PSIC, considerado hoje uma referência em pediatria no Cariri cearense. Como se não bastasse foi melhorado o funcionamento do Hospital São Lucas com ampliação da maternidade, inauguração do novo centro cirúrgico e do Banco de Leite Humano. O Bairro Franciscanos ganhou a UPA Frei Jeremias, um modelo exemplar onde durante o dia funcionam 4 equipes de ESF e a noite a unidade de pronto atendimento.

    ...CONTINUA

    ResponderExcluir
  21. ... CONTINUAÇÃO

    É preciso rever o que é conceito de COMPETÊNCIA. Enquanto cidades aqui próximas fecharam unidades hospitalares, em Juazeiro, o Prefeito Santana, revolucionou trazendo para a gestão a responsabilidade da manutenção dos serviços de saúde tanto na ATENÇÃO BÁSICA como na ATENÇÃO SECUNDÁRIA. Isso é compromisso!!

    Não reconhecer a força da iniciativa privada seria tolice, mas querer deixar de forma exclusiva o desenvolvimento do município a ela é brincar com a inteligência das pessoas. Muitas são as ações com investimentos próprios do município, bem como em parceria com os governos Estadual e Federal.

    O Minha Casa Minha Vida é um bom exemplo. No Bairro Aeroporto estão adiantadas as obras de 1.280 casas. Trata-se APENAS do maior conjunto habitacional em construção no Ceará. A Prefeitura de Juazeiro foi a que melhor organizou-se em todo o Estado para se efetuar cadastros das famílias. Na segunda etapa são mais 936 casas a serem construídas nos bairros Jardim Gonzaga e Frei Damião.

    Para fechar sobre habitação popular na zona rural estão sendo construídas 300 casas de alvenaria para substituírem casas de taipa. A favela da Alta Tensão deixará de existir e mais de 60 famílias já foram transferidas para o Bairro São José.

    Em termos de obras estruturantes aproveito nesse contraponto para lembrar que R$ 14,2 milhões de um total de R$ 30 milhões para macrodrenagem já foram liberados. É mais saneamento e mais prova de competência. Via PAC 2 estão assegurados para Juazeiro recursos da ordem de R$ 42.380.000,00 (Quarenta e Dois Milhões, Trezentos e Oitenta Mil Reais). Serão obras como a Praça da Juventude, 8 UBS, 1 UPA no Frei Damião, pavimentação asfáltica, moradias, etc.

    Para obras relativas ao centenário já estão empenhados recursos da ordem de R$ 4,7 milhões.

    Temos verificado que a gestão pública de Juazeiro tem erros e acertos como qualquer outra. O que a atual administração tem de diferente é enfrentado a fúria de lideranças políticas tradicionais, detentoras do poder da mídia, formadora de opinião desleal que tem apenas alienado a população. O Prefeito de Juazeiro não tem rádio, jornal, revista ou emissora de TV para defender-se de muitas críticas destrutivas e inverdades publicadas.

    A mesma mídia, por exemplo, que joga a gestão contra a valorosa classe dos professores não diz que o ganho real de um professor em Juazeiro no biênio 2009/2010 é 32% maior que no biênio 2007/2008. Setores da imprensa não dizem que Juazeiro foi o primeiro município da região a pagar o 13° salário aos seus servidores (10/12) e que os servidores estão rigorosamente em dia. Não diz também que os professores de Juazeiro ganham um dos melhores salários do Ceará.

    ...CONTINUA

    ResponderExcluir
  22. ...CONTINUAÇÃO

    A mesma mídia dos políticos derrotados em 2008 diz que a Justiça deve ser forte contra o município que deve cumprir suas ordens, mas não orienta os professores também a fazerem suas reivindicações cumprido o calendário escolar que a mesma Justiça determinou.

    Mas é dever, é obrigação de todo gestor, pode alguém argumentar e eu ajudo: É SIM! E dever de qualquer gestor trabalhar direito, como é também dever de qualquer pessoa saber relatar os fatos prós e contras em uma notícia ou em um comentário.

    O filósofo e escritor norte-americano Elbert Hubbard disse certa vez: "Para evitar críticas, não faça nada, não diga nada, não seja nada.". Em Juazeiro não. Que venham as críticas! Elas são bem vindas. Ajudam a rever conceitos e a corrigir falhas desde que construtivas.

    Juazeiro do Norte progrediu SIM nos últimos 2 anos. Pode ter sido menos do que deveria e menos que se desejava, mas progrediu. Todos recordam que 2009 foi um ano terrível na esfera financeira. Ou será que foi ruim para todos os municípios menos para o Juazeiro? Em 2010 os municípios têm recebido praticamente a mesma receita de 2008, penso que pouco mais de 2% a mais que os recursos daquele ano.

    Apesar de achar equivocada a leitura do Armando Rafael sobre o atual momento de Juazeiro, respeito, repito, seu ponto de vista, acho uma das mentes pensantes da nossa Região, mas não concordo.

    Respeitoso abraço.

    ResponderExcluir
  23. Caro Beto Fernandes:

    1 – Respeito não só sua avaliação, como também a sua reconhecida lealdade ao prefeito de Juazeiro, já que você é Assessor do mesmo e, portanto, tem a obrigação ética de defendê-lo (às vezes até no indefensável);
    2 – Reconheço suas qualidades de uma pessoa educada, ponderada, que argumenta com nível e respeita ao oponente;
    3 – Mas, a verdade é inquestionável: o Dr. Manoel sofre um desgaste imenso junto à população de sua cidade (a prova são as vaias que recebe); existem dívidas imensas da prefeitura não honradas junto aos fornecedores; existe o forte clima de hostilidade no Poder Legislativo (haja vista as tentativas de impeachment do mandato do prefeito sob a alegativa de improbidade; o troca-troca de secretários demonstra, no mínimo um clima de incompetência (o governador Cid, o prefeito de Crato – para citar só esses dois exemplos – continuam com os mesmo secretários do início do governo); a greve dos professores é outra prova de desgaste, etc.etc.
    4 – Nossas opiniões divergentes – no tocante ao atual Governo da Revolução Democrática (sic) – não impede o respeito que tenho ao excelente profissional que você é. Imagino se seu trabalho fosse exercido num governo à altura do seu talento...
    Saúde e Paz,
    Armando

    ResponderExcluir
  24. “Em 20 de julho de 1934, morre o Padre Cícero e , estranhamente para alguns, em seu testamento não deixou aquelas terras para José Lourenço. É preciso no entanto que se entenda que, Padre Cícero foi até mesmo investigado pela inquisição acusado de deturpara doutrina católica e ficou proibido de fazer suas pregações nas igrejas.Quando estava para morrer e tendo acumulado muitos bens ao longo de sua vida, a igreja foi procurá-lo para fazer uma "reaproximação" dele com o criador e portanto foi ele compelido a deixar todos os seus bens para a igreja, bens esses que incluíam a propriedade das terras onde se encontrava a comunidade do Caldeirão.

    Os padres salesianos tornaram-se então proprietários do lugar. Em 1936 a comunidade é invadida por forças policiais sob alegação de que ali existiria um arsenal escondido e que aquilo seria um novo Canudos.”

    Jorge Linhaça
    Publicado no Recanto das Letras

    Só quero deixar claro que teve participação da igreja.

    ResponderExcluir
  25. Nosso amigo Beto Fernandes é quem deveria ser o Prefeito de Juazeiro. Com certeza, a cidade estaria em melhores mãos, pela força de vontade que ele possui, pelo trabalho, pela confiança.

    Armando, a mosca continua pousando na sua sôpa, hein meu amigo ?

    "Eu sou a mosca que pousou na sua sôpa, eu sou a mosca Dedé que pintou pra lhe abusar..." rs rs rs

    Dedé faz oposição a tudo e a todos. Ele é o Clássico zé do Contra. Mas ele gosta do Blog do Crato. Afinal, se ele estivesse lá no Cariricult aonde só tem stalinista e defensores do Desgoverno de Lula, não teria a menor graça, não é verdade ? Bom mesmo é estar aonde todo mundo pensa diferente, senão fica monótono que só.......... rs rs

    Abraços,

    DM

    ResponderExcluir
  26. "Há homens que se agarram a sua opinião, não por ser verdadeira, mas simplesmente por ser sua. "

    (Santo Agostinho)

    ResponderExcluir

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.